Top Ad unit 728 × 90

Equação Fácil - A sua primeira aula sobre equações deveria ser assim!

Introdução a Trigonometria - Um pouco de história!

A trigonometria é um ramo da matemática que estuda os elementos de um triângulo, ou seja, os lados e ângulos de um triângulo. A palavra Trigonometria deriva da união de três radicais gregos: tri (três) + gonos (ângulos) + metron (medidas) e é a partir dessa união de radicais gregos que podemos compreender o objetivo principal da trigonometria que é o de estudar medições em triângulos. 


A princípio a Trigonometria era utilizada em problemas que envolviam astronomia, agrimensão, cartografia e navegação. Não se sabe ao certo mas acredita-se que a Trigonometria surgiu por volta de 300 a. C. mas foi somente por volta de 180 a 125 a.C. que o astrônomo Hiparco de Nicéia ganhou o direito de ser considerado o "pai da trigonometria" por suas contribuições que fez durante a segunda metade do século II a.C., por ter construído a primeira tabela trigonométrica da história e inclusive uma tabela de cordas. 

Por tratar-se de um astrônomo é evidente que Hiparco fez esses cálculos para que eles fossem utilizados em estudos de astronomia, esse fato fez com que ele contribuísse com o crescimento de desenvolvimento da astronomia naquela época, entre suas maiores contribuições para esse ramo da ciência destacam-se a organização de dados empíricos, a elaboração de um catálogo estelar e o melhoramento em constantes astronômicas como, por exemplo, a duração do mês e do ano, o ângulo de inclinação da eclítica, o tamanho da lua, na descoberta da precessão dos equinócios entre outras. 

Segundo o Wikipedia "A eclíptica é a projeção sobre a esfera celeste da trajetória aparente do Sol observada a partir da Terra. A razão do nome provém do fato de que os eclipses somente são possíveis quando a Lua está muito próxima do plano que contém a eclíptica.[...]"

Para mais informações sobre o que é a Eclíptica acesse o artigo do site Ciência Viva no link abaixo: 
O equinócio por sua vez, segundo o Brasil Escola é o " fenômeno onde a duração do dia é idêntica à da noite e os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz, o equinócio – do Latim, aequus (igual) + nox (noite) que significa noites iguais – só ocorre durante duas vezes ao ano, normalmente nos dias 21 de março e 23 de setembro.

Hiparco também é considerado o intermediário entre a Astronomia Babilônica e a obra de Ptolomeu. 

Atualmente a trigonometria possui várias aplicações práticas em nosso cotidiano, segundo o prof. Edigley Alexandre [criador do Blog do Prof. Edigley Alexandre] podemos encontrar a "Trigonometria em situações aparentemente incomuns e que na maioria das vezes não enxergamos relação direta com a Matemática.". Ele cita vários exemplos de aplicações da trigonometria nessas situações e demonstra algumas dessas aplicações em seu artigo: Trigonometria: algumas aplicações, cuja leitura recomendo a todos que estejam acompanhando esta minha publicação. 

Esse foi apenas um breve relato da história da Trigonometria que decidi mostrar aqui no blog. Meu intuito não era o de abordar todos os passos do processo de desenvolvimento desse ramo da matemática, mas o de mostrar os fatos importantes que marcaram esse processo e as pessoas (muitas vezes desconhecidas) que contribuíram com o desenvolvimento desse ramo. 

Sugestões de Leituras

[1] Equações Trigonométricas Elementares - Fatos Matemáticos 
[2] A prancha trigonométrica - O Baricentro da Mente
[6] Confira uma introdução sobre Trigonometria - TIC's na Matemática 

Referências bibliográficas

[2] Livro - História da Trigonometria - Disponibilizado pelo Ebah
[3] Trigonometria: algumas aplicações - por TIC's aliadas à Matemática 
[4] O papel da Trigonometria - Pessoal Sercomtel 
[5] A eclíptica - Ciência Viva
[6] Equinócio - Brasil Escola
Introdução a Trigonometria - Um pouco de história! Reviewed by Romirys Cavalcante on 23.2.14 Rating: 5

6 comentários:

  1. É a UBM nos movimentando para novos posts... Agora sobre #trigonometria.

    Que bom que sempre podemos ter visões diferentes de um mesmo fato, de um mesmo tema.

    Obrigado por recomendar meu post.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Charles!

      Pois é maninho, a UBM me inspirou a criar este artigo que por sinal se assemelha com o seu, embora eu só tenha visto ele após ter terminado de escrever esse artigo. Obrigado por comentar neste artigo, um grande abraço e até a próxima!

      Att. Romirys Cavlcante

      Excluir
  2. É interessante ver as origens do que hoje são tão comuns para nós! Por ser "um breve relato" está ótimo! Espero que faça mais posts sobre o tema que é muito interessante.

    Só complementando, Hiparco viveu na cidade de Alexandria, mas trabalhou, sobretudo, em Rodes, onde construiu um observatório através do qual compilou um catálogo com a posição e a magnitude de 850 estrelas do firmamento. Um grande feito!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber Kilhian!

      Obrigado pelos elogios quanto a publicação e obrigado por ter complementado ela com mais uma informação muito importante sobre Hiparco de Nicéia. Seu comentário enriqueceu um pouco mais este artigo. Um grande abraço e até breve!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  3. Olá, Romirys!

    Toda e qualquer divulgação sobre Matemática e suas aplicações será sempre bem vinda. E quando se fala um pouco sobre sua história, é melhor.

    Obrigado por divulgar dois dos meus artigos. Todas as fontes são ótimas leituras.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edigley Alexandre!

      Fico feliz que tenha gostado do artigo e das fontes de leituras que citei, elas, de alguma forma, complementam o tema #trigonometria citado neste artigo. Quanto a divulgação de suas publicações sempre que eu encontrar algum conteúdo (entre parceiros) que se assemelhe ao tema que irei abordar no blog irei divulgar como sugestões de leitura. Um grande abraço e até a próxima Edigley.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir

Todos os direitos reservados à Vivendo entre Símbolos © 2012 - 2019
Criado com Blogger e Personalizado por Edigley Alexandre

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.