Top Ad unit 728 × 90

Equação Fácil - A sua primeira aula sobre equações deveria ser assim!

Como resolver o Sudoku de maneira fácil?

Resolver o Sudoku requer paciência, atenção e um pouco de lógica matemática para ajudar a nos guiar durante o processo de encaixar os números nos seus devidos lugares. Irei ensinar a você como resolver o Sudoku da maneira mais fácil possível.

Definição de Sudoku:

É um quebra cabeças que se baseia na concordância racional dos números 1 ao 9, ou seja, é um jogo de lógica onde devemos encontrar o lugar certo para inserirmos um número  de 1 ao 9 de modo que ele não se repita na mesma linha, na mesma coluna ou no mesmo quadrado (menor) que esteja. Você pode conhecer um pouco mais sobre a história do Sudoku acessando o artigo "A História do Sudoku" da editora Abril.com

Conhecendo as partes de um Sudoku

O Sudoku é formado por: 
  • 9 linhas na horizontal;
  • 9 colunas na vertical ;
  • 9 quadrados menores, subdivididos pelo quadrado maior.

Veja as informações acima na figura abaixo:


Agora que já sabemos a definição e suas partes principais podemos partir para o próximo passo. 

Compreendendo o objetivo do jogo

Pela definição que vimos no início dessa publicação o único objetivo desse jogo é colocar os números de 1 a 9 dispostos nesses 81 quadradinhos menores de modo que nenhum número se repita em uma mesma linha, coluna ou quadrado menor em que esteja. Ilustrando o que eu acabei de dizer com imagens, teremos:

Nas linhas


Nesse exemplo note que a primeira linha em destaque possui somente números diferentes entre si enquanto que na segunda linha em destaque o número 5 se repete duas vezes na mesma linha o que não é permitido. 

Nas colunas



Observe que a primeira coluna em destaque possui dois números se repetindo, o 7 e o 9. Já a segunda coluna em destaque se encontra com todos os seus números diferentes o que significa que estão corretos.

Nos quadrados menores



Veja que o primeiro quadrado possui o número 3 se repetindo duas vezes dentro dele o que não é permitido no jogo, embora eles esteja em colunas e linhas diferentes eles não podem ficar no mesmo quadrado. Lembre-se disso! O segundo quadrado, por sua vez, não apresenta nenhum erro, todos os números que estão dentro do quadrado são diferentes.

Dicas para ajudar com a resolução do jogo

  • O primeiro de tudo é ficar relaxado e de preferência em uma boa posição para começar a resolver o jogo. Pesquisas indicam que a boa postura faz com que trabalhemos melhor com o nosso cérebro. 
  • Antes de começar a sair colocando os números a torto e a direita no sudoku pare, observe, analise o que você já tem de início. 
  • Dê preferência a começar com os níveis mais fáceis do Sudoku e então com o tempo vá aumentando-o. 
  • Lembre-se das três condições para um número poder ser colocado em um quadradinho: ele não deve se repetir em uma mesma linha, mesma coluna ou mesmo quadrado menor. 
  • Se você perceber que existem mais linhas quase completas do que colunas ou quadrados comece por estas linhas e tente completá-las logo de início. 
  • Se você perceber que existem mais colunas quase completas opte por tentar preenchê-las primeiro. 
  • No caso de existirem mais quadrados quase completos você já sabe muito bem o que fazer. Tente completá-los.
  • Geralmente o Sudoku no nível fácil vem com alguma dessas três partes completadas: uma linha, uma coluna ou um quadrado. Podem ocorrer casos em que venham duas linhas já completas no jogo ou dois quadrados. Sempre vai depender do Sudoku que você pegar para tentar resolver. 

Essas dicas são apenas o começo, pois com o tempo você vai descobrindo métodos para resolver o Sudoku mais facilmente. Não adianta você querer começar a aprender a resolvê-lo já no último grau de dificuldade, o importante é começar do básico, colocar as dicas acima em prática, lembrar das regrinhas que eu citei mais acima e sempre que puder dar uma olhada nos exemplos que eu mostrei nas imagens do que é certo e errado no jogo.

Você tem alguma outra dica para jogarmos esse jogo com mais facilidade? Deixe-a nos comentários dessa publicação. O que você acha desse jogo, será que ele realmente exige do nosso cérebro ou ele não é muito interessante para isso?  Deixe sua opinião e contribua com a melhoria deste artigo. 
Como resolver o Sudoku de maneira fácil? Reviewed by Romirys Cavalcante on 22.2.13 Rating: 5

26 comentários:

  1. ummm muito bom! gosto mt de resolver esse jogo, gosto principalmente quando eu consigo rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que gostou dessa publicação... Espero que volte mais vezes ao blog, sempre que possível é claro...

      Um grande abraço e até a próxima Ariely

      Excluir
    2. Gosto de Sudoko também, é um ótimo jogo e exercita a mente. Romirys Cavalcante, eu pus o meu endereço de e-mail no feed de notícias, mas não recebi nenhuma confirmação na caixa de entrada do meu e-mail (nem mesmo no Lixo). Você tem alguma ideia do que eu posso fazer? meu e-mail é

      Excluir
    3. Olá Gabriel!

