Top Ad unit 728 × 90

Equação Fácil - A sua primeira aula sobre equações deveria ser assim!

Como aprender Cálculo I, II e III sem dificuldades?

O Cálculo Diferencial e Integral I, II e III são disciplinas que assustam milhares de alunos na faculdade nos dias de hoje. Essas disciplinas tem a mania de fazer com que muitos alunos desistam de seus cursos em suas faculdades bem no meio do caminho. É muito triste saber que alunos desistem de seus sonhos por conta dessas "cadeiras" (disciplinas) na faculdade. Pensando em ajudar essas pessoas preparei essa publicação com o intuito de ajudar os alunos que estão prestes a enfrentar essas disciplinas no ensino superior. Desejo a você uma ótima leitura!


Você certamente irá se perguntar, ao se deparar com a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, o que vem a ser o limite de uma função, ou o que é uma derivada e, mais para frente, o que seria uma integral. Essas e outras perguntas são mais do que comuns aos alunos dessa disciplina tão complexa e ao mesmo tempo, tão fascinante. 

Obter a resposta para essas e outras perguntas é o pontapé inicial para se dar bem na disciplina de Cálculo, pois é a partir dessas respostas que você começará a entender melhor esse universo do Cálculo Diferencial e Integral, antes desconhecido, visto que essa é uma disciplina que não aprendemos no ensino médio. 


Já passei por essa disciplina em minha graduação e pós graduação e confesso que no início achei ela um tanto complicada e confusa, mas ao longo da disciplina me acostumei com a novidade de se estudar limites, derivadas e integrais. Felizmente, tive a grande "sorte" de ter um ótimo professor de Cálculo I, II e III que me ajudou bastante na hora das dúvidas e quando eu precisava resolver minhas atividades.

Digo grande sorte, por que conheço a realidade dessa disciplina na maioria dos cursos presentes nas universidades brasileiras, ou seja, professores que sabem muito, mas que muitas vezes não oferecem o suporte devido aos seus alunos, ou que não se importam se o aluno está aprendendo ou não o conteúdo e, em casos mais críticos, professores que não tem uma bagagem suficiente para ensinar essas disciplinas e fazem de qualquer jeito. Me parte o coração ver alunos aprendendo um conteúdo que é tão fantástico (a meu ver) de forma errada fazendo com que esses alunos criem uma aversão a essas disciplinas e, em alguns casos, acabem desistindo de seus cursos (de seus sonhos) por causa de uma disciplina. 

Meu professor de Cálculo apresentou-me um site com 33 perguntas respondidas e explicadas que geralmente os alunos se fazem quando estão nessa cadeira da faculdade e que me ajudou demais nessa disciplina. Irei divulgar esse site ao longo dessa publicação, mas antes vou deixar algumas dicas que foram fundamentais para a minha aprovação nessas disciplinas que aprendi quando cursei as cadeiras de Cálculo I, II e III na faculdade. Espero poder contribuir com o seu desempenho nessa disciplina com essas dicas.

#1 - Ter bons livros de Cálculo:

Para muitos pode parecer bobagem, mas acredito no fato de que ter bons livros de cálculo contribuem significativamente no seu desempenho. A disciplina de cálculo é complicada porque aborda assuntos que não vimos no ensino médio, ou seja, é um mundo completamente novo que está prestes a ser descoberto por você. Nada mais justo, e por que não dizer lógico, utilizar a experiência de alguém que entende do assunto como suporte para seus estudos.

Quando você tem um livro, quer dizer, um bom livro sobre determinado assunto você pode consultar a qualquer momento por teoremas, fórmulas e lista de exercícios para colocar em prática o que está aprendendo. Muitos alunos que não conhecem essa disciplina tem dificuldade para encontrar um bom livro por esse motivo deixo listado abaixo alguns dos melhores livros que utilizei e ainda utilizo para aprender a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. 
  • O Cálculo com Geometria Analítica - Volume 1 - 3º edição - Louis Leithold 
  • Livro de Cálculo - Volume 1 - 5º edição - James Stewart
  • Um Curso de Cálculo  de Hamilton Luiz Guidorizzi - Volume 1 - 5º edição
Para adquirir esses e outros bons livros de Cálculo leia o artigo os melhores livros para aprender Cálculo

#2 - Manter a atenção!

Prestar atenção nas aulas é fundamental para aprender qualquer conteúdo que seja, ainda mais quando o conteúdo for referente a disciplina de cálculo. Nesses casos a sua atenção deve ser redobrada. Preste muita atenção em tudo o que seu professor diz durante a aula e adquira todos os materiais que o professor irá disponibilizar para você (eles sempre mandam listas), pois, com certeza, você irá precisar quando for resolver suas atividades. 

Lembre-se: Na grande maioria das vezes os professores dão pequenas dicas de como serão suas avaliações, nessas horas, é fundamental que você esteja atento a tudo que ele irá dizer e, se possível anotar tudo. 

Depoimento: No período da minha graduação eu tinha um pequeno caderno de anotações que era reservado só para esse tipo de informação, como eram bem pequenos (blocos de notas), cada caderno, era suficiente para uma disciplina. Isso meu ajudou muito nas disciplinas mais difíceis da graduação e acredito que vai lhe ajudar muito também.  

#3 - Monte grupos de estudos:

Estudar sozinho um conteúdo que é muito complicado vai deixar você muito frustrado se você não conseguir entender o assunto, por esse motivo, estudar em grupo pode ser um ótima solução para evitar esse tipo de sentimento e não desistir da disciplina só porque ela começou a complicar. Já diz o velho ditado: "duas cabeças pensam melhor do que uma..." imagina se você tiver várias focadas em aprender um conteúdo, com certeza os resultados serão os mais promissores possíveis. 

Por esse motivo recomendo fortemente que você monte grupos de estudos com seus colegas da faculdade, de preferência nos contra turnos, para tentar responder juntos as atividades propostas por seu professor de cálculo. Quando as dúvidas surgirem, não tenha medo de compartilhar com o grupo e fazer uma pequena discussão sobre o assunto, mesmo que a dúvida não seja resolvida pelos colegas, vocês terão aprendido algo a mais graças ao debate e isso é bem melhor do que ficar com a dúvida para si e não evoluir nada com isso. 

Depoimento: Eu fiz muito isso na faculdade e me orgulho de ter tido a turma com mais aprovações no curso de Matemática em vários anos pelo IFCE na minha cidade, e tudo isso eu devo, em grande parte, aos nossos grupos de estudos onde realmente aprendíamos por meio dos debates e ajuda mútua. 

#4 - Ensine o conteúdo para um amigo:

Já dizia a famosa poetisa e contista brasileira Cora Coralina:
Feliz é aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina”. - Frase do Poema Exaltação de Aninha
Desde que comecei a lecionar Matemática descobri que, o que Cora Coralina dizia em seu poema, era a mais pura das verdades. Feliz daquele que transfere o que sabe, pois este com certeza aprende mais. Grande parte do conhecimento que eu adquiri em Matemática é devido ao fato de ter tido a oportunidade de ensinar esses conteúdos para alguém. 

É por esse motivo que eu recomendo fortemente que você tente ensinar o conteúdo que você aprende em cada aula de Cálculo para seu colega de faculdade. Estudos comprovam que você tem 90% de chances de fixar um conteúdo na sua cabeça quando você tenta ensiná-lo para alguém do que quando você tenta aprendê-lo sozinho apenas lendo e respondendo exercícios. 

Dica: Na falta de um colega para ensinar, ou em caso de timidez, utilize um gravador (pode ser o do próprio celular) e dê sua aula para ele como se estivesse ensinando uma pessoa. No final você terá colocado em prática a dica número 4 e, de quebra, terá acumulado um material em áudio para estudar paras as provas, nos mais variados lugares, por exemplo, quando você estiver esperando o ônibus ou dentro do ônibus a caminho do trabalho ou da faculdade você pode aproveitar para ouvir seus áudios e estudar, com o melhor professor, você!

