Top Ad unit 728 × 90

Equação Fácil - A sua primeira aula sobre equações deveria ser assim!

Soma dos ângulos internos de um polígono convexo

Hoje irei demonstrar para você como chegar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo de "n" lados. Devemos conhecer as definições de algumas palavras chaves antes de darmos início à matéria propriamente dita. Devemos definir o que é uma linha poligonal, um polígono e por fim o que é um polígono convexo. 

Linha Poligonal

É uma linha formada por um conjunto de retas sucessivas e não-colineares. Recomendo que antes de você continuar lendo esta publicação leia nosso artigo sobre o que é uma linha poligonal para não ter dúvidas a respeito desse conteúdo e fundamentar ainda mais o conteúdo abaixo sobre soma dos ângulos internos de um polígono convexo. 

Polígono

É uma superfície plana limitada por uma linha poligonal fechada. 

Por exemplo:

 

Polígono Convexo

Um polígono convexo é aquele em que se pegarmos dois pontos quaisquer pertencentes ao polígono e traçarmos uma reta entre esses dois pontos, toda essa reta deve pertencer também ao polígono. Veja isso esquematicamente falando:

Observe a figura ao lado e note que pegamos alguns pontos pertencentes a este polígono. Agora imagine uma reta ligando os pontos de A para B, ou de C para A, ou de C para D ou de B para D, tanto faz, em todos esses casos você vai perceber que a reta formada, por quaisquer que sejam os dois pontos escolhidos, sempre se encontrará dentro do próprio polígono. Portanto podemos dizer que esse polígono da figura ao lado é convexo.

Veja o próximo exemplo a seguir:


Note que se pegarmos o ponto A, pertencente ao polígono, e traçarmos uma reta até o ponto B, também pertencente ao polígono, nem toda a reta que foi formada estará contida dentro do próprio polígono portanto, nesse caso, dizemos que esse é um polígono não convexo ou côncavo. 

Demonstração da soma dos ângulos internos de um polígono convexo

Agora que já sabemos as definições necessárias vamos dar início a matéria sobre soma dos ângulos internos de um polígono convexo. Primeiramente devemos saber que para todo triângulo a soma de seus ângulos internos vale sempre 180°. Sabendo disso podemos começar a fazer algumas observações nos seguintes exemplos abaixo, veja:


Lembre-se: A soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180°.

Agora vamos determinar a soma dos ângulos internos desse quadrilátero ao lado a partir do simples conhecimento de que a soma dos ângulos internos de um triângulo vale 180°. Observe que podemos dividir esse quadrilátero em dois triângulos, veja na figura seguinte como ficaria:


Veja que esse quadrilátero é formado por dois triângulos. Então se quisermos saber a soma dos ângulos internos dele basta sabermos a soma dos ângulos internos dos dois triângulos que o formam, e como um triângulo possui 180° de soma dos ângulos internos então dois triângulos vão possuir 2 · 180° = 360°, ou seja, a medida dos ângulos internos do quadrilátero vale 360°.

Vamos ao próximo exemplo:


Vamos determinar a soma dos ângulos internos desse pentágono, para isso vamos escolher um de seus vértices e a partir dele iremos traçar retas aos outros vértices que faltam e veremos no final que esse pentágono pode ser dividido em três triângulos, veja:

Para determinar a soma de seus ângulos internos basta multiplicarmos 180° por 3, pois temos 3 triângulos formando esse pentágono, então: 3 · 180° = 540°. Descobrimos que a soma dos ângulos internos de um pentágono vale 540º. 

Vamos ao nosso ultimo exemplo para então formularmos nossa equação para encontrar a soma dos ângulos internos de qualquer polígono convexo de "n" lados.

Veja o hexágono a seguir:

 
Note que podemos dividir esse hexágono em quatro triângulos com aquele mesmo processo de antes, escolhendo um de seus vértices e a partir dele traçando retas aos vértices que faltam, veja:
 

Agora para saber a soma dos ângulos internos desse hexágono basta multiplicarmos 180º pelo número de triângulos que esse hexágono é formado. Como são 4 triângulos então temos que: 4 · 180° = 720°, ou seja, a soma das medidas dos ângulos internos de um hexágono vale 720°.

Veja que quando fomos determinar a soma dos ângulos internos do quadrilátero conseguimos dividi-lo em 2 triângulos, quando fomos para o pentágono conseguimos dividi-lo em 3 triângulos e quando fomos para o hexágono conseguimos dividi-lo em 4 triângulos.

Você percebeu???
  • O quadrilátero possui 4 lados e é composto por 2 triângulos
  • O pentágono possui 5 lados e é composto por 3 triângulos
  • O hexágono possui 6 lados e é composto por 4 triângulos
Se continuássemos com os exemplos notaríamos também que um polígono de 7 lados é composto por 5 triângulos, um polígono de 8 lados é composto por 6 triângulos. 

