Top Ad unit 728 × 90

Equação Fácil - A sua primeira aula sobre equações deveria ser assim!

Como aprender a Regra de Sinais? Soma e Subtração

Há algum tempo eu vinha recebendo e-mails de pessoas que diziam ter dificuldades com as regras de sinais e que precisavam aprender esse conceito de alguma forma. Hoje decidi criar este pequeno artigo para explicar como essa regra funciona e como podemos aprender a grande maioria de seus conceitos utilizando situações do dia a dia. Irei dividir essa publicação em duas por ser muito longa e para poder explicar melhor cada caso específico e suas principais características.

Regra dos sinais para: Soma e Subtração

Quando estamos aplicando a regra dos sinais para soma e subtração devemos levar em consideração 3 casos em específico, são eles:
  • número negativo com número negativo (1° caso)
  • número positivo com número positivo (2° caso)
  • número negativo com número positivo ou vice-versa (3° caso)

Para cada caso vamos executar uma determinada ação, veja:

Explicando o 1° caso

Quando temos dois números negativos repetimos o sinal de subtração e somamos esses dois números. 
Exemplos:
- 4 - 3 = - (3 + 4) = - 7
- 2 - 10 = - (2 + 10) = - 12
- 6 - 15 = - (6 + 15) = - 21

Contextualizando o 1° caso

Para entender melhor essa regra vamos imaginar uma situação em que você vai a mercearia perto de sua casa, na qual você já tem costume de comprar mercadorias a muito tempo. Suponha que um belo dia você estava sem dinheiro e precisava muito comprar 1 Kg de feijão no valor de 4 reais, então como o dono da mercearia já lhe conhecia ele deixou que você pagasse depois, logo você ficou devendo a ele 4 reais ou, em outras palavras, ficou com saldo negativo de 4 reais (- 4) nessa mercearia. 

Até ai tudo bem, mas vamos imaginar novamente outra situação em que você lembrou que deveria comprar 3 reais de ovos na mesma mercearia e que não tinha o dinheiro para pagar o que já estava devendo e nem para comprar os ovos, mas como o dono da mercearia lhe conhecia a muito tempo deixou que você pagasse tudo isso depois, logo sua dívida que antes era de apenas 4 reais passou a ser de 7 reais, pois você havia comprado mais 3 reais de ovos e não havia pagado ainda.

Note que que com esse exemplo fica mais claro de compreender por que dois valores negativos se somam quando estão nas características do primeiro bloco deste artigo, ou seja, nesse caso não estamos trabalhando nem com multiplicação e nem com a divisão. 

Explicando o 2° caso

Quando temos dois números positivos repetimos o sinal de adição e somamos esses dois números. 
Exemplos:
+ 12 + 8 = + (12 + 8) = + 20
+ 10 + 16 = + (10 + 16) = + 26
+ 15 + 2 = + (15 + 2) = + 17
+ 11 + 46 = + (11 + 46) = + 57

Contextualizando o 2° caso

João é filho de Marcos e Maria. Todo final de mês João recebe uma mesada de seus pais no valor de 50 reais, para serem gastos ao longo do próximo mês como ele achar melhor. Um certo mês, João resolveu não gastar todo o seu dinheiro e acabou guardando 12 reais para o próximo mês. No final deste mês, João recebeu novamente sua mesada no valor de 50 reais e como já tinha 12 reais guardados, acabou ficando com um valor final de 62 reais para gastar no próximo mês.

Nota: Essa regra é a mais simples de todas e a que primeiro aprendemos quando estudamos operações básicas, portanto não necessita de exemplos tão complicados para explicarmos ela. 

Explicando o 3° caso

Quando temos um número negativo e outro positivo ou vice-versa devemos repetir o sinal do maior número em módulo e depois devemos subtrair o maior número (em módulo) pelo menor número (também em módulo). 
Exemplos:
- 20 + 7 = - 13
(repetimos o sinal do número 20 por ser maior em módulo do que o número 7 e depois subtraímos o 20 por 7 pelo fato de 20, em módulo, ser maior do que 7, em módulo.) 

17 - 8 = + 9
(repetimos o sinal do número 17 por ser maior em módulo do que o número 8 e depois subtraímos o 17 por 8 pelo fato de 17, em módulo, ser maior do que 8, em módulo.)

