Top Ad unit 728 × 90

Equação Fácil - A sua primeira aula sobre equações deveria ser assim!

6 de Maio - Dia Nacional da Matemática

No dia 6 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática. Essa data foi escolhida em homenagem a Júlio Cesar de Mello e Sousa, professor de Matemática e escritor brasileiro nascido no dia 6 de maio de 1895 no Rio de Janeiro.


A sua obra de maior sucesso é sem sombra de dúvidas "O Homem que Calculava" e que inclusive é um dos maiores sucessos de venda da literatura brasileira em todo o mundo. Esse livro é tão conhecido e lido que já foi traduzido e publicado em 12 idiomas diferentes, dentre eles destacam-se o inglês, espanhol, italiano, alemão e o francês.

Um fato curioso sobre Júlio Cesar de Mello e Sousa é que na maioria de suas obras ele usava o pseudônimo de Malba Tahan como é mundialmente conhecido. Dentre outros personagens que utilizou em suas obras destacam-se Hank Tade-Maiá, esse personagem conta a história e é amigo de Beremiz Samir que, por sua vez, é o protagonista da obra  O homem que calculava. Ibrahim Maluf el Barad é o protetor de Beremiz, já Telassim é a filha de 17 anos do poeta Iezid Abul Hamid. Al-Motacém é o califa Al-Musta’sim Billah de Bagdá.

Umas das maneiras de comemorar o Dia Nacional da Matemática é passando esse dia resolvendo alguns desafios matemáticos, uma atitude que é bem comum nas escolas desde 2004 quando foi decretado que o dia 6 de maio seria a data para comemorar a Matemática no Brasil.

No site do professor Edigley Alexandre, um grande amigo e ótimo professor de matemática, você pode encontrar mais informações sobre essa data e, em especial, uma animação bem divertida e bem curta sobre a matemática em nosso dia a dia na qual você pode mostrar aos seus amigos ou alunos. 

Tenho certeza que você irá adorar o vídeo!

Desafio das 12 moedas


Para não passar batido, deixarei o desafio das 12 moedas como passatempo para os leitores. A melhor resposta será publicada em uma publicação futura como resposta ao desafio das 12 moedas. O desafio é o seguinte: 

Você tem em suas mãos 12 moedas aparentemente idênticas, mas sabe que uma delas, falsificada, tem massa ligeiramente diferente das demais e é mais leve! Usando apenas uma balança de dois pratos, você conseguiria descobrir em 3 medições, qual a moeda diferente? Como você faria isso? 

OBS: Evite pesquisar a resposta no Google, pois assim não terá nenhuma graça! Procure exercitar um pouco seu cérebro e aproveitar essa data tão especial para resolver esse simples desafio. 

Referências Bibliográficas:

6 de Maio - Dia Nacional da Matemática Reviewed by Romirys Cavalcante on 6.5.14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados à Vivendo entre Símbolos © 2012 - 2019
Criado com Blogger e Personalizado por Edigley Alexandre

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.