#5 - Entenda o caminho, não o fim:

Durante esses anos, na profissão de professor, fui capaz de aprender muitas coisas, uma delas é que a grande maioria dos alunos insiste em querer decorar fórmulas e mais fórmulas ao invés de entender os conceitos por trás de cada conteúdo. Quando você entende a base de um conteúdo você consegue entender com, mais facilidade, o por que de cada fórmula.

Recomendo que você procure entender o processo de demonstração das fórmulas que você irá aprender em Cálculo I no decorrer dessa disciplina ao invés de apenas decorar as fórmulas, você vai perceber que fazendo isso, vai ser bem mais fácil de lembrar das fórmulas e saber onde elas devem ser aplicadas.

#6 - Conheça nosso curso GRATUITO de Cálculo:

Eu não poderia perder a oportunidade de divulgar para você meu curso gratuito de Cálculo Diferencia e Integral do site Vivendo entre símbolos. Conheça o Curso: Como aprender Cálculo Diferencial e Integral? Nele você terá a oportunidade de contar com ótimos materiais de estudo, muitos exercícios resolvidos e dicas que irão contribuir com o seu aprendizado nessa disciplina tão temida.

#7 - Utilize sites especializados no assunto:

Existem momentos que nem mesmo o livro consegue dar conta de alguma dúvidas que surgem ao longo do curso de Cálculo, por isso eu deixo como dica final que você tenha uma lista de sites especializados no assunto e que possam ser capazes de tirar as suas dúvidas. 

A seguir vou deixar uma lista com os principais sites que eu utilizei para tirar dúvidas de cálculo na minha graduação e que me ajudaram bastante, dentre eles deixarei o link do site com 33 perguntas respondidas e explicadas sobre a disciplina de Cálculo I e que com certeza irão lhe ajudar na hora de resolver suas atividades ou até mesmo na hora da sua prova.
Todos os links acima possuem ótimos materiais de cálculo diferencial e integral para serem utilizados por você da melhor forma possível. 

Conclusão

Lembre-se sempre de que para se obter êxito na disciplina de cálculo ou em qualquer outra disciplina em sua graduação é preciso, antes de mais nada, que você tenha muita força de vontade para estudar e aprender os conteúdos. Estou chegando ao final de mais um artigo do Vivendo entre Símbolos, espero que as dicas que eu mencionei acima tragam o sucesso almejado por você na disciplina de cálculo diferencial e integral. 

Você gostou das dicas que foram mencionadas neste artigo? Você conhece alguma outra ação que pode contribuir com o sucesso dos alunos na disciplina de cálculo? Deixe sua contribuição nos comentários deste artigo. Em breve estarei trazendo mais dicas e conteúdos sobre a disciplina de Cálculo, um grande abraço, obrigado pela leitura, bons estudos e até a próxima!
Como aprender Cálculo I, II e III sem dificuldades? Reviewed by Romirys Cavalcante on 20.4.13 Rating: 5

130 comentários:

  1. Êita... meu primeiro ano do curso de Matemática foi difícil... aprendi muita coisa simples que meus dois Ensino Médio não possibilitaram...
    E net naquele ano (2002), ainda não era pouco acessível. Boa dica... Fuçando e aprendendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Charles, com o passar dos tempos a internet veio ganhando muita influência na questão do ensino e hoje em dia devemos saber tirar o máximo proveito disso tudo não é mesmo?!

      Espero que a dica que dei nessa publicação ajude as pessoas que precisam aprender Cálculo I sem muitas dificuldades...

      Charles, obrigado pelas visitas e comentários ao meu blog, é muito bom vê-lo comentando por aqui, espero que volte mais vezes, sempre que possível, é claro, um grande abraço, amigo, e até a próxima...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  2. Cálculos são sempre assustadores. Um dica excelente para afastarmos esse medo irracional. A matemática está intríseca em nossa vida e não ha como fugir. Simbora enfrentrar.
    Um domingo de paz e amor
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda razão Gracita... A matéria de Cálculo assusta muita gente... Mas com um pouquinho de esforço nada é impossível e com essas dicas fica bem mais fácil lidar com cálculo não é mesmo ?!

      Um grande abraço e até a próxima, Gracita!!!

      Excluir
    2. Espero concluir minha faculdade de engenharia mecânica

      Excluir
    3. Olá Jean!

      Com força de vontade e muita dedicação tenho certeza de que irá concluir sua faculdade. Obrigado por comentar, bons estudos, sucesso e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  3. Gente, estou para iniciar Engenharia de Produção, confesso que tive um péssimo ensino médio que que sempre fui meio devagar em matemática, mas estou super ancioso, pois me identifico com a área, qual a dica que vocês dariam?
    Obrigado!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem sombra de dúvidas a primeira dica que eu lhe daria seria visitar o link que eu divulguei nessa publicação.

      Outra boa dica é adquirir os livros "Louis Leithold" , "James Stewart" e "Guidorizzi" todos para cálculo I. Esses são os três livros mais usados atualmente para se aprender Cálculo.

      Uma terceira dica é sempre observar os exemplos desses livros e depois tentar fazê-los sozinho, isso vai fazer com que você acabe aprendendo os processos básicos de derivação, limite e integral.

      Mais dicas entre em contato no meu e-mail: romirys_cavalcante@hotmail.com

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  4. Muito boas as dicas... mas não estou conseguindo acessar o site com os exercícios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de concertar o link para o site com exercícios, obrigado por avisar do problema de acesso... Obrigado também por comentar nesta publicação. São os comentários que motivam-me a continuar com esse ótimo trabalho no blog Vivendo entre Símbolos e só quem tem a ganhar são vocês, leitores...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
    2. As dificuldades vem e estão aí, basta escolher-nos se queremos seguir avante ou se vamos desistir!!! O tempo passa e mais tarde iremos arrepender do que deixamos para trás, é melhor pedir força e ajuda para Deus e ir avante com garra e fé e também muito esforço que será recompensado...
      ótimo site!!!

      SEBASTIÃO CAETANO

      Excluir
    3. Verdade Sebastião Caetano, concordo com sua ideologia!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  5. gostaria de saber se vc dá aulas particularesouse vc indica alguém aqui em sp que saiba explicar bem?grata elizabeth email bethcataldo@hotmail.com estou com urgencia por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu dou aulas particulares sim, mas infelizmente não moro em SP e fica meio complicado de dar aulas online não é mesmo?! Não conheço professores em SP apenas alguns colegas mas estes não saberiam lhe explicar essa disciplina... Estou construindo mais explicações sobre essa disciplina e em breve estarei publicando aqui no blog... Não sei se irá lhe ajudar mas é um bom começo para quem quer aprender Cálculo... Essas publicações terão o conteúdo mostrado de uma maneira bem simplificada e de fácil compreensão, pois irei ser o mais didático possível, visto que essa disciplina é um tanto complicada... Se preferir você pode acessar o site O Baricentro da Mente ou o Fatos Matemáticos, esses dois sites possuem um conteúdo bem abrangente sobre essa disciplina... Caso não possa esperar muito tempo... Espero ter ajudado... Fica por dentro das novidades do blog por que estou terminando de fazer mais conteúdos sobre cálculo e eles poderão lhe ajudar com suas dúvidas... Você pode assinar nosso feed de notícias gratuitamente para receber as publicações por e-mail...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  6. Estou começando agora as aulas na Faculdade, mas penso que isto ajudará bastante. Muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cauwe DArc!

      Primeiramente gostaria de agradecer seu comentário e sua visita a este blog. Espero que as dicas sejam de boa ajuda para você em seus estudos, elas foram muito boas para mim na época que eu fazia cálculo I, tanto é que, no momento, estou cursando cálculo III e ainda assim com essas dicas estou me dando super bem na faculdade. Você pode conferir neste artigo o link que eu indiquei com os melhores livros para aprender cálculo. Lá você encontrará eles disponíveis para download em pdf e tenho certeza que lhe ajudaram bastante no decorrer da sua faculdade. No mais é desejar boa sorte e bons estudos para você. Precisando que eu tire dúvidas acerca desse conteúdo basta entrar em contato com nossa equipe por meio de nossa página de contato, ou por meio de um comentário nesta publicação. Obrigado pela visita e participação.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  7. Olá, Bom dia!. Penso que essas dicas poderão me ajudar, estou com muita dificuldade para entender "Funções e Derivadas". Estudo muito, porém não estou tendo êxito. Obrigada por ser tão gentil em nos passar suas dicas e continuarei estudando e seguindo suas orientações, quem sabe uma hora ou outra dá um clik e eu consigo resolver esse probleminha. Boa sorte, e até...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !

      Obrigado por comentar neste artigo do VS. Fico feliz em saber que minhas discas estão ajudando as pessoas com essa disciplina. Caso precise de ajuda específica em algum conteúdo da matéria de Cálculo, deixo como sugestão, que entre em contato e compartilhe-as com nós, pois dependo da disponibilidade que vamos tendo podemos criar artigos específicos só para esclarecer essas dúvidas que forem surgindo ao longo das aulas de Cálculo.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  8. Romirys, cheguei aqui no teu site procurando o que estudar ANTES do cálculo p/ facilitar minha vida quando chegar nele. Tô estudando pro vestibular, mas já queria dar um peso especial pra determinadas áreas da matemática que serão requisitos. Por cima, vi que é importante dominar álgebra geral, de conjuntos à polinômios, então tô pensando em deixar de lado a aritmética teóricazona básica. Estou certo?

    A propósito, no meu curso também terei álgebra linear (além de probabilidade, contabilidade e estatística). Pesquisando, vi que os requisito são sequências, matrizes, determinantes, sistemas lineares e a geometria analítica, correto?
    Quanto a geometria plana, geometria espacial e trigonometria, há necessidade de ter um domínio mais profundo em algum?


    Perdão a enxurrada de dúvidas, mas seria imensurável a ajuda de alguém que já trilhou o caminho que pretendo trilhar!

    Abraço e bons estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá P. Gomes!

      O conhecimento da álgebra em geral vai ser muito útil para você, principalmente quando você estiver inciando a disciplina de cálculo I, pois o conceito de limite requer um olhar refinado de fatoração de polinômios e mais para frente em derivadas é bem interessante ser conhecedor dos conceitos relacionados a função, logaritmos, e também polinômios, ou seja, focar na álgebra é sim um bom começo para você.

      Quanto a geometria plana, geometria espacial e trigonometria sem dúvidas digo que não só uma mas todas essas áreas da matemática precisam ser conhecidas a fundo se você não quiser ter dor de cabeça com as disciplinas de cálculo.

      Com relação a álgebra linear, antes de mais nada, lhe digo que essa é uma das disciplinas que eu mais gostei de cursar em minha licenciatura. Por coincidência minha prova dessa disciplina foi ontem (12.04.2014) e graças ao um pouco de esforço da minha parte consegui fazer a nota máxima nessa cadeira o que me agradou bastante. A álgebra linear pelo que pude perceber trabalha com um pouquinho de tudo, desde sistemas lineares, escalonamento, vetores (para que você compreenda conceitos como espaço e subespaço vetorial), função (para que você compreenda conceitos como Núcleo de uma Transformação Linear, Injetividade e Sobrejetividade de uma transformação linear, sobre Operador Linear entre outras coisas), trigonometria, polinômios e também (embora não tão frequente) Derivadas e Integrais. Como dica deixo a sugestão que estude esses conceitos que citei acima com um olhar mais atento focando, sempre que possível, em suas teorias, pois isso irá ajudá-lo bastante.

      Você disse que queria se preparar para a disciplina de Cálculo antes de cursá-la não é mesmo? Eu conheço um livro ótimo para você chamado Pré-Cálculo para Leigos, ele pode ser baixado facilmente nos buscadores da web (Google por exemplo). Outro livro bem conhecido e que possui uma linguagem bem próxima a do ensino médio é o Fundamentos de Matemática Elementar volume 8.

      Desde já agradeço pela visita e por comentar e deixar suas dúvidas neste artigo, isso sem dúvidas é o que me motiva a continuar atualizando este site, pois sei que estou ajudando as pessoas a minha volta. No mais, caso tenha outras dúvidas ao longo de seus estudos pode entrar em contato que terei o maior prazer em ajudar.

      P.S. Em breve estarei criando mais artigos sobre a disciplina de Cálculo e de Álgebra Linear também.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  9. Muito boas dicas, estou no meu primeiro semestre e espero que elas funcionem comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael Sobral!

      Essas dicas foram de grande ajuda para mim na época em que fiz Cálculo I, tanto é que ela vem dando certo até hoje em todas as disciplinas de Cálculo que eu venho cursando. Esse semestre, se tudo der certo, eu vou concluir o Cálculo III. Obrigado pela visita e por comentar aqui no VS. Deixo-lhe como sugestão que volte para nos contar se a dica realmente funcionou com você durante seu curso de Cálculo. Um grande abraço e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  10. Gostei muito desta matéria ou publicação! Aprendi dicas que me ajudarão em Cálculo e também em outras disciplinas! Coisas que antes não sabia, agora já fico atento um pouco mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo!

      Fico feliz em tê-lo ajudado. Dúvidas em Cálculo é só entrar em contato com nossa equipe, que teremos o maior prazer em ajudá-lo. Um grande abraço, obrigado por comentar nesta publicação e até a próxima visita.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  11. Olá, Ramirys! Como vai? Eu queria te agradecer por postar essas dicas tão úteis. Estou prestes a começar o curso de matemática na facul e estava meio preocupada com cálculo. Mas estou seguindo tuas dicas. Beijo e obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Noeme!

      Fico feliz que minhas dicas estejam lhe sendo úteis em seus estudos com cálculo. Para que fiquem melhores ainda recomendo que confira o curso de Pré-Cálculo do meu amigo Rafael Procopio (criador do Matemática Rio) no link abaixo:

      CURSO PRÉ-CÁLCULO - MATEMÁTICA RIO

      Espero que ajude ainda mais com seus estudos! Um grande abraço e até breve.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  12. Isso ai é de que calculo ? não é do 1 !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tinam!

      A dica que eu dei acima é para quem ainda não inciou a disciplina de cálculo e quer chegar nela com todos os conhecimentos básicos necessários. Recomendo!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  13. Olá. Venho aqui dizer que gostei bastante de seus post, e que me ajudou bastante. Apesar de eu, assim como muita gente que ingressa numa instituição pública, ter tido um péssimo ensino médio :/.

    Estou no 1º Semestre de Engenharia Elétrica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel Dias!

      Fico feliz em poder ajudá-lo e mais feliz ainda em saber que estou contribuindo com o aprendizado de várias pessoas. Esse mês das férias irei montar um material bem abrangente sobre cálculo básico e que irá ajudar muitas pessoas na internet. Espero que lhe ajude novamente. Obrigado por comentar, um grande abraço e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  14. Olá. Venho aqui dizer que gostei bastante de seus post, esta me ajudando bastante, afinal ja faz mais de 13 anos que termineil o ensino médio.

    Estou no 1º Semestre de Engenharia Civil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eric Costa!

      Fico bastante feliz em saber que estou contribuindo com o seu aprendizado. Obrigado por comentar nesta publicação, sem dúvidas são esses tipos de comentários que motivam toda a nossa equipe a continuar com esse projeto do Vivendo entre Símbolos para todas as pessoas. Um grande abraço e até a próxima.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  15. Olá, gostei muito do seu post e vou fazer as dicas que você me ensinou. Mas estou numa situação muito difícil, estou no meu 1 período de ciências contábeis,tirei 1 na minha primeira prova complicando ainda mais a minha vida na disciplina. mas minha professora contribuiu um pouco para isso, porque ela explica muito mal, de má vontade, ensina com materiais mal feitos (slides) no com artigos de baixa qualidade dos sites e to muito perdido com tudo isso. estudo pelo livro do stewart que você indicou porque ela tambem indicou mais frequentemente me deparo com questões muito complexas porque estudo praticamente sozinho e vou fazer a prova. gostaria de uma dica sua de como eu posso me me livrar dessa situação e como proceder com um professor assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique!

      A saída é procurar outros professores que possa lhe ajudar nessa caminhada. Recomendo que você procure a vídeo aulas do Grings no Youtube sobre a disciplina de Cálculo. Ele explica um pouco devagar mas todos adoram as aulas dele, vale muito a pena conferir. Ele costuma resolver questões de todos os tipos, das mais fáceis as mais difíceis, então muito provavelmente ele já tenha resolvido algo parecido com o que você está querendo aprender no momento.

      O link do canal dele é este: https://www.youtube.com/user/OmatematicoGrings

      Espero que ajude... Quanto as dúvidas que forem surgindo recomendo que se engaje em grupos de matemática para procurar esclarecê-las com outras pessoas. Abaixo vou deixar dois links que você pode usar para tirar dúvidas...

      - Brainly.com em: http://brainly.com.br/materia/matematica
      - Física e Matemática no Facebook em: http://on.fb.me/1pTev3U

      Espero ter ajudado... Precisando de mais dicas é só entrar em contato... Um grande abraço e até a próxima...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  16. Olá Romirys, gostei bastante também destas dicas pois eu realmente tenho uma certa dificuldade na matemática.

    Gostaria de uma força sua Romirys ou uma informação se seria possível.

    Eu estou cursando Direito e não é o que eu quero e o que sou apaixonado mesmo é por Ciência da Computação sou muito encantado com essa área da informática e tecnologia. Só que eu tenho pesquisado por ai e estou vendo que essa área usa bastante cálculo, se for tudo não muito "complicado" por eu gostar muito mesmo vou pegar firme, porém eu tenho certa dificuldade em matemática nem tanto mas ela ainda sim me encanta tenho muito prazer em "conhece-la".

    E pelas pesquisas que fiz na internet e em grades curriculares nas faculdades o curso tem estas materias Calculo I, II e III so que como eu disse tenho uma certa dificuldade em aprender... E estou muito indeciso.

    Você poderia me informar se estas matérias de cálculo são muito difíceis de aprender e se elas variam de curso para curso. Por exemplo: em engenharia civil é ensinado um um tipo de cálculo, em ciência da computação outra...

    Fico muito Grato e um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro Vieira!

      Sim essas disciplinas são bem difíceis e pra falar a verdade são elas que fazem muitos desistirem pelo caminho, mas não são impossíveis de serem aprendidas. Dependendo da área que você vai escolher a disciplina vai ter um enfoque diferente, por exemplo se você escolhe engenharia mecânica seus cálculos vão estar voltados a este universo, o da mecânica, então se você quer fazer ciências da computação então o foco das disciplinas de cálculo provavelmente irão se restringir a este universo, o da informática e como ela pode ajudar quem faz este curso.

      A disciplina de Cálculo é complicada por dois motivos principais:

      1° motivo: Ela requer do aluno um conhecimento muito alto dos conteúdos básicos da matemática e de conceitos também, então se você não for um conhecedor dessa disciplina com certeza não irá sair nem do cálculo I (estou sendo bem sincero).

      2° motivo: Atualmente a maneira como é ensinada esta disciplina ainda é um tanto complicada, não tão didática. Os livros que existem sobre esse conteúdo também são bem complexos e forçam muito do estudante.

      Enfim, você já deve ter notado que não é tão fácil passar por essas disciplinas, mas como eu disse nada é impossível, eu mesmo sou a prova viva disso. Já passei por essas três disciplinas, Cálculo 1 , 2 e 3 e não foi nada fácil, mas com um pouco de esforço, e dedicação eu cheguei lá e olha que a minha área (Matemática) busca os conceitos mais profundos desse conteúdo.

      Recomendo que você pense bastante antes de tomar alguma decisão. Veja a possibilidade de falar com alguém que já cursou Ciências da Computação e pergunte a ele como foi essas disciplinas, o que eles focaram mais, etc.

      Se isto é uma coisa que você quer muito e realmente é um sonho para você, então corra atrás, realize este sonho.

      Existem muitos sites que já indiquei neste artigo e nos comentários deste artigo que irão lhe ajudar com essas disciplinas. Estou montando um curso gratuito de cálculo e logo irei começar a publicá-lo aqui no site então, não existem desculpas para dizer que se você for enfrentar essa disciplina não terá apoio para isso.

      O mais importante agora é você decidir se realmente é isso que você quer...

      Espero ter ajudado, um grande abraço e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  17. cursei administração de empresas e tive essa matéria, mas meu curso só de limites e derivadas.

    vocês sabiam que hoje a maior parte dos alunos do ensino médio estão saindo já sabendo esses assuntos? e tem algumas escolas que já estão ensinando isso no final do nono ano antiga oitava série.

    pergunto, isso não é complicado para alunos que estão na idade entre 14 e 17 anos? ou vocês acham que as escolas estão certa, e a que está dando isso no nono ano?

    o mec permite isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu já sabia que esse conteúdo era passado em algumas escolas de ensino médio, mas não sabia que isso acontecia com a maior parte dos alunos que estão saindo do ensino médio.

      A meu ver entendo que esse seja um conteúdo bem difícil de ser explicado para alunos de nivel médio, porém existem escolas e alunos que tem suporte e bagagem suficiente para fazer isso com maestria. Uma coisa que eu não sabia era que esse conteúdo já era passado em turmas de 9° ano. Vou até pesquisar mais sobre isso para ver se realmente isso acontece.

      Quanto ao MEC permitir ou não esse tipo de conteúdo, não sei informar, mas penso que ele não tenha proibido tal conteúdo, apenas acho que ele deve recomendar que ele não seja repassado no ensino médio por ser tão complexo.

      Irei pesquisar mais sobre esse assunto e trazer mais informações sobre sua dúvida, obrigado por comentar. Desculpe pela demora em responder, um grande abraço e até a próxima....

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  18. Valeu mau caro! Muito bom suas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É um grande prazer prazer poder ajudar com essas dicas. Obrigado por comentar um grande abraço e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  19. Olá Romyres, obrigada pelas dicas... Irei ingressar neste segundo semestre no curso de engenharia de Produção na UFPI... Estou muito ansiosa, com medo, pois minha base em matemática é péssima... Tenho um éspecie de "bloqueio mental" nessa disciplina... mas enfim, espero que eu consiga superar esse "limite" e assim como vc "avançar", pois não quero desistir desse curso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Espero que minhas dicas também sejam úteis para você como estão sendo para centenas de pessoas que venho me comunicando... Estou preparando mais materiais de apoio na disciplina de cálculo, então dentro de algumas semanas pretendo estar com o blog cheio de artigos voltados a disciplina de cálculo... Vai ajudar muito vocês com essa disciplina... Obrigado por comentar, um grande abraço e até a próxima...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  20. Olá Romirys, queria dizer que ficou legal e vai ajudar muito essas dicas valeu mesmo e queria saber se tem alguma dica para fisica 1 e 2 fico no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe!

      Pra ser sincero não tenho nenhuma dica para essas disciplinas da faculdade, mas creio que elas envolvam apenas os conceitos que estudamos no ensino médio, pelo menos na matemática só vimos conteúdos já estudados no ensino médio só que com um olhar mais crítico sobre cada assunto.