Observe que: O número de triângulos que podemos formar em um polígono convexo é sempre o número de lados desse polígono menos duas unidades. 
Essa é a relação que queríamos observar desde o início, pois sabendo disso podemos fazer a seguinte afirmação:
A soma dos ângulos internos de um polígono de "n" lados é igual a 180° vezes o número de lados menos 2, pois é o número de triângulos que formam o polígono. Podemos concluir então que: A soma dos ângulos internos = 180° · (n – 2)
Apenas para deixar mais organizada a equação irei substituir o termo "A soma dos ângulos internos" por Si, resultando na seguinte equação:

Si = 180° · (n – 2)

Essa é a fórmula que utilizamos para calcular a soma dos ângulos internos de um polígono convexo. Para fundamentar melhor esse conteúdo irei mostrar um exemplo de como aplicar essa fórmula em uma pergunta sobre polígono convexo e ângulo interno, veja:

Pergunta:

Determine a soma dos ângulos internos de um Heptágono regular.

Resposta:

Primeiro devemos saber que um heptágono regular possui 7 lados. Então já podemos concluir que o número de lados do polígono em questão é 7 ou seja: n = 7. Agora basta substituirmos o valor de "n" na fórmula para calcular a soma dos ângulos internos que acabamos de demosntrar, veja:
Si = 180 · (n - 2)
Si = 180 · (7 - 2)
Si = 180 · (5)
Si = 900º  

Um grande abraço e a até a próxima.
Soma dos ângulos internos de um polígono convexo Reviewed by Romirys Cavalcante on 28.8.12 Rating: 5

35 comentários:

  1. todas as fórmulas iniciais são obtidas pela lógica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão !!! E digo mais... Não apenas as fórmulas iniciais e sim todas as fórmulas em geral podem ser obtidas apenas por meio da lógica!!! Obrigado pelo seu comentário, volte sempre!!!

      Excluir
  2. Jose Nailton Martins de Sousa1 de setembro de 2012 às 19:54

    Caro, Romirys,
    Eu particularmente não gostei do inicio (trocadilho) quando você particularizou o quadrado, poderia ter generalizado com a definição de quadrilátero regular ou quadrilátero retângulo, visto que o quadrado é uma particularidade, quadrilátero de de quatro lados iguais e paralelos dois a dois e perpendiculares os pares ( a idéia de perpendicularidade lhe ângulos retos.)

    ResponderExcluir
  3. Jose Nailton Martins de Sousa1 de setembro de 2012 às 20:00

    Corrigindo uma falha na redação no ultimo parêntese : a idéia de perpendicularidade lhe garante ângulos retos)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas observações Jose Nailton Martins de Sousa. Creio que especifiquei o nome "quadrado" por realmente se tratar de um quadrado no caso. Ao meu ver não vi motivos para ter que colocá-lo como quadrilátero regular, pois meu intuito aqui é tentar mostrar as coisas sem aquele enfoque muito técnico da matemática para que a compreensão da matéria seja a maior e melhor possível. Desde já agradeço pelos comentários, espero que tenha gostado do meu blog e que tenha compreendido a matéria em questão... Sua opinião é que faz com que o blog "Vivendo entre Símbolos" cresça... Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Romyris eu adorei a explicação, aprendi bastante, ótima esplanação, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio Lúcia. Que bom que você aprendeu... Fico feliz em saber que estou contribuindo com o seu aprendizado... Volte sempre que quiser...

      Excluir
  6. Queria saber como se calcula a soma das medidas dos ângulos internos de um heptágono convexo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um heptágono convexo possui sete lados iguais, ou seja, o valor de n = 7
      Substituindo esse dado na fórmula temos:

      Si = 180 * (n - 2)
      Si = 180 * (7 - 2)
      Si = 180 * 5
      Si = 900º

      Ou seja, a soma dos angulos internos de um Heptágono vale 900º...
      Espero ter ajudado...

      Caso haja mais dúvidas pode colocar aqui nos cometários ou utilizar o chat disponível aqui no blog...

      Excluir
    2. Um polígono convexo não necessariamente tem a medida de seus lados iguais, este é o polígono regular. Polígono convexo é aquele em que qualquer dois pontos internos que eu escolher e traçar uma reta, ela não irá cruzar com nenhum dos lados, pode seguir por cima, mas não cruzar.

      Excluir
    3. Correta observação, obrigado por mostrar esse meu pequeno erro na hora de explicar o conteúdo... Obrigado também por comentar... Um grande abraço e até a próxima.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  7. Como calcular a soma dos angulos externos de um poligono convexo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A soma dos ângulos "externos" de qualquer polígono convexo, independentemente da quantidade de lados, é igual a 360°.

