Top Ad unit 728 × 90

Equação Fácil - A sua primeira aula sobre equações deveria ser assim!

Afinal, o que é a matemática ?

Hoje vou tentar falar um pouco com minhas palavras sobre o que é a matemática, qual a sua definição, qual o seu foco, irei dizer se esta disciplina é uma ciência morta ou se ela está evoluindo com o passar do tempo, assim como o português evolui com o tempo dentre outras coisas. Espero poder esclarecer muitas dúvidas sobre a matemática nessa publicação.

Foto/Reprodução: Freepik.com

A matemática é de origem grega e significa "ciência", "conhecimento", "aprendizagem". De uma forma simplificada eu poderia defini-la como "a ciência do raciocínio lógico e abstrato". Ela se preocupa muito com o que é exato e principalmente em ser exata. Agora como eu poderia dizer qual ou quais os objetivos da matemática? Essa não é uma tarefa tão fácil, mas irei me esforçar para apresentar uma resposta clara a essa pergunta.

Se eu fosse tentar explicar seus objetivos com apenas uma frase ela seria a seguinte:

"A busca pelo padrão nas coisas!" 

Escolhi essa frase, porque de certa forma a matemática sempre está procurando encontrar um padrão, uma regularidade, tanto em números ou na ciência ou ainda no espaço ao nosso redor.

A matemática assim como o português é uma ciência viva, ou seja, está em constante evolução ou transformação, mas espera um pouquinho, como assim a matemática se transforma? O que estou tentando dizer com isso?

Talvez você já tenha ouvido alguém falar em algum momento de sua vida a seguinte frase:


"Gosto da matemática por isso, porque