Top Ad unit 728 × 90

Equação Fácil - A sua primeira aula sobre equações deveria ser assim!

A origem do sinal de adição

Vamos conhecer um pouco sobre a história de como surgiu o tão usado sinal de adição (+) na matemática. Você vai descobrir que nem sempre o sinal de adição foi da maneira que conhecemos hoje e que no início ele não era utilizado diretamente em equações. Ficou curioso para saber mais sobre isso não é mesmo? Continue lendo e saiba mais sobre a origem do sinal de adição. 


A matemática é repleta de símbolos e cada um deles possui seus significados e funções. O interessante disso tudo é saber que cada símbolo que é utilizado na matemática possui a sua história, ou seja, cada um possui a sua explicação para ter surgido e estar sendo usado até hoje.

Nesta publicação irei mostrar um pouco da história de como surgiu o símbolo da adição e vou tentar mostrar a você o por que do símbolo da adição ser esse aqui "+". 

Um pouco de história:

Inicialmente o sinal de adição não era utilizado em operações algébricas e sim na matemática financeira. Era utilizado para representar o excesso em operações comerciais. Era representado pela letra "p" que era a letra inicial da palavra em latim "plus" que significa "está em excesso". Com o passar dos tempos e com as transformações da escrita na matemática a letra "p" foi substituída pelo sinal de "+" que conhecemos hoje. 

Você deve estar se perguntando como uma letra "p" se transforma em um sinal de "+" sendo que eles não tem muita semelhança entre si... 


Se você está pensando nisso aconselho que continue lendo pois irei explicar agora o motivo para o sinal "+" ter sido escolhido para representar a adição.



O matemático alemão Michael Stifel foi quem primeiro utilizou o sinal de "+" para indicar adições algébricas segundo historiadores. Antes de empregar esse símbolos em seus cálculos ele usava a palavra também latina "et" que significa "e" que na matemática quer dizer adição. 

Por exemplo: para representar a adição de 3 + 2 ele escrevia:

3 et 2

Com o passar dos tempos a letra "e" da palavra "et" foi removida e Stifel passou a representar as adições apenas pela letra " t ". Note que a letra "t" nos lembra um pouco o sinal "+" você não acha? É por isso que o sinal que conhecemos hoje para a adição é este aqui "+" pois com o passar do tempo a escrita da letra "t" nas equações foi tomando essa forma que ficou fixa até os dias de hoje. Veja uma imagem para melhor compreender o que acabei de falar. 


Com essa imagem podemos perceber claramente como surgiu esse simbolo "+" na adição. Espero que tenha gostado dessa publicação de hoje, um grande abraço, comente se possível e até a próxima... 
A origem do sinal de adição Reviewed by Romirys Cavalcante on 19.3.13 Rating: 5

18 comentários:

  1. Nossa!! Muito legal a história do símbolo da adição!! Eu nunca havia nem mesmo me perguntado de onde vinha o símbolo! Hahahaha Parabéns pelo post!! Adorei!! Aliás, seu blog ta cada vez melhor!! Parabéns mesmo e até a próxima!!
    http://amoreoxigenio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Thuane os símbolos matemáticos possuem histórias bem interessantes e espero mostrar a grande maioria dessas histórias de agora em diante aqui no blog sempre que possível. Você sabe que eu adoro as suas visitas aqui no Vivendo entre Símbolos. Sinta-se convidada a vir mais vezes por aqui e sempre que quiser. Um grande abraço e até a próxima Thuane... A propósito não é só o meu blog que tá evoluindo mas também o seu viu... Andei visitando seu blog e amei as novidades tanto com relação ao visual como em relação as matérias, você tá de parabéns viu continue assim que seu blog ainda vai muito longe viu...

      Excluir
    2. Obrigado pelo artigo,estudamos no 5 ano.Em uma escola estadual de Blumenau,nós alunos e a professora gostamos da pesquisa,um abraço.

      Excluir
    3. É sempre um prazer ajudar na construção do conhecimento em matemática de mais pessoas... Fico feliz que tenha gostado da publicação e até comentado... Um grande abraço e até a próxima...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  2. Aêêê... sugestão minha! - Vivendo entre Símbolos, ---- #símbolos!!! ---- Aguardando mais SIMBOLS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charles eu só tenho a agradecer as suas maravilhosas sugestões que você me deu... Tava sem ideia e você tocou num assunto bem bacana sobre a origem dos símbolos... Espero que esse seja o primeiro de vários artigos sobre as histórias dos símbolos matemáticos que virão pela frente nas próximas publicações aqui no blog... Aguarde que em breve existirão mais símbolos sendo abordados aqui no blog.

      Excluir
  3. Boa noite, carissímo Romirys,
    Parabéns pelo trabalho desenvolvido em seu blog, mas como sugestão veja a possibilidade de citar as fontes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Nailton... Você tem razão seria melhor eu citar as fontes no final dessa publicação... Farei agora mesmo... Obrigado pela dica... Um grande abraço e até a próxima!!!

      Excluir
  4. lembrava que o simbolo para a adição era era mais "cumprido" nas laterais, para ver o q quero dizer, olhe o site:
    http://obaricentrodamente.blogspot.com.br/2012/09/de-onde-vieram-os-simbolos.html

    o proprio Stifel usava o simbolo assim, como pode ser visto na pagina do seu livro "Arithmetica Integra (1544), p. 225" (http://pt.goldenmap.com/Michael_Stifel#), sera que estou certo?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa era uma das formas com que se representavam o sinal de adição... Mas você tem razão sim... Ele era comprido em alguns livros... Obrigado pelo comentário... Volte sempre e sinta-se a vontade para expor mais vezes sua opinião por aqui no blog Vivendo entre Símbolos...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
    2. obrigado por responder tão rápido!
      Muito sucesso para seu blog!!!

      Excluir
    3. Eu é que agradeço sua participação por aqui...
      Um grande abraço e até a próxima...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  5. você fez bem explicado obrigado do gustavo da 5ºsérie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo, valeu pelo comentário... É bom saber que esta publicação está sendo útil para você e seus colegas da escola... Visite mais vezes o blog se puder... Um grande abraço e até a próxima...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  6. muito obrigado pela explicação da adição moramos em blumenau, um abraço do aluno do 5 ano
    da escola lothar krieck

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado você e seus colegas da escola em Blumenau... Um grande abraço e até breve...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  7. Show!!! Morria e não sabia dessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Obrigado por interagir nesta publicação. Volte sempre!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir

Todos os direitos reservados à Vivendo entre Símbolos © 2012 - 2019
Criado com Blogger e Personalizado por Edigley Alexandre

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.