      Parece que o FeedBurner (serviço utilizado por este blog para assinaturas) está passando por um processo de atualização e por esse motivo não está fazendo novas inscrições por enquanto. Recomendo que tente fazer sua inscrição mais tarde. Caso não consiga se inscrever novamente entre em contato que irei resolver seu problema por meio de outras formas que temos de assinaturas no blog. Desde já agradeço pelo interesse em estudar com o blog Vivendo entre Símbolos!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  2. Gostaria de saber qual a indicação para esse jogo. Em que ele pode ajudar na matemática? Indicaram esse jogo para meu filho de 7 anos na escola, mas estou ainda sem saber qual é o benefício que ele pode proporcionar para a formação do raciocínio matemático de uma criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele estimula a criança a usar um pouco mais o seu raciocínio lógico, pois ele possui regras de posicionamento dos números que devem ser cumpridas e para posicionar esses números de maneira correta é preciso pensar e usar um pouco da lógica... Isso estimula o cérebro e pode trazer benefícios para o aprendizado de seu filho não só em matemática mas em outras matérias... Esse jogo já pode ser trabalhado com uma criança a partir dos seus 6 a 7 anos de idade (é até recomendável que isso aconteça)... Espero ter esclarecido sua pergunta/dúvida... Se precisar de mais alguma coisa é só perguntar...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  3. Amei o post, sempre tive vontade de jogar, mas achava muito complicado. O ruim é ficar errando e ter que apagar. Mas vou fazer como o aconselhado, começar pelos níveis mais fáceis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é sempre ter aquelas dicas anotadas e quando for tentar resolver o Sudoku, seja qual for o nível dele, colocá-las em prática por que assim o jogo fica mais fácil tanto de se resolver como de se compreender os processos utilizados para resolvê-lo...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  4. estou com um sudoko travado aqui gostaria de saber se posso enviar para vcs, para saber qual o próximo passo? wagnerlucena@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner!

      Fique a vontade para enviá-lo para nossa equipe, teremos o maior prazer em ajudá-lo!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  5. aprecio demais esse jogo.

    bom para exercitar o cérebro.


    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel !

      Sem dúvidas um ótimo exercício para o cérebro, abraços!!!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  6. Não sei como resolver no nível difícil quando me deparo com duas ou mais opções e não tem outro indicativo para raciocinar. Teria que ser na base da tentativa e penso que este jogo é somente de lógica. Será que esqueceram de exibir algum número???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Penso que não! O nível difícil requer uma concentração maior para resolvê-lo e muita lógica, pode parecer que está faltando algum número, mas não, isso só significa que as decisões tomadas não estão indo na ordem correta...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  7. Iai Romirys, tudo bem?
    Mano sempre gostei desse jogo pois ele estimula muito nosso cérebro, e ajuda tbm no raciocínio lógico.
    Consigo fazer ele em pouco tempo mesmo em um nivel mais elevado.
    Me amarro em seus artigos, sempre que posso leio alguns deles.
    Belo post :D abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas!

      Obrigado pelo elogio quanto aos meus artigos e por acompanhar minhas publicações aqui no blog. Bom saber que você se dá bem com o Sudoku, ele realmente é um jogo muito bom para exercitar o cérebro e trabalhar o raciocínio lógico. Um abraço e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  8. Estou começando a jogar Sudoku e queria mesmo aprender algumas estratégias. Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rix!

      É um prazer por contribuir com seu aprendizado nesse jogo tão interessante para o nosso cérebro. Um grande abraço, divirta-se e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  9. Muito interessante suas dicas. Sou viciado em Sudoku e faço pelo menos uns 5 ou 6 por dia, pois sempre compro nas bancas. Acho que cada jogo é um desafio. Às vezes resolvo os classificados como "difícil" e "muito difícil" e agarro no "médio" e "médio plus". Uma dúvida que sempre tenho: qual a diferença de "médio" para "médio plus"?
    Att, Tico Torres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tico Torres!

      Também gosto muito de resolver o Sudoku sempre que possível. Respondendo a sua pergunta PLUS é uma palavra de origem LATINA que significa MAIS, por exemplo, a expressão PLUS ULTRA significa MAIS ALÉM, logo a diferença do Médio para o Médio Plus é que o segundo é um pouco mais difícil que o nível médio e um pouco mais fácil que o nível difícil, seria algo entre o médio e o difícil do jogo. Espero ter esclarecido sua dúvida. Um grande abraço obrigado por comentar e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  10. Respostas
    1. Que bom Carla Alvares, tenho certeza que você vai gostar muito desse jogo.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  11. Estou iniciando minhas resoluções desse jogo, acho ele muito interessante por me entender muito bem com os números,obrigado pelas dicas .
    Com certeza irei me desenrolar usando o raciocínio lógico indicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos Santos de Vasconcelos!

      Tenho certeza que você vai gostar bastante de jogar esse jogo que além de ser muito viciante, estimula nosso raciocínio lógico e melhora nosso relacionamento com a matemática. Um grande abraço e até a próxima.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  12. Boa noite! Como sou uma sra.de 62 gostaria de entender melhor apesar desde nova sempre tive curiosidade em aprender mas não tinha Internet. Pelo q entendi não posso coloca número repetido nos quadradinhos,mas gostaria de saberse tem q ter alguma soma idenrica nos quadradinho restante é se tem q ser igual por favor me ajude e esse números q tem repetidos nos quadradinhos e todos os quadradinho e a chave do começo do jogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ter nenhuma soma em específico a única condição é que não devem existir números repetidos na mesma linha ou coluna ou dentro dos quadradinhos menores. Com essa informação já é mais do que suficiente para resolver uma infinidade de sudoku's. Espero ter ajudado com sua dúvida. Um grande abraço e até a próxima.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir

Todos os direitos reservados à Vivendo entre Símbolos © 2012 - 2019
Criado com Blogger e Personalizado por Edigley Alexandre

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.