      Excluir
  8. Me ajuda ai >> determine ai, ae, Si + Se do dodecagono regular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dodecágono regular possui 12 lados, então:
      ----------------------------------------------
      Angulo Interno: Ai
      Ai = 180*(n-2)/n
      Ai = 180*(12-2)/12
      Ai = 180*10/12
      Ai = 1800/12
      Ai = 150º
      -----------------------------------------------
      Angulo Externo: Ae
      Ae = 360/n
      Ae = 360/12
      Ae = 30º
      -----------------------------------------------
      Soma dos angulos internos: Si
      Si = 180*(n-2)
      Si = 180*(12-2)
      Si = 180*10
      Si = 1800º
      -----------------------------------------------
      Soma dos angulos externos
      A soma dos angulos externos de qualquer polígono regular vale 360º

      Espero ter ajudado com sua dúvida...

      Um abraço e até a próxima !!!

      Excluir
  9. Foi ótima sua explicação,pude fazer todos os meus exercicios relacionados com o assunto,me ajudou muito.beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da matéria e ainda por cima usufruído bem da mesma em seus exercícios... Esse comentário é que me motiva a seguir em frente com este blog e a continuar cada vez mais a ajudar as pessoas...

      Um abraço e até a próxima !!!

      Excluir
  10. ola boa tarde meu nome é mariana gostaria de saber como resolver a soma das medidas dos ãngolo interno de um heptagno onverte (poligno de 7 lados)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja como é fácil Mariana:
      n = 7

      Sn = 180*(n-2)
      Sn = 180*(7-2)
      Sn = 180*5
      Sn = 900º

      Ou seja a soma dos ângulos internos de um heptágono convexo mede 900º

      Espero ter lhe ajudado com essa dúvida. Precisando tirar mais dúvidas é só perguntar aqui nos comentários...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  11. Calcule o angulo interno de um hexágono regular convexo e de um eneágono regular convexo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta aplicar na fórmula dos ângulos internos de um polígono regular convexo.

      ---------------------------------------------------------
      FÓRMULA DO ÂNGULO INTERNO DE UM POLÍGONO REGULAR CONVEXO

      Ai = [180*(n-2)]/n
      ---------------------------------------------------------

      Ângulo interno de um hexágono regular convexo: n = 6

      Ai = [180*(n-2)]/n
      Ai = [180*(6-2)]/6
      Ai = [180*4]/6
      Ai = 720/6
      Ai = 120º

      ---------------------------------------------------------

      Ângulo interno de um Eneágono regular convexo: n = 9

      Ai = [180*(n-2)]/n
      Ai = [180*(9-2)]/9
      Ai = [180*(7)]/9
      Ai = [1260]/9
      Ai = 140º

      ---------------------------------------------------------

      Em breve irei fazer uma publicação sobre a medida dos ângulos internos de um polígono regular convexo. Obrigado por comentar, volte sempre e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  12. E de 10 lados ?? me ajudem pf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua pergunta se encontra respondida abaixo...

      Procuramos respondê-la o mais rápido possível...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  13. OLá meu nome é Luana tenho 14 anos e tou fazendo um trabalho de Matemática e queria saber Quanto vale a soma dos ângulos internos de um poligono de 10 lados me ajudem :( ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja como é fácil Luana: Como o polígono possui 10 lados logo n = 10,
      aplicando esse valor na fórmula abaixo temos:

      Sn = 180*(n-2)
      Sn = 180*(10-2)
      Sn = 180*8
      Sn = 1440º

      Ou seja a soma dos ângulos internos de um polígono com 10 lados mede 1440º.

      Só a termos de esclarecimentos, um polígono com 10 lados é chamado de Decágono...

      Espero ter lhe ajudado com essa dúvida. Precisando tirar mais dúvidas é só perguntar aqui nos comentários...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  14. Amei bastante tirei todas as minhas dúvidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado com seu aprendizado... Obrigado por comentar !!!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  15. Olá,Romirys!
    Vi seu site e aprendi bastante, mas eu acho que não consegui... Como se calcula a soma das medidas dos ângulos internos de um polígono regular é 1800º?? o.O
    Desde já, muito obrigada! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ai já é o resultado. Para calcular a soma dos ângulos internos de um polígono convexo basta que você saiba quantos lados ele tem, por exemplo, se ele tiver 4 lados então $n = 4$, logo:
      $$ { S }_{ n }=180\cdot (n-2)\\ { S }_{ n }=180\cdot (4-2)\\ { S }_{ n }=180\cdot 2\\ { S }_{ n }=360$$
      Espero ter esclarecido sua dúvida, um agrande abraço e até breve!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  16. Olha, eu quero saber as medidas dos ângulos internos de um polígono não-convexo... Cara, me ajuda!!! :D :|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Penso que não exista fórmula para tais polígonos. Sinto muito.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  17. Excelente, era o que eu procurava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zuamba!

      Fico feliz que tenha encontrado o que procurava no meu site, espero ter contribuído com o seu aprendizado em matemática. Um grande abraço, bons estudos e até a próxima.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir

Todos os direitos reservados à Vivendo entre Símbolos © 2012 - 2019
Criado com Blogger e Personalizado por Edigley Alexandre

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.