Fique por dentro:
O módulo de um número nada mais é do que pegar a distância desse número para a origem da reta numérica, ou em outras palavras, pegar o valor positivo desse número. O módulo é representado por duas barras dispostas uma no início e outra no fim do número. 
Exemplos:
| 9 | = 9       lê-se: o módulo de nove é igual a nove
| -4 | = 4     lê-se: o módulo de menos quatro é igual a quatro
| 6 | = 6       lê-se: o módulo de seis é igual a seis
| -2 | = 2     lê-se: o módulo de menos dois é igual a dois
| 2 | = 2      lê-se: o módulo de dois é igual a dois

Contextualizando o 3° caso

Lembra do João, filho do Marcos e da Maria? Pois é, vamos usar ele novamente neste exemplo, acompanhe. Um belo dia João resolveu ir à praça com seus quatro amigos e levou consigo 12 reais. Chegando na praça decidiu comprar um sorvete para ele e para cada um de seus amigos, pois estava de bom humor e queria aproveitar o momento. Sabendo que cada sorvete custava 3 reais os cinco sorvetes custaram 15 reais no total (5x3= 15), mas como João só tinha 12 reais ele acabou ficando com uma dívida na sorveteria de 3 reais, ou seja, saldo negativo de 3 reais. (12 - 15 = - 3)

João deu sorte por causa que o dono da sorveteria conhecia ele seus pais, então deixou que ele pagasse a dívida no outro dia e vendeu os sorvetes para ele e seus amigos. No dia seguinte, João foi na sorveteria com 10 reais para pagar a sua dívida de ontem e como havia ficado devendo apenas 3 reais, logo, ele recebeu de troco o valor de 7 reais, ou seja, ficou com um saldo positivo de 7 reais. (- 3 + 10 = + 7)

Dica para ajudar nessas regras

Sempre que estiver trabalhando com sinais e você perceber que existem apenas as operações de soma e subtração envolvidas em algum cálculo, tente imaginar essas operações aplicadas em situações que envolvam dinheiro, como nos exemplos que eu citei neste artigo do "João" e sua mesada. Você vai perceber como fica fácil resolver operações com sinais quando você aborda-os neste contexto.

Você tem alguma outra dica para não errarmos na hora dessas operações? Acha que regra de sinais é um conteúdo que ainda é sinônimo de dificuldade para muitas pessoas? Comente neste artigo, deixe sua opinião, compartilhe seu conhecimento. Ninguém é tão pequeno que não tenha algo a ensinar e nem tão grande que não tenha algo para aprender.

Obrigado pela leitura, um grande abraço e até a próxima! 
Como aprender a Regra de Sinais? Soma e Subtração Reviewed by Romirys Cavalcante on 20.9.14 Rating: 5

30 comentários:

  1. Postagem bem interessante e de fácil compreensão. Tenho certeza que será útil para muitos leitores. Parabéns pela ótima exposição e contextualização.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber Kilhian!

      Por mais que seja um assunto simples, sinto que muitas pessoas ainda tem uma certa dificuldade para compreendê-lo. A contextualização é uma alternativa que encontrei para tornar mais claro o conteúdo. Espero poder fazer artigos seguindo sempre esta linha de pensamento, com vários exemplos e bem contextualizados. Obrigado pelo comentário.

      Um grande abraço e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  2. Não vejo problema em postagens simples. Se forem bem elaboradas como esta, vale muito a pena. Às vezes ficamos pensando se devemos escrever um post, mesmo sendo muito simples. Na verdade temos público de todos os níveis. E isso é legal num blog: ter a liberdade de escrever assuntos simples e complexos, pois atende leitores de vários níveis. E o quanto mais pudermos colaborar para a educação, melhor.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber!

      Tem razão! Devemos ter em mente que nem sempre os leitores que visitam nossos blogs são pessoas que já conhecem muito de matemática, devemos pensar nas pessoas que estão conhecendo agora esse universo tão magnífico que é o das exatas, como crianças e adolescentes e como você bem disse, quanto mais pudermos colaborar com a educação melhor, não é mesmo!? Obrigado pelo ótimo comentário novamente, um grande abraço e até breve...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  3. Já tenho um bom domínio no assunto mas,mesmo assim,li pela agradabilidade e objetividade do texto.Para quem não domina muito bem o assunto esse é um texto perfeito:simples,direto e bastante instrutivo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcio!

