Top Ad unit 728 × 90

Equação Fácil - A sua primeira aula sobre equações deveria ser assim!

TOP 6: Assuntos mais quentes de Matemática para o ENEM + BÔNUS

Faltam poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) onde cerca de 6 milhões de candidatos deverão participar, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é o órgão responsável pela realização do ENEM

Irei compartilhar com você, neste artigo de hoje, os possíveis temas que poderão cair na prova de Matemática do ENEM de 2017. Lembre-se que ainda dá tempo para aprender uma ou outra coisa para ganhar mais algumas questões de matemática nesse exame tão concorrido e importante. 


1º lugar: Análise de gráficos e tabelas

Não é mistério para quem faz o exame que praticamente, em todas as edições, caem questões para interpretação de gráficos e tabelas. É por esse motivo que eu indico esse tema como primeira opção para aqueles alunos que precisam estudar alguns conteúdos de última hora para o ENEM. Lembre-se que o tema análise de gráficos e tabelas envolve basicamente os conteúdos:
- Desvio Padrão (regularidade) 

2° lugar: Conjuntos numéricos

Esse é um tema bem abrangente que envolve assuntos que são relativamente bem mais simples, ou seja, a grande maioria das questões fáceis do ENEM estão presentes dentro desse tema. Dentre os principais conteúdos que eu poderia indicar para você estudar sobre conjuntos numéricos, posso citar: 
- Operações Básicas
- Proporção
- Regra de Três 
- Escalas 
- Conversão de Unidades de Medidas

3° lugar: Geometria espacial

Esse é outro tema bem frequente nas edições passadas do ENEM e que não é tão complicado para ser aprendido nesse últimos dias antes da prova de matemática. Os principais assuntos que eu posso indicar para você estudar sobre esse tema são:
- Área lateral e superficial do Cilindro, Cone, Pirâmides, Cubo e Paralelepípedo. 
- Volume do Cilindro, Cone, Pirâmides, Cubo e Paralelepípedo.
- Planificações desses sólidos mencionados

4° lugar: Geometria Plana

O tema geometria plana é outro tema bem tranquilo para ser estudado faltando alguns dias para a prova de matemática do ENEM. Dentre os principais assuntos que eu poderia recomendar para você estudar sobre esse tema eu indico: 
- Área do Retângulo, Quadrado, Triângulo Equilátero, Losango e Hexaedro Regular. 
- Perímetro do Retângulo, Quadrado, Triângulo Equilátero, Losango e Hexaedro Regular.

5° lugar: Probabilidade e Análise Combinatória

De acordo com a análise que fiz das provas de matemática do ENEM de 2009 a 2016 é muito frequente cair, em média, de duas a cinco questões envolvendo probabilidade e combinatória nesse exame. Os principais assuntos que eu poderia citar para você estudar de última hora são:
- Anagramas
- Permutação Simples
- Arranjo Simples
- Combinação Simples
- Princípio Fundamental da Contagem (PFC
- Princípio Aditivo da Contagem (PAC)

Obs: Para revisar esse conteúdo de Análise Combinatória recomendo que você assista ao ótimo aulão do professor Rafael Procópio no YouTube em seu canal do Matemática Rio. Abaixo eu deixo o link para você assistir a essa aula gratuita.

6° lugar: Funções

Por fim eu gostaria de destacar o tema de funções que também é bem frequente no ENEM. Dentre os principais assuntos que você pode estudar para a prova destaco: 
- Função do 1° grau ou Função Afim (análise de seu gráfico e sua estrutura básica) 
- Função do 2° grau ou Função Quadrática (análise de seu gráfico e sua estrutura básica)   
- Função Exponencial (análise do seu gráfico e sua estrutura básica) 
- Função Logarítmica (análise de seu gráfico e sua estrutura básica)

Obs: Para revisar esse conteúdo de função recomendo que você assista ao ótimo aulão do professor Rafael Procópio no YouTube em seu canal do Matemática Rio. Abaixo eu deixo o link para você assistir a essa aula gratuita. 
Revisão ENEM 2017 FUNÇÕES (Afim, Quadrática, Exponencial e Logarítmica) + Dicas de Química

Infográfico de Matemática ENEM 2017

Abaixo você pode conferir um infográfico que criamos para resumir nosso top 6. Fique a vontade para baixá-lo e compartilhar com seus amigos que estão se preparando para a prova de matemática do ENEM.

Bônus de Estudos

Para você que conseguiu chegar até o fim dessa publicação deixo como bônus algumas "listas de reprodução" dos melhores canais do YouTube no Brasil para estudar Matemática, Física, Química e Biologia nas vésperas da prova de Ciências da Natureza e Matemática do ENEM. 
- Matemática Rio (Rafael Procópio) 
- Física Total (Ivys Urquiza) 
- Química em Ação (Paulo Valim) 
- Biologia Total (Paulo Jubilut)

Conclusão

Você acrescentaria algum outro tema a essa lista que eu fiz neste artigo? Qual é a sua expectativa para a prova de Matemática do ENEM este ano? Será que eles vão aumentar o nível? Participe! Deixe um um comentário neste blog e ajude-nos a crescer. 

Espero ter ajudado a nortear um pouco seus estudos nessa reta final para o segundo dia de provas do ENEM. Desejo a você todo o sucesso do mundo e espero que se garanta nessa prova de Matemática. Um grande abraço, bons estudos e até a próxima. 
TOP 6: Assuntos mais quentes de Matemática para o ENEM + BÔNUS Reviewed by Romirys Cavalcante on 9.11.17 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados à Vivendo entre Símbolos © 2012 - 2019
Criado com Blogger e Personalizado por Edigley Alexandre

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.