Medidas de tendência central: média, moda e mediana
Quando alguém afirma que a temperatura média, ontem, de sua cidade, foi de 20°C, todo o conjunto de temperaturas de ontem foi representado por um único valor que, nesse caso, foi a média aritmética dessas temperaturas. A média aritmética é uma das medidas de tendência central que abordaremos nessa publicação.
As medidas de tendência central são utilizadas para caracterizar um conjunto de valores, representando-o adequadamente. A denominação “medida de tendência central”, que você viu no título dessa postagem, se deve ao fato de que, por ser uma medida que caracteriza um conjunto, tenderá a estar no meio dos valores. Além da média aritmética, iremos aprender, nessa publicação, também sobre a mediana e a moda.
Média Aritmética
$$ m.a.=\frac { 1+2+3+4+5 }{ 5 } \\ m.a.=\frac { 15 }{ 5 } \\ m.a.=3 $$
Se considerarmos um conjunto de valores ${ x }_{ 1 },{ x }_{ 2 },{ x }_{ 3 },{ x }_{ 4 },{ \dots ,x }_{ n }$. A média aritmética dos valores desse conjunto é dada por:$$ m.a.=\frac { { x }_{ 1 }+{ x }_{ 2 }+{ x }_{ 3 }+{ x }_{ 4 }+{ \dots +x }_{ n } }{ n } $$
Moda
O termo “moda” foi utilizado pela primeira vez em 1895 por Karl Pearson (1857-1936), possivelmente em referência ao seu significado usual. Embora a palavra “moda” possa estar relacionada a desfiles e roupas em geral, em um sentido mais amplo, significa uma ação, uma atitude ou um pensamento que é mais praticado ou frequente.
Para ilustrar esse amplo conceito, iremos supor um exemplo, onde foi feita uma pesquisa sobre a preferência de um grupo de alunos em relação ao curso superior que desejariam cursar ao passar no vestibular, veja:
Para ilustrar esse amplo conceito, iremos supor um exemplo, onde foi feita uma pesquisa sobre a preferência de um grupo de alunos em relação ao curso superior que desejariam cursar ao passar no vestibular, veja:
A resposta é sim, existe um curso mais citado. Esse curso mais citado foi o de Engenharia (citado duas vezes), os demais foram citados apenas uma vez. Por isso, a opção “Engenharia” é a moda desse conjunto, o valor dominante ou valor típico nesse grupo. De acordo com o conceito podemos deduzir que a moda é sempre o valor mais frequente em um conjunto de dados.
Observe alguns exemplos:
Considere um conjunto $P=\{ 3,6,8,5,3,4,7\} $. Nesse exemplo é fácil perceber que a moda é igual a $3$, pois este valor é o mais frequente neste conjunto, ou seja, o número $3$ foi o único que apareceu mais vezes dentre os demais números do conjunto $P$.Considere um conjunto $Q=\{ 1,2,4,5,7,8,9,3\} $. Note que nesse exemplo nenhum número se repete mais de uma vez no conjunto $Q$, portanto dizemos que esse conjunto não possui moda ou, em outras palavras, chamamos ele de Amodal.
Classificações da moda:
É importante que você saiba que a moda, em um conjunto, pode assumir quatro classificações possíveis. A seguir irei apresentar essas classificações e suas principais características:
# Amodal, quando não existe moda.
Exemplo: $A=\{ 7,5,4,8,3\} $
Exemplo: $A=\{ 7,5,4,8,3\} $
# Unimodal, quando há apenas uma única moda.
Exemplo: $B=\{8,6,8,5,1,4,7,8\} $
# Bimodal, quando há exatamente duas modas.
Exemplo: $C=\{8,6,4,5,1,15,4,7,8\} $
# Multimodal, quando há três ou mais modas.
Exemplo: $D=\{9,1,8,5,1,4,8,5,7,12\} $
Importante:
A moda pode ser utilizada para representar tanto um conjunto de dados numéricos como um conjunto de dados nominais. Por exemplo, quando eu comecei a falar sobre a moda, nessa publicação, perguntei qual curso tinha se destacado entre os demais naquela pesquisa e foi até o curso de engenharia que mais se destacou certo? Pois bem, aquele conjunto formado pelos nomes dos cursos é um exemplo de conjunto nominal, ou seja, um conjunto formado apenas por nomes.Mediana
Mediana é uma medida de tendência central que tem a característica de dividir um conjunto ao meio. Isto é, a mediana de um conjunto o separa em duas partes de modo que 50% dos valores sejam menores que ela e 50% dos valores sejam maiores que ela, ou seja, em um conjunto onde seus elementos estão dispostos em ordem crescente ou decrescente a mediana é o termo central desse conjunto ou o elemento que está bem no meio.