      Cara você não sabe como é bom ler comentários como esse aqui no blog. Fico feliz em saber que meus conteúdos lhe agradam e mais feliz aidna por saber que eles estão contribuindo de alguma forma com o aprendizado de vários leitores aqui do blog de maneira simples, direta e didática.

      Obrigado pelo ótimo comentário, pela visita recente e pela frequência que tem visitado o blog. Um abraço e até breve!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  4. Muito bom me ajudou muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer poder contribuir com seu aprendizado.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  5. Ola pessoal o meu nome é núbia mais eu tenho alguns problemas na matéria de matemática, quando o professor passa algumas tarefas Difíceis fica complicado pra mim porque eu não sei nada sobre matemática...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Núbia!

      Muitas das vezes só nos falta um pouco de coragem para enfrentarmos esse medo da matemática. Fico feliz que tenha encontrado esse site, espero poder contribuir com seu aprendizado e fazer com que você aprenda e, consequentemente, goste mais de matemática.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  6. Muito bom, obrigada pela abordagem tão simples, fica muito mais fácil para ensinar principalmente para atrair a atenção da garotada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana Nascimento!

      A ideia é justamente essa, tornar o conteúdo o mais didático e atraente possível para os nossos alunos. Obrigado pelo elogio, um grande abraço e até a próxima.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  7. Bom dia
    Encontrei por acaso o seu site e gostei muito da forma clara e objetiva com o qual você esclarece regras e sinais, estou lecionando reforço escolar na igreja metodista em Poá e sei que vou aprender muito com você.
    Obrigada
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Servita Souza!

      Fico feliz em saber que estou contribuindo com o seu aprendizado para que você possa difundir esse conhecimento para mais pessoas. Isso me deixa muito agradecido, sem dúvidas, o melhor pagamento que eu posso esperar do meu site.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  8. Respostas
    1. É um prazer poder contribuir com seu aprendizado.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  9. Olá voce me ajudou muito estou no 7 ano e precisava saber disso . Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fico feliz em contribuir com o seu aprendizado.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  10. Estava procurando no Google operações com sinais diferentes, e acabei encontrando esse artigo, muito esclarecedor d de fácil compreensão, continue postando.


    Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Com certeza irei continuar publicando assuntos como este no blog para ajudar mais e mais pessoas. Fico feliz em saber que contribui de alguma forma com o seu aprendizado. Um grande abraço e até breve.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  11. Obrigado pela dica estava me arrasando de tanto desespero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Cofe!

      Foi um prazer poder ajudar nos seus estudos.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  12. Eu acho que essas coisas que tinham que mudar nas escolas. Ter que ficar decorando isso a vida toda pra que? No final, todo mundo usa calculadora. Aliás, se as escolas ensinassem a usar uma calculadora cientifica seria muito mais útil e a compreensão da matemática seria muito mais ampla. Mas valeu pela explicação! Muito boa! Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gri!

      Obrigado pelos elogios com relação a publicação e obrigado por deixar sua opinião a respeito do tema. Devemos ter vários pontos de vista sobre um mesmo assunto para aprendermos mais sobre ele.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  13. Eu gostei bastante dessas dicas, foram muito uteis para mim. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É sempre um grande prazer poder com seu aprendizado em matemática. Um grande abraço, bons estudos e até a próxima.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  14. Me ajudou muito agora aprendir muito Obrigado❤ parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Noemia!

      É sempre um grande prazer poder com seu aprendizado em matemática. Fico feliz em ter ajudado em seus estudos. Um grande abraço, bons estudos e até a próxima.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  15. Vc tem um post desse para a regra dos sinais na multiplicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá jrmassape Coutinho!

      Irei fazer um post similar a este para as operações de multiplicação e divisão em breve! Recomendo que fique por dentro de nossas futuras publicações aqui no site. Obrigado pela participação, um grande abraço e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir

Todos os direitos reservados à Vivendo entre Símbolos © 2012 - 2019
Criado com Blogger e Personalizado por Edigley Alexandre

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.