      Estou pensando em começar a criar artigos de física para o blog, mas só irei fazer isso se os pedidos por este tipo de conteúdo forem altos, então estou esperando passar mais um tempo até que mais pessoas peçam por isso. Por enquanto te recomendo visitar o site do meu amigo Kleber Kilhian o Baricentro da Mente, lá você além de encontrar um ótimo material de física também encontrará um acervo enorme e de qualidade de conteúdos de matemática para o ensino superior... Você vai adorar... Obrigado pelo comentário, um grande abraço e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  21. não deu para ler tudo,mas,obrigada! E aproveitando,estou com uma dúvida em razões e proporções,é fácil,mas algumas contas não consigo fazer,pois é mais difícil.Tipo- w-2 (sobre) 12,e 2 (sobre) 20,já fiz o calculo no caderno,acertei,porém ainda tenho dúvidas,minha prova está chegando,e apesar de saber o cálculo,saber como fazer,eu esqueço tudo e na hora da um ''branco''...já aquela razão de 3* é fácil,mas é porque no dia da prova o professor passa cálculos mais difíceis,do que a da explicação,pois quando ele explica,passa cálculos mais fáceis e depois,vamos dizer que ''engrossa o caldo'' kkk....preciso de ajuda com cálculos mais difíceis,o assunto é fácil mas,por em prática na lição ou na prova,dar uma dor de cabeça,ai lai vai nota baixa etc....;) obrigada!!! (sou do 7ºano)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Possivelmente estarei publicando artigos sobre razão e proporção aqui no blog e que irão lhe ajudar muito. Fique por dentro das atualizações do VS, pois em breve esse conteúdo será explicado. Obrigado pelo comentário, um grande abraço e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  22. tentei acessar o link com as respostas para as perguntas sobre cálculo, mas diz que nenhum dado foi recebido :/
    tem como mandar novamente ou postar no site?! agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não sei por que o link está off, parece que o site mudou de endereço ou deixou de existir ou talvez seja algum problema no host de hospedagem utilizado por este site, ficarei aguardando por algumas semanas para que ele volte a funcionar, caso não volte irei disponibilizar novos links de ajuda para a disciplina de Cálculo. Obrigado por me informar isso.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  23. Em física do ensino superior, bacharelado, cai calculo I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Conheço alguns amigos que fazem física no ensino superior para bacharelado e disseram que existe a disciplina de Cálculo na grade curricular deles... Bons estudos...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  24. Uma coisa que está me ajudando muito é o app pra celular WOLFRAM ALPHA, que pode ser encontrado aqui gratuitamente
    http://blogperdadetempo.blogspot.com.br/2014/09/wolfram-alpha-pro-apk-download-gratis.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Red!

      Geralmente não publico comentários que possuem links, pois na maioria das vezes são SPAM para o meu site, mas no seu caso abrirei uma exceção, visto que conheço este aplicativo e ele merece ser compartilhado com os demais amigos aqui do blog. Obrigado pela divulgação. Um grande abraço e até breve!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  25. Ótimo artigo!! Estou no 1º período de biologia na ufop, mas acho que não é isso que quero rs... vou fazer o enem de novo e tentar engenharia de minas!! estou muito receosa com cálculo, mas estou tão apaixonada pela profissão que resolvi enfrentar essa cadeira... Obrigada pelas dicas, e sucesso! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila!

      Devemos ir atrás dos nossos sonhos sem ter medo de nos arrependermos no futuro. Tenha certeza de que se você realmente quer isso, e é o que que te agrada, a disciplina de cálculo vai ser moleza pra você. Obrigado pelo comentário e elogio, um abraço e até breve.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  26. Ola Romirys..
    Meu nome é Alex.
    Estarei prestando vestibular ,para tentar Engearia Elétrica, gosto muito da área, pois nao tenho intimidade nenhuma com matematica é física. Para ser franco, eu terminei o ensino médio agora pelo EJA, sabe como é supletivo, a base nao é boa ,principalmente para mim que tenho 35 anos e tive fora da escola por mais de 17 anos, e voltei na 6- Série e enfim terminei.
    Minha pergunta é: sera que vou me dar bem neste curso.. será que física ,Matematica, calculo, e tudo que tem, vou superar... me ajude amigo!
    Desde ja muito obrigado pelo seu dom de ajudar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex!

      É muito bom da sua parte procurar uma faculdade mesmo tendo ficado cerca de 17 anos sem estudar, isso mostra que sua vontade de estudar é maior que suas dificuldades e isso é uma qualidade que você deve aproveitar para lidar com as disciplinas que virão na engenharia elétrica. Vou ser bem sincero com você e dizer que não vai ser fácil, pois como você mesmo disse, falta-lhe a base, mas isso não é nada que seja impossível de reverter, ou pelo menos melhorar.

      Recomendo que aproveite essas férias para estudar um pouco a base da matemática, resolva exercícios e mais exercícios e quando achar que estiver bom, resolva mais exercícios, pois uma coisa é certa, só aprendemos matemática praticando e quando digo praticando é praticando muito mesmo.

      Aqui no site você vai encontrar várias dicas para quem quer aprender cálculo e se você segui-las irá obter êxito nessa disciplina assim como eu obtive em calculo I, II e III.

      As dificuldades surgirão é claro, mas você tem o apoio da internet para pesquisar por elas e com certeza terá o meu apoio com meus artigos para lhe ajudar. Logo terei a chance de abordar mais conteúdos de nível superior aqui no blog, graças a ajuda de meus amigos, que em breve completarão o time do VS, para que assim, eu possa tornar o meu sonho uma realidade mais próxima, que é a de fazer a matemática uma disciplina mais querida pelas pessoas e mais fácil de ser compreendida.

      Sei que isso é uma tarefa difícil, mas sinto que não é impossível, e sei que estou indo pelo caminho certo. Espero ter lhe ajudado com sua dúvida, qualquer outra dúvida é só entrar em contato.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  27. Muito bom seu blog, obrigada pelas dicas, sou estudante de Engenharia e sei como essas dicas ajudara muitos calouros!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nádia Salatta!

      É gratificante saber que minhas dicas estão sendo úteis para várias pessoas que visitam este artigo. É comum, agora, receber mensagens nas redes sociais de pessoas me falando que conseguiram passar nas disciplinas de cálculo e que parte desse sucesso veio dos artigos que publiquei aqui no blog. Isso sem dúvidas é animador.

      Desejo a você todo o sucesso em seus estudos. Espero que consiga passar de primeira em todas as disciplinas de cálculo e lembre-se, se tiver dúvidas, entre em contato ou acesse os outros artigos aqui do blog sobre este conteúdo para tirar suas dúvidas.

      Nós do VS teremos o maior prazer em ensinar e tirar suas dúvidas. Um abraço e até breve.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  28. comecei engenharia civil esse ano, e confesso que estou um pouco preocupado com a matéria !! joão vitor oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Vitor!

      Ficar preocupado, ás vezes é bom, isso faz com que você dê mais atenção ao curso que escolheu. Deixo como dica que procure estudar para as disciplinas de sua engenharia sempre com um colega, pois o aprendizado ocorre mais "fácil" e não deixe de utilizar as outras dicas que citei acima. Tenho certeza que elas lhe ajudarão bastante no decorrer de sua engenharia...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  29. Caramba, que incrível !!! Irei iniciar engenharia da computação este ano e já quero me adiantar nessa matéria que amedronta e derruba tantos. Mito obrigado pelas dicas e por disponibilizar tais links.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio quanto ao artigo e por comentar aqui no VS. Sempre que possível irei alimentar esse ambiente com muitas outras dicas e links para quem quer vencer a disciplina de cálculo, então não deixe de conferir e acompanhar o Vivendo entre Símbolos diariamente...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  30. Boa tarde! Estou em dúvida se a faculdade de ciências contábeis tem Cálculo, você poderia me responder? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Recomendo que você acesse o site da universidade onde quer cursar Ciências Contábeis para conferir se a grade curricular desse curso contempla a disciplina de Cálculo. É o mais garantido a se fazer.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  31. Amigo, boa noite! Esse ano eu farei o ENEM e pretendo cursar Engenharia Civil, caso eu passe. Estou com muito medo... O meu ensino médio foi péssimo, tenho muitas dificuldades em matemática e física. Queria muito esse curso, é o meu sonho, mas as dificuldades e os medos estão ganhando, estou quase desistindo. :/
    Será que é possível revisar todos os assuntos de matemática e física nesse curto período? Lembrando que eu tenho que estudar outras disciplinas, o que dificulta mais ainda... Caso eu consiga, será que vai ser suficiente para entrar com uma boa bagagem na universidade? Você tem alguma dica? Estou desesperado! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno!

      Primeira coisa que eu lhe digo é: Fique calmo! É possível estudar sim uma grande quantidade de conteúdo em curto tempo e existem métodos bem eficientes para isso. Um deles que eu costumo usar muito é o método de fichamento (recomendado para disciplinas com muita história e teoria (linguagens e códigos e a área da ciências humanas). Recomendo que estude um pouco sobre isso e ponha em prática essa metodologia de estudo, você vai ganhar tempo para se dedicas as disciplinas mais complicadas (área das exatas) e com isso irá aprender o que necessita no prazo previsto, isso se você realmente se esforçar para isso.

      Com relação ao que você aprende para a faculdade, serei sincero em lhe dizer que hoje, no Brasil, somos ensinados para passar na faculdade e não para permanecer nela, ou seja, o conteúdo que você vê lá vai ser bem diferente do que aprendeu, embora você precise ter alguns conhecimentos do médio para poder seguir com a faculdade, portanto, a dica que eu dou é que você procure aprender e absorver o conteúdo após passar na faculdade, pois você vai ter um direcionamento de o que realmente precisa estudar para aprender um determinado assunto em uma disciplina da faculdade. No mais é isso, espero ter lhe ajudado com essas dicas, qualquer coisa é só entrar em contato ou comentar por aqui novamente.

      Lembre-se: O mais importante agora é se preocupar em passar no ENEM que no seu caso não vai ser fácil pelo fato de você estar visando uma engenharia, então estude, estude, estude, estude, estude, estude, estude e quando tiver um tempinho livre estude novamente...

      Boa sorte.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  32. Bom dia Romirys .

    Vou iniciar agora meu curso de engenharia, pois na grade possui calculo 1 e 2 .
    Essas dicas e com os livros que indicou serve para o calculo 2 ?
    E pra finalizar onde se dar aula particulares e o valor ?
    Obg
    att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      As dicas servem para qualquer disciplina da faculdade, já os livros existem alguns (volume único) que servem para cálculo I, II e III. Quanto as aulas particulares, sinto muito, mas não sei informar quem poderia lhe dar essas aulas e por quanto sairiam. Deixo como dica que você assista a vídeo aulas, elas são gratuitas e, geralmente, possuem uma explicação bem clara do assunto de cálculo...

      Espero ter ajudado com suas dúvidas, um grande abraço e até breve!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  33. Qual conselho vc daría para uma estudante de engenharia naval, que teve um ensino médio precário, que vai ver cálculo 1 nesse semestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Cara eu gosto de ser bem sincero com meus leitores. O que posso dizer a você a princípio é que você vai ter muitas dificuldades com essa disciplina, muitas mesmo, porém isso não quer dizer que você não consiga passar. Eu digo isso por experiência própria, conheço pessoas que mal sabem resolver uma equação do segundo grau e passaram nas disciplinas de Cálculo I, II e III com minha ajuda em minha cidade.

      O que eu digo a você é: preste atenção em tudo o que seu professor diz, se você não entendeu, pergunte até que você entenda, busque ajuda com seus amigos que entendem mais do assunto e acima de tudo, nuca diga que você não vai conseguir, pois todos nós somos capazes de aprender. Eu aprendi, por que você não aprenderia também ???

      Siga as dicas que já citei em alguns comentários acima de rever conteúdos básicos de pre-requisito para cálculo isso vai lhe ajudar muito.

      Sinta-se a vontade para entrar em contato com nossa equipe por meio do e-mail: contato@vivendoentresimbolos.com para tirar algumas dúvidas em específico que forem surgindo. Faremos o possível para ajudar sempre o mais breve possível. Caso não precise de respostas mais imediatas visite o Brainly e acesse guia de matemática lá você posta suas dúvidas e é respondido por professores renomados. O link desse site se encontra na barra lateral direita aqui do blog.

      No mais é isso que posso dizer a você. Espero que lhe ajude e qualquer coisa já sabe, não hesite em entrar em contato ou deixar mais comentários aqui no blog, ajudaremos sempre que possível...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  34. Certo, Romirys, muito obrigado, mas o que eu faço com os assuntos de funções, trigonometria, geometria analítica e alguns outros que não são tão comuns no ENEM. Como o tempo é curto, me dedico aos que caem mais, ou estudos esses também? Não são comuns no ENEM, mas é uma boa parte da base pra Calculo I, não é?
    Mais uma vez, obrigado! Me ajudou muito na outra resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno!

      Como você mesmo observou é muito conteúdo para pouco tempo, então o que eu recomendo a você é que estude os conteúdos necessários para passar no ENEM em sua engenharia e só então depois que você passar, e eu sei que vai passar, você poderá se dedicar mais aos demais conteúdos que são cobrados em cálculo I.

      Espero mais uma vez ter lhe ajudado com suas dúvidas. Qualquer coisa é só entrar em contato. Um abraço e até breve.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  35. Ola´,gostei muito do seu site e das dicas que você deu.Mais preciso de um conselho.
    Eu terminei o ensino médio no fim do ano passado normalmente sem notas ruins.Mas sempre fui de escola publica e ainda por cima estudei no período noturno no terceiro colegial.E eu prestei dois vestibulares um na unesp para elétrica e fiquei para suplente e em uma faculdade aqui na minha cidade e eu fiquei entre os 10 primeiros.E não sei se devo começar a cursar agora ou não.Eu sempre me dei bem em matemática na escola mas sei que na engenharia elétrica é bem mais complicado mesmo eu gostando da área e já tendo feito curso técnico.E pra piorar minha situação mesmo eu tendo uma nota razoavel no ENEM meus pais não querem que eu utilize o FIES porque irei terminar o curso completamente endividado e por isso eles que iriam se esforçar e bancar o curso e isso me faz sentir com medo de levar alguma DP. o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O conselho que eu posso lhe dar é que siga seu coração! Faça como eu fiz, eu não me importei com o que as pessoas a minha volta me diziam, por mais que elas falassem que vida de professor é isso ou aquilo, eu cursei licenciatura em matemática por que gosto disso. Hoje em dia sou muito respeitado em minha cidade por isso e ainda por cima pelos meus pais que também eram contra na época.

      Se você gosta de matemática, encontrará um meio de se sair bem nessa engenharia e terminá-la com sucesso. Lembre-se o futuro é resultado do que você faz no presente, então esforce-se para ser um ótimo profissional ao final de sua graduação e não terá problemas com o FIES ou programas de auxílio do tipo.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  36. Olá, Romirys!

    Primeiramente, parabéns pelo seu blog, inclusive pela sua publicação. Estou no 1º semestre de Eng. de Produção e já peguei a matéria de Cálculo de cara. Infelizmente não consigo acessar o site que você indicou.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz Holanda!

      Infelizmente este link costuma sair do "ar" ás vezes mas depois de alguns dias ele costuma voltar a funcionar normalmente, então recomendo que dentro de alguns dias faça o teste novamente, caso ainda esteja com problemas para acessar este link irei pesquisar em meu acervo de links um novo material para indicar neste artigo ou até mesmo fazer uma segunda edição para nova dicas para essa disciplina.

      Espero ter ajudado!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  37. Olá, Romirys! Tudo bom?
    Estou cursando o segundo ano do ensino médio e sempre achei que fosse de humanas, pelo menos até sair do ensino fundamental e perceber que me interesso mais pelas exatas. De um tempo para cá, me interessei pela Engenharia de Produção e apesar da quantidade de cálculos me assustar (bastante), creio que essa seria minha profissão ideal. Não sou a melhor de todas em matemática, acha que eu deveria pensar a respeito de outro curso que envolva mais teoria?
    Aliás, tentei acessar o link que você postou e não abriu aqui. Existe algum outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iasmin!

      Em minha opinião penso que você deve permanecer no curso que você mais se identifica, pois ele representa a profissão que você irá seguir ao concluí-lo e creio que você não irá gostar se escolher um curso que exija menos cálculo mas que não lhe agrade para ser sua profissão no futuro...

      Com relação ao link, estou procurando um novo, com mais instruções e dicas para indicar no lugar deste. Em breve atualizarei este artigo. Obrigado por comentar e participar do blog. Bons estudos!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  38. Olá! Estou tentando acessar o link para as perguntas frequentes dos alunos que estão tentando aprender cálculo 1 e não consigo. Será que a página saiu do ar? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O link está quebrado mas já estou providenciando uma solução para isso. Em breve colocarei um novo link no lugar deste com suporte parecido com o que havia disponibilizado no link anterior.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  39. Ótimo Blog, irei cursar engenharia mecânica agora no segundo semestre. Tenho 27 anos e terminei os estudos há um bom tempo, sempre gostei de exatas, mas nunca fui muito bom, ficava na média 6,5 / 7. Por ter terminado os estudos ha muito tempo e não ser tão bom em matematica, terei muitas dificuldades? Lembrando que eu trabalho e não disponho de muito tempo para os estudos, mas sempre que sobra um tempo dou uma estudada, estou estudando com as aulas do Nerckie, vc conhece o trabalho dele? recomenda outro que possa me ajudar mais? Obrigado e Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Respondendo a primeira pergunta, sim, você terá dificuldades com essa disciplina. Então a primeira dica que lhe dou é: Estude, sempre que puder, e nos momentos que tiver livre para estudar. Você vai precisar bastante.

      Respondendo a segunda pergunta, você pode estudar com o curso de Cálculo do Matemática Rio ministrado pelo professor Rafael Procópio. Ele é bem didático e fácil de compreender. Tenho certeza que você vai gostar.

      Espero ter lhe ajudado.
      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  40. Essa matéria é realmente assustadora, vários amigos meus já abandonaram a faculdade. Mais creio que sem esforços bons resultados não serão conquistados. Obrigado pela divulgação, ajudou muito..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Ter força de vontade é a base para alcançar nossos objetivos. Obrigado por comentar e participar da discussão sobre essa disciplina aqui no blog. Sua interação é muito importante para o crescimento deste ambiente educacional.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  41. Eu faço Calculo I na faculdade e devido ao fato de querer trocar o meu curso, prestarei o vestibular novamente, algumas coisas dentro da matéria de Cálculo resolvem mais facilmente exercícios de matemática do vestibular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não, visto que, os conteúdos que aprendemos nessa disciplina são de nível superior e os vestibulares, em geral, são compostos de questões de nível médio. Mas isso não quer dizer que não possamos usar alguns conceitos aprendidos nessa disciplina para nos ajudar na hora de realizarmos uma prova de vestibular.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  42. Olá, pretendo fazer Eng.Mecânica e me considero bom em exatas, mas venho de escola pública...
    Vi as questões mas não entendi NADA!!! é notório que não tenho conhecimentos prévios, por isso, gostaria de saber se dá para aprender sem saber sequer como começar. Ademais, é preciso ter dom para ser engenheiro? Vou ter dificuldades na universidade por ingressar sem entender conceitos deveras complexos? posso ficar bom em cálculo sem saber nada a respeito? Como eu faço para assimilar tais conteúdos?
    Desculpe por tantas perguntas. Desde já, grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Primeiro de tudo você precisa ter a força de vontade para querer aprender esse conteúdo, pois sem esforço você não irá conseguir. Segundo, é recomendável você começar a estudar o básico da matemática para ter uma noção prévia do que virá pela frente nessa disciplina de cálculo. Depois de feito isso, lhe aconselho a procurar estudar os conteúdos de pré-cálculo, ou seja, seus pré-requisitos. O site do Vestibulandia (do professor Nerckie) e do Matemática Rio (do professor Rafael Procopio) podem lhe oferecer esses conteúdos em ordem, com vídeo aulas, gratuitamente e bem didáticos. Por fim, você deve se aventurar nessa disciplina começando pelo básico que é a noção de limites e seguindo em frente de acordo com que os livros indicam.

      Recomendo que leia o artigo os melhores livros de cálculo aqui do blog para saber quais deles usar para estudar e aproveite para estudar com nosso curso gratuito de como aprender cálculo I. Recomendo também o curso de cálculo do Matemática Rio que é bem didático e é todo feito em vídeo aulas.

      Espero ter lhe ajudado com suas dúvidas, um grande abraço e até breve.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  43. Cara vc é fera pretendo cursar ciencias da computação no ano que vem, e tem muito calculo suas dicas e o material que vc esta disponibilizando irá facilitar e muitooo a minha vida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se Deus quiser, vai dar tudo certo com seu curso de Ciências da Computação. Estude bastante e aproveite as dicas que estou disponibilizando aqui no blog, pois tenho certeza que irá se dar muito bem com a disciplina de Cálculo. Ah! Obrigado pelos elogios a minha pessoa.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  44. Olá
    Eu estou muito mal em calculo e preciso de uma ajuda extra alem de materiais, voce da aula particular?Se dá, em qual regiao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo!

      Infelizmente não tenho disponibilidade para dar aulas particulares de cálculo. O máximo que posso oferecer são minhas aulas do curso que estou lançando e as dicas que venho compartilhando em meu site. Espero que isso já possa ser útil para lhe ajudar com essa disciplina. Mas não desista por causa disso, certo?

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  45. Obrigado pelas dicas ,Romirys Cavalcante excelente trabalho e parabéns pela iniciativa, estas informações abriram a minha mente para cálculos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Instrutor de Altura!

      Fico feliz em saber que contribui de alguma forma com seu aprendizado e com sua visão para a disciplina de cálculo. Um grande abraço, bons estudos e até breve!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  46. Muito Bom, aumentou muito a minha motivaçao. Confesso nao ser boa em cálculos, tenho varias dificuldades... Mas quero muito aprender! estou no segundo periodo de eng civil.

    obrigada
    att
    Geizianne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geizianne!

      Fico feliz em saber que consegui motivá-la com essa disciplina. Só o fato de você querer aprender já é um passo enorme rumo a conquista de seus objetivos. Acredito que irá passar por essa disciplina e aprender muito com ela. Não desanime, estude bastante e tenha muito sucesso em sua vida. Um grande abraço e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  47. Eu faço o curso de Sistemas de Informação, e confesso que tô quase desistindo do curso, muito pelos cálculos D:
    #forçadevontade #estudaquepassa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Éricles Ferreira!

      Não desanime. Ter força de vontade é muito importante para poder vencer esses desafios com relação aos cálculos que nos deparamos na faculdade. Acredite mais em você e verá que irá conseguir superar tudo isso. Mas não esqueça de estudar muito e não desanimar. Bons estudos, sucesso em sua vida e até breve!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  48. Bom dia, o site das 33 perguntas eu não achei as respostas, onde encontro°?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorranne Cristine!

      Basta você clicar em cima de cada uma das perguntas que irá abrir uma janela em uma nova guia do seu navegador com a resposta da pergunta que você clicou. Espero ter esclarecido a sua dúvida. Um grande abraço e até breve!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  49. Olá, Romirys bom dia!
    Irei cursar Engenharia de Produção agora no 1° semestre. Tenho 21 anos, mas estou muito preocupado vai ter muitos cálculos.. Eu sou deficiente auditivo.

    Atenciosamente!

    Joilson Gonçalves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joilson Gonçalves!

      Serei sincero com você. Toda área de Engenharia requer muitos cálculos, ainda mais Engenharia de produção. Acredito que seja um pouco complicado sim, ainda mais no seu caso por você ser deficiente auditivo, mas acredito que se você se esforçar irá terminar sua graduação sem muitos problemas e com um ótimo desempenho, afinal de contas, ter força de vontade em aprender é o suficiente para conseguir. Conheço pessoas que são cegas e aprenderam Cálculo I, II e III com ajuda de um objeto chamado Multiplano, então por que você não aprenderia? Lembre-se, dificuldades sempre vão existir, não por que você não ouve, mas por que ninguém sabe tudo, logo, todos um dia sentiram alguma dificuldade em aprender algo, mas cabe a nós decidirmos se vamos desistir de lutar ou se vamos persistir em nossos sonhos até alcançá-los. Obrigado por estudar com o blog Vivendo entre Símbolos.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  50. ola romirys eu estou no 1 semestre de engenharia civil e eu vim de escola publica minha base e bem ruim todavia eu consigo resolver contas bem complexas quando eu me dedico nao sei se e apenas inseguanca tentei ja estudar tudo de novo todo conteudo do fundamental mais e bem cansativo por que a maioria das coisas eu ja sei e fica bem chato nao sei o que fazer eu sempre acho que esta faltando alguma coisa que eu preciso melhorar minha base tenho vc acha que se eu estudar pre calculo a fundo eu vou conseguir mais seguranca para estudar calculo obrigado suas dicas e seus saites ja me ajudam bastante me dao mais seguranca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna Paulino!

      Já dizia o grande físico Albert Einstein: "Ninguém compreende o difícil sem ser mestre no fácil". Eu gosto de me basear muito no que dizia Einstein, ou seja, acredito que se você estudar os conteúdos de pré-cálculo com certeza sentirá mais facilidade quando se deparar com a disciplina Cálculo I, II e III na faculdade. Digo isso por experiência própria, pois quando cursei Cálculo I, II e III, já sabia todos os conteúdos de Pré-Cálculo e não tive muitas dificuldades com essa disciplina na faculdade. Desejo bons estudos a você e fico feliz em saber que minhas dicas estão lhe ajudando com seus estudos. Obrigado pelo elogio um abraço e até breve.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  51. Olá Professor Romiyrs.

    Muito obrigado pela suas dicas. No meu caso eu tenho 27 anos e tive oportunidade de retornar meus estudos o ano passado através de um cursinho pré vestibular mantido pela Unesp
    Gosto de exatas, mas confesso que não tenho ainda uma base sólida do ensino médio
    Sempre gostei muito de pesquisa e optei pelo curso de ciências atmosférica da Unesp do campus de Bauru que possui uma base do Ipmet . Devido a pouca concorrência do curso eu acabei sendo aprovado. Você como Professor acredita que o melhor seria eu estudar mais um tempo até melhorar minha base em exatas ou devo arriscar e já começar a fazer a faculdade? Abraços e muito obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Oliveira!

      Acredito que você deva arriscar e começar a faculdade, pois no decorrer do tempo você vai conseguir relembrar os assuntos necessários para utilizar nas cadeiras e concluir a faculdade, digo isso por que tinha colegas na minha graduação que tinham um base muito precária em matemática e mesmo assim com muita dedicação conseguiram concluir a faculdade.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  52. Esse site é perfeito, parabéns Romirys Cavalcante pela sua dedicação e empenho mas principalmente por seu altruísmo, o mundo precisa de mais pessoas como você que ajuda quem precisa, com certeza tem muita gente saindo de uns perrengues por sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dowloader!

      Sou muito grato por todo esses elogios. Fico muito feliz em saber que estou ajudando as pessoas com o pouco que sei de matemática esse, sem dúvidas, é um dos meus maiores sonhos. Obrigado pelas belas palavras isso me motiva a querer continuar cada vez mais confiante com esse projeto com a certeza de que estou indo no caminho certo.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  53. Olá Romirys!

    Antes de tudo, obrigada por ser bastante atencioso e responder aos comentários dos leitores. Vou iniciar Engenharia Civil esse ano e confesso que estou bastante ansiosa pra saber como vou lidar com as matérias de cálculo... Tenho alguns amigos que cursaram Cálculo 1, 2 e 3 e já sei, mais ou menos, o que me espera! Além de tudo, vou ter que mudar de estado para cursar a universidade e me virar sozinha kkk Mas já me sinto grata por ter pessoas na internet que estam sempre dispostos a ajudar, assim como você! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brígida Diniz!

      É um grande prazer poder contribuir com seu aprendizado. Obrigado pelas belas palavras de agradecimento, isso me deixa muito feliz e com a certeza de que estou seguindo no caminho certo com o meu site. Um grande abraço, bons estudos e até breve.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  54. gostei das dicas, vao me ajudar bastante...meu primeiro ano de faculdade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heitor Castro!

      É um prazer poder ajudar nos seus estudos com essas dicas, obrigado pela participação aqui no site. Um grande abraço, bons estudos e até breve.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  55. Olá, queria saber quais são os pré-cálculos que mais caem em cálculos 1, 2, 3 e 4, para que eu possa revisar melhor os conteúdos antes de iniciar o curso na faculdade.Só sei que a que mais aparece são funções, mas que não é a unica. Obrigado pelas dicas abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estude por:

      - Funções (todas)
      - Trigonometria
      - Polinômio
      - Equações
      - Geometria Plana e Espacial
      - Estatística e Probabilidade

      Esses são os conteúdos que, a princípio, você precisará, no mínimo, dominar para se dar bem nas cadeiras de cálculo nas universidades. Espero ter ajudado com sua dúvida. Um grande abraço, bons estudos e até breve.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  56. eu estou no primeiro periodo de engenharia...estou estudando derivadas..fui legal em funçoes e bem em limites, estou meio enrolado em derivadas trigonometricas, mas acompanho bastantes video aulas e estudo no guidrizzi(livro mt booom)..vc tem alguma dica pra me dar pra mim ir bem mesmo em derivadas..???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heitor!

      A dica que eu dou é que você precisa dominar funções e fatoração de polinômios e, com certeza, gráficos. Esses são os principais conteúdos que você precisa saber para se dar bem em derivadas. Espero ter ajudado com sua dúvida.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  57. Respostas
    1. Olá Dhiego Borges, é um prazer ajudar com seus estudos!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  58. Estou indo estudar engenharia mecânica em Portugal no mês que vem e, assim como um outro colega falou por aqui, tive um ensino médio fraco na área de exatas, apesar de ter me saído bem no Enem. Alunos que já estão lá me falaram que o ensino de exatas no Algarve é de fato muito exigente, portanto, quero revisar e aprofundar alguns conteúdos antes de deixar o Brasil. As suas dicas, bem como os comentários dos leitores e as suas respostas já me deram um norte a seguir. Parabéns e muito obrigado pela publicação de qualidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Victor Gonçalves!

      Eu fico muito feliz em saber que estou colaborando com o seu aprendizado. Seu comentário me motiva ainda mais a continuar com esse projeto de manter um blog na web para ajudar as pessoas com a disciplina de matemática. Muito obrigado pelos elogios, um grande abraço, bons estudos e até a próxima.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  59. Obrigado por suas dicas,vai me ajudar bastante.
    Tenho Esso disciplina na próxima aula da faculdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico muito feliz em contribuir com seu aprendizado, um grande abraço, bons estudos e até a próxima.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  60. ja baixei os livros indicados.
    irei começar curso a de engenharia mecanica e com certeza isso ira me ajudar.
    muito obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean Valmeri!

      Fico muito feliz em poder contribuir com seu aprendizado, obrigado pelos elogios com relação as dicas, um grande abraço, bons estudos e até a próxima.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  61. Estou com a matricula trancada em engenharia mecânica. Estive pra voltar este ano . Tive um segundo grau ruim não foquei em cálculo pois tinha planos de cursar informática. História. Comunicação e por último engenharia mecânica. Então hoje eu fiz alguns curso na área de mecânica e é o q eu quero fazer . Se alguém quiser me ajudar pq pretendo voltar no meio do ano meu whats 024 981113370 desde já agradeço Gean Henrrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gean!

      Força de vontade você já tem, somente pelo fato de já estar procurando meios para poder aprender mais sobre a matemática. Esse é o caminho certo para quem quer ter sucesso na vida, por isso eu digo que você continue com esse foco sempre em mente. Um grande abraço, sucesso na sua vida, bons estudos e até a próxima.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  62. Olá, Romirys!

    Excelentes dicas. O blog está ótimo!

    No meu caso, o que ajudou muito foi os grupos de estudos. Quando mais ensinamos, mais pesquisamos e mais aprendemos.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edigley!

      Obrigado pelos elogios quanto as dicas e quanto ao blog. Você sabe, melhor do que ninguém, que grande parte do crescimento do meu blog é devido a sua grande ajuda. Com relação a dica, também sou a favor dessa "teoria" de que quanto mais ensinamos mais aprendemos, por que pesquisamos bem mais. Obrigado pela participação!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  63. Respostas
    1. Olá llleide!

      É um prazer poder contribuir com seus estudos!
      Um grande abraço e até a próxima.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir

Todos os direitos reservados à Vivendo entre Símbolos © 2012 - 2019
Criado com Blogger e Personalizado por Edigley Alexandre

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.