Por exemplo: Considere um conjunto A, tal que: $A=\{6,4,2,7,8,4\} $. Em primeiro lugar colocamos esse conjunto em ordem crescente ou decrescente, tanto faz. Geralmente costumo colocar sempre na ordem crescente para melhor entendimento do assunto. Logo o conjunto $A$ ficará da seguinte maneira:
$$ A=\{2,4,4,6,7,8\} $$
Note que essa sequencia é formada por um número par de termos, ou seja, por seis termos. Portanto existem dois termos centrais: os que ocupam a 3ª e 4ª posições. Logo qualquer valor que se encontre entre esses dois termos, no caso, o $4$ e o $6$, pode dividir o conjunto em duas partes com a mesma quantidade de elementos. Porém, de acordo com a própria definição, nesses casos em que o conjunto apresenta dois termos centrais, consideramos a média aritmética entre esses dois termos para ser o termo central, ou seja, no nosso caso devemos somar os dois termos centrais $4 + 6 = 10$ e dividir o resultado por $2$, assim obteremos o valor $5$ como resposta para o termo central do conjunto $A$.
Lembre-se:
Lembre-se:
Quando há um número ímpar de termos em um conjunto, existirá um único termo central. Nesses casos a mediana será o próprio termo central, sem dificuldades.
Exemplo: Considerando um conjunto $B=\{5,7,9,1,2,2,6\} $ determinar a mediana desse conjunto. Primeiro devemos organizar esse conjunto em ordem crescente ou decrescente, conforme a sua preferência. Em ordem crescente o conjunto ficaria assim:
$$ B=\{1,2,2,5,6,7,9\} $$
Nesse caso o termo central é o que se encontra na 4ª posição, ou seja, o número $5$. Dizemos então que o número $5$ é a mediana desse conjunto pois é ele que se encontra bem no centro dele.
Importante:
Para obter a mediana de um conjunto de dados, devemos sempre ordenar esse conjunto. A ordem pode ser crescente ou decrescente, como eu já disse, tanto faz. Se o conjunto tiver um número ímpar de termos, a mediana é o próprio termo central. Caso o conjunto tenha um número par de termos, a mediana será a média aritmética dos dois termos centrais.Conclusão:
Estamos chegando ao fim de mais um artigo aqui no Vivendo entre Símbolos, espero ter esclarecido suas dúvidas sobre as medidas de tendencia centrais e suas principais características. Não pense que essas três são as únicas medidas de tendencia centrais que existem. Em breve estarei publicando artigos que irão focar nas demais medidas de tendência central que não foram mencionadas nesse artigo. Um grande abraço, obrigado pela leitura, bons estudos e até a próxima.
Medidas de tendência central: média, moda e mediana
Reviewed by Romirys Cavalcante
on
22.8.12
Rating:
Caríssimo Romirys, aconselho fazer uma analise do tópico "
ResponderExcluir1. Um conjunto pode haver quatro tipos de modas. São elas:" Entendo que em um conjunto não posso haver quatro tipo de moda, mas a moda em relação ao um conjunto ela pode assumir a quatro condições por ti descritas.
Hummm... Tem toda razão José Nailton Martins de Sousa, realmente cometi um pequeno deslize com esse tópico, mas não se preocupe, já estou ajeitando esse erro... Pronto!!! A matéria agora está revista e corrigida !!! Espero que tenha gostado dessa publicação!!! Até a próxima e muito obrigado novamente pelo conselho José Nailton... Graças a você pude melhorar a minha publicação que por sinal, hoje, é a mais acessada neste blog...
ExcluirBoa noite Romirys, adorei essa matéria agora aprendi o que é moda e mediana, média eu já sabia. muitto obrigada ! Se or possivel gostaria que me desse um macete sobre probalilidade, pois eu não consigo e tenho medo que seja cobado no enem e eu o voando.
Excluiracho que só uma dica e eu aprendo.
ficarei grata
Olá, poderia especificar mais sua pergunta quanto ao macete em probabilidade? Probabilidade é um assunto extenso com muitas coisas a se aprender, se você puder dizer em que devo focar para lhe dar um macete eu ajudaria com todo prazer. Caso seja sobre a probabilidade em geral, é só aguardar um pouquinho pois em breve estarei publicando algo a respeito desse conteúdo no blog.
ExcluirObrigado por comentar, um grande abraço e até a próxima...
Att. Romirys Cavalcante
Amei, com as apostilhas da professora e sua explicação consegui entender, obrigada! \õ/
ResponderExcluirFico muito feliz em saber que contribui para que fosse capaz de aprender essa matéria... Obrigado a você por ter visitado o meu blog... Espero que tenha gostado dele e que volte mais vezes por aqui... Abraços e até a próxima!!!
ExcluirGostei muito,aprendi bastante...
ResponderExcluirQue bom que gostou dessa publicação Andreza, espero que volte mais vezes, um abraço e até a próxima ^^
ExcluirEu acho que a matéria foi muitíssimo boa e foi uma honra aprender convosco aqui obrigado a todos
ExcluirOlá!
ExcluirFoi um prazer poder contribuir com o seu aprendizado.
Att. Romirys Cavalcante
muito bom
ResponderExcluirAgradeço, obrigado por visitar e comentar em meu blog... Volte mais vezes, sempre que precisar...
ExcluirAbraços e até a próxima !!!!!
Maravilhoso, o assunto está claro e objetivo!!
ResponderExcluirMe ajudou a relembrar o assunto q vi no começo do ano!
Obrigada por nos ajudar, facilita bastante os nossos estudos!!
Eu é que agradeço sua visita e esse lindo comentário... Isso sem dúvidas é minha maior satisfação com este blog, saber que estou contribuindo com o aprendizado de algumas pessoas... Agradeço sua visita e espero que volte sempre que precisar...
ExcluirAbraços e até a próxima..........
Adorei..pois tenho teste amanhã e ñ tinha entendido o assunto, mais graças a vc agora conseguir entender, obrigada bjussss até a próxima :D
ResponderExcluirEspero que volte mais vezes... Fico feliz em saber que ajudei você para seu teste...
ExcluirAbraços e até a próxima.......
Sou aluna do curso de QUÍMICA-UFRN ,Gostei muito da explicação tenho certeza que me ajudará muito na prova!
ResponderExcluirFico feliz em ajudar... Agradeço sua visita e comentário Mayara Braga, espero que volte mais vezes...
ExcluirUm abraço e até a próxima!!!
Eu gostei bastante. Só faltou falar sobre media aritmética ponderada e geométrica.
ResponderExcluirNão se desaponte amigo(a), estou providenciando esses outros dois assuntos como tema de duas novas postagens para uma abordagem mais específica em cada uma das definições. Agradeço pelo comentário e fico feliz que tenha gostado da matéria...
ExcluirAbraços e até a próxima !!!
Me ajudou muito, estudo Fonoaudiologia e entrei na matéria de epidemiologia essa semana, e as informações que obtive nesse blog foram de suma importância.
ResponderExcluirBeijos, Obrigado... ^^
Agradeço por sua visita e gostaria de dizer que me sinto muito feliz em ter ajudado, espero poder ajudar sempre que possível, volte mais vezes sempre que precisar...
ExcluirUm abraço e até a próxima......
Muito bem explicado , de maneira bem simples
ResponderExcluirCom certeza me ajudou ,
obrigado e sucesso :D
Disponha sempre que possível...
ExcluirAbraços e até a próxima....
Mto bom, parabéns!!!!!
ResponderExcluirMuito obrigado!!!
ExcluirUm abraço e até a próxima!!!
De mais, aprendi mais do que na sala de aula , muito Obrigada!
ResponderExcluirAgradeço a você por visitar e comentar em meu blog... Espero que volte mais vezes, sempre que puder... Um grande abraço e até a próxima!!!
ExcluirEstou estudando para um concurso. Suas explicações me ajudaram bastante. Obrigada!
ResponderExcluirÉ um prazer ajudar... Espero que volte mais vezes...
ExcluirUm grande abraço e até a próxima Eunice...
Bem legal!!
ResponderExcluirObrigado...
ExcluirMuito boa a explicação, continue assim!
ResponderExcluirObrigado... E eu espero que volte sempre ^^
ExcluirAté a próxima!!!
Amei a explicação. Clara e objetiva, me ajudou bastante. Continuem a fazer mais, perfeito. (:
ResponderExcluirObrigado pelo comentário Erika... Fazemos o possível para passar a informação com toda a clareza e objetividade possível...
ExcluirEspero que volte mais vezes!!! Um abraço e até a próxima!!!
muito prático. curto e grosso. resolve a dúvida prontamente. parabéns"
ResponderExcluirObrigado pelo elogio... Espero que volte mais vezes!!!
ExcluirUm abraço e até a próxima!!!
Show!! Aprendi de forma clara. Valeu.
ResponderExcluirFico feliz em ter ajudado... Precisando estou por aqui para tirar suas dúvidas em matemática... Um grande abraço e até a próxima!!!
ExcluirA publicação é muito boa, esclarecedora. Minha sugestão é que você coloque algumas questões resolvidas, passo à passo, de nível crescente de dificuldade. Acho que o entendimento dessas resoluções facilitariam ainda mais o aprendizado.
ResponderExcluirOlá seso...
ExcluirÓtima dica sobre as questões... Estarei modificando esta publicação tão breve quanto possível e complementando-a com questões resolvidas para melhor entendimento do assunto... Isso vai com certeza melhorar bastante a publicação e trazer mais visitas para ela... Já que esta é a primeira nos resultados do Google como alguns já devem ter percebido...
Um grande abraço, obrigado por comentar em meu blog, obrigado também pela dica e até a próxima...
AMEI... (Regina Celli)
ResponderExcluirfaço engenharia e amanhã tenho prova de estatística...
minha sala tem um club no face e agora mesmo vou postar sua página la...
muito boa.. super recomendo!!!
Regina Celli muito obrigado pela indicação e elogios... Faço o possível para explicar da melhor maneira possível os assuntos matemáticos que conheço... Fico feliz em ter ajudado...
ExcluirEspero que volte mais vezes... Sempre que possível, é claro... Um grande abraço e até a próxima...
Att. Romirys Cavalcante
otimo,vlw!!entendi td""
ResponderExcluirDe nada... Precisando é só perguntar aqui nos comentários ou no chat de pedidos e agradecimentos aqui do blog...
ExcluirUm grande abraço e até a próxima...
muito boa a explicação, parabéns.
ResponderExcluirObrigado ^^
ExcluirOtimo ,só faltou falar sobre media ponderada
ResponderExcluirEstarei montando em breve uma publicação exclusiva sobre média ponderada, já que você não foi o único que sentiu falta dessa medida de tendencia nessa postagem... Agradeço a dica e obrigado por comentar nessa publicação.
ExcluirUm grande abraço e até a próxima...
Fantastico.
ResponderExcluirObrigado pelo elogio Miquéias.... Um grande abraço e até a próxima...
ExcluirAtt. Romirys Cavalcante
A publicação foi muito útil para mim!
ResponderExcluirela pôde ajudar a facilitar o meu trabalho.
No entanto sou pedreiro e eletricista e trabalho muito com um conjunto de números e resultados, para dar finalidade e perfeição ao serviço, uso as medidas centrais como forma de melhora e garantia, posso trabalhar mais tranquilo que tudo vai sair perfeito.
Agora que você conhece o assunto das "medidas de tendencia central" você pode trabalhar com mais segurança em seus cálculos não é mesmo Rodrigo Felix?!
ExcluirÉ muito gratificante, para mim, saber que ajudei a você com seu trabalho, fico feliz que tenha compartilhado essa sua experiência aqui para nós do Vivendo entre Símbolos... Sinta-se a vontade para visitar sempre que possível nosso site e a dar as mais variadas opiniões... Obrigado por comentar, afinal, é seu comentário que da vida a este blog....
Um grande abraço e até a próxima Rodrigo...
Att. Romirys Cavalcante
Valeu pessoal! Agora aprendi de vez o que é moda e mediana :D
ResponderExcluirFico feliz em ter ajudado... Volte sempre...
ExcluirAtt. Romirys Cavalcante...
Muito prático e fácil de entender. Parabéns pela explicação. Gostei muito de ver que você gosta de ajudar as pessoas, continue assim! Deus te abençoe!
ResponderExcluirObrigado Humberto... Gosto mesmo de ajudar com o pouco que sei da matemática... Espero ter lhe ajudado também... Obrigado pelo seu comentário... Um grande abraço e até a próxima...
ExcluirAtt. Romirys Cavalcante
Gostei muito da explicação! Estou estudando para o Enem e ela com certeza irá me ajudar. Parabéns pelo trabalho de passar o que sabe àqueles que necessitam se interagir mais a matemática. Muito obrigado
ResponderExcluirOlá Felipe Felix, fico feliz em ajudar... Faço o que posso para transmitir o que sei de matemática da melhor forma possível para que as pessoas possam compreender e quem sabe, perder esse medo que muitos tem de estudar matemática...
ExcluirPrecisando que eu explique alguma outra matéria para o ENEM é só perguntar aqui nos comentários ou na página de sugestões aqui no blog... Fique a vontade para voltar mais vezes ao blog e quem sabe comentar quando possível...
Um grande abraço e até a próxima...
Att. Romirys Cavalcante
tenho duvida,caso o conjunto tenha diversos elementos nele,fica dificil acharmos a mediana usando apenas media aritmetica,voce pode me dar uma dica?
ResponderExcluirMuito Obrigado!
Existem casos em que devemos saber tirar proveito de outros conhecimentos matemáticos para minimizarmos as dificuldades na hora de fazer um cálculo.
ExcluirNo caso em que existam muitos elementos em um conjunto você pode primeiro procurar saber se esses números formam um sequência, se formarem, procure saber se é uma progressão aritmética ou progressão geométrica, se for, basta usar a formula para calcular a soma dos elementos dessa progressão dai você não precisará sair somando de um por um na hora de encontrar a media aritmética desses elementos.
Espero que a dica tenha lhe sido útil, qualquer outras dúvidas estou a disposição para lhe esclarecer se eu souber....
Att. Romirys Cavalcante
Boa Explicação me ajudou muito, tinha entendido um pouco da matéria mas com a sua explicação ficou bem mais claro e facil de se compreender o exercicio. Obrigada!!
ResponderExcluirÉ um grande prazer poder lhe ajudar com seus estudos Lorena, quando precisar tirar alguma dúvida sobre algum assunto voltado a matemática sinta-se a vontade para visitar o blog e perguntar.
ExcluirAtt. Romirys Cavalcante...
Muito boa explicação!
ResponderExcluirBem esclarecida e bom raciocínio de expllicação!
Ja sabia um pouco desta matéria, mas compreendi melhor ainda depois desta leitura.
Att,
Raul Monteiro Gomes de Oliveira
É sempre bom saber que estou contribuindo com o aprendizado de alguém... Nesse caso, no seu aprendizado Raul Monteiro... Obrigado por comentar aqui nesta publicação... Um grande abraço e até a próxima....
ExcluirAtt. Romirys Cavalcante
boa tarde Ramirys.
ResponderExcluirObrigado pelo estudo.
Mais estou com duvida é com desvio padrão, você pode me ajudar.
Att. Ari Jorge
Até o fim de semana estarei publicando sobre desvio padrão...
ExcluirObrigado pela dica de postagem...
Att. Romirys Cavalcante
Olha só...
ResponderExcluirPesquisando aqui exemplos relacionados à receitas, que tenha haver com medidas de tendências e encontro seu link.
Essa é a minha publicação mais bem ranqueada nos resultados de pesquisas do google, ela é PageRank: 1 de uma escala de 0 a 10 e que pra mim já é muita coisa... Devo isso aos leitores que visitam meu blog constantemente e quase sempre nessa publicação... Abraços maninho...
ExcluirAtt. Romirys Cavalcante
Boa tarde,
ResponderExcluirDesejo manifestar meu profundo agradecimento pela ajuda que recebi deste maravilhoso trabalho!
Muito obrigada!
Fico sempre muito feliz em ajudar as pessoas com o pouco que sei... Obrigado por visitar e comentar no blog isso só aumenta minha vontade de ajudar mais e mais pessoas...
ExcluirAtt. Romirys Cavalcante
Ahh, muito boa a explicação. Farei amanhã uma prova sobre, e o professor não explicou nada desse assunto (ahahaha, acha que é faculdade, onde os alunos têm de estudar sozinhos), enfim, adorei o conteúdo e até gostei dele! Espero ser salva por esse blog mais vezes, haahah! Parabéns!
ExcluirOlá Larissa Ramos, fico feliz em saber que gostou e compreendeu o assunto que abordei nessa publicação. Espero ver mais vezes você por aqui aprendendo sempre um pouco mais sobre a matemática, fique a vontade para tirar suas dúvidas quando precisar aqui no blog e caso veja que não encontrou o que procurava é só acessar a guia de contato e pedir a publicação que eu irei construí-la dentro de 3 a 5 dias. Muito bom te ver comentando aqui...
ExcluirAtt. Romirys Cavalcante
Gostei muito da explicação!
ResponderExcluirÉ sempre bom receber elogios como esse. Fico feliz em ter lhe ajudado a compreender este assunto. Um grande abraço e até a próxima...
ExcluirAtt. Romirys Cavalcante
Excelente!
ResponderExcluirObrigado pelo elogio...
ExcluirGostei muito da explicação, consegui concluir meu trabalho . Obrigada
ResponderExcluirAtt. Michele
É um prazer ajudar com seus estudos Michele. Obrigado por comentar nesta publicação....
ExcluirAtt. Romirys Cavalcante
Adorei a publicação, parabéns me ajudou bastante
ResponderExcluirFico feliz em ajudar...
ExcluirÉ sempre bom ver comentários de agradecimentos no blog, me sinto motivado a me empenhar ainda mais nele.
Obrigado por comentar nesta publicação Ketylin.
Att. Romirys Cavalcante
Muito boa a explicação
ResponderExcluirObrigado pelo elogio Wesley... Valeu mesmo cara ^^
ExcluirAtt. Romirys Cavalcante
muito legal, entendi perfeitamente, agora posso fazer uma boa prova de matemática :D
ResponderExcluirNome:Yan de Oliveira Pereira
Escola: Thomaz Coelho- Ensino a distancia do colégio militar
Olá Yan
ExcluirPrimeiramente queria lhe agradecer por comentar aqui no blog, isso sem dúvidas me deixa muito feliz. Em segundo lugar queria dizer que é muito bom saber que consegui fazer com que você aprendesse esse conteúdo sobre as medidas de tendencia central. Espero que você faça uma boa prova. Até a próxima...
Att. Romirys Cavalcante
Muito Bom !!! Parabéns continue assim!
ResponderExcluirObrigado!!
ExcluirAtt. Romirys Cavalcante
Esse site é muito bom ! Aprendi muito rapido essa materia ! Precisava aprender rapida porque tenho um trabalho e eu tenho que explicar a materia! Obrigada pela explicação ! Continue assim ! by Ana Letícia
ResponderExcluirOlá Ana Letícia,
ExcluirÉ muito gratificante receber tantos elogios do Vivendo entre Símbolos. São comentários como esses que motivam toda a nossa equipe a continuar trabalhando nesse projeto. Fico feliz que tenha aprendido o conteúdo para fazer seu trabalho e explicá-lo. Esperamos você mais vezes por aqui. Um grande abraço e até a próxima visita Ana Letícia!
Att. Romirys Cavalcante
Oi sou Mônica gostei do conteúdo me ajudou de uma compreensão clara.
ResponderExcluirOlá Mônica!
ExcluirFico feliz em saber que contribui com seu aprendizado e mais feliz ainda por você ter compartilhado isso aqui no blog Vivendo entre Símbolos. Espero que volte mais vezes, sempre que necessário. Um grande abraço e até a próxima!
Att. Romirys Cavalcante
e quando a média da maior que a mediana e a moda?
ResponderExcluirOlá!
ExcluirNão entendi o que você quis perguntar no comentário acima... Poderia explicar melhor? Fico no aguardo...
Att. Romirys Cavalcante
Olá,
ResponderExcluirFaço Pedagogia e, pra minha surpresa, temos estudo de Estatística na grade curricular.
Nesta semana estou estudando este assunto e seu blog me ajudou bastante. Parabéns pela iniciativa!
Olá!
ExcluirFico muito feliz em saber que meu site está contribuindo para a sua formação acadêmica. Obrigado pelo ótimo comentário que fez neste artigo e pelo elogio a ele, sem dúvidas, são esses tipos de comentários que me motivam a continuar ajudando ainda mais as pessoas com o pouco que eu sei de matemática. Um grande abraço e até a próxima!
Att. Romirys Cavalcante
adorei mto bom msm.....
ResponderExcluirOlá!
ExcluirObrigado pelo elogio, um abraço e até a próxima!
Att. Romirys Cavalcante
ola tudo isso q vc falou é magnifico vc é um maximo adorei
ResponderExcluirOlá!
ExcluirÉ gratificante saber que estou contribuindo com o aprendizado das pessoas com o pouco que sei de matemática. Obrigado pelo ótimo comentário e pelo elogio em relação a este artigo, isso, sem dúvidas, é muito importante pra mim. Um grande abraço e até a próxima!
Att. Romirys Cavalcante
Ótimo conteúdo,aprendi rapidamente!!
ResponderExcluirOlá!
ExcluirFique sempre a vontade em visitar o blog para aprender um pouco mais de matemática.
Att. Romirys Cavalcante
gostei demais,aprendi o que eu queria muito obrigado romirys cavalcante
ResponderExcluirOlá !
ExcluirFico feliz em saber que estou contribuindo com seu aprendizado. Obrigado por comentar e estudar com o blog Vivendo entre Símbolos. Um abraço e até breve!
Att. Romirys Cavalcante
Meus parabens, me ajudou muuito. Sua maneira de explicar é facil e pratico de compriender. adorei continue assim.
ResponderExcluirOlá!
ExcluirFico feliz em saber que estou contribuindo com o seu aprendizado. Obrigado pelos elogios quanto a minha metodologia de ensino e obrigado por comentar no blog isso, sem dúvidas, é muito gratificante para mim. Um grande abraço, bons estudos e até a próxima!
Att. Romirys Cavalcante!
Oi gostaria de saber uma questão envolvendo media.
ResponderExcluirOlá!
ExcluirLogo estarei postando uma série de exercícios sobre média, moda e mediana. Fique no aguardo.
Att. Romirys Cavalcante
Gostei muito, me ajudou bastante, só que agora existe a Trimodal. Então a Multimodal e quando a mais de 3 modas.
ResponderExcluirOlá Alinne!
ExcluirNão sabia dessa nova classificação, obrigado por compartilhá-la conosco nos comentários desta publicação.
Att. Romirys Cavalcante
Poderia colocar algum macete de porcentagem e equação do 1° e 2° grau?
ResponderExcluirFicaria muito grato.
Estarei criando artigos com essas dicas em breve. Obrigado pela sugestão.
ExcluirAtt. Romirys Cavalcante
Excelente como referência primária para a realização dos cálculos e para aplicação prática. contudo consultarei outros para compreender melhor os conceitos de moda, média e mediana nos casos concretos.
ResponderExcluirOlá Flávio Cardoso!
ExcluirObrigado pelo elogio quanto ao artigo. Ele é apenas uma espécie de consulta rápida para relembrar esses três conteúdo que são bem comuns em concursos e vestibulares. Com o tempo irei publicar artigos mais detalhados sobre cada um deles.
Att. Romirys Cavalcante
uff...Finalmente, minha duvida esta esclarecida. Obrigado pela matéria.
ResponderExcluirOlá Ze Luis!
ExcluirFico feliz em saber que esclareci a sua dúvida com essa publicação. Um grande abraço bons estudos e até a próxima.
Att. Romirys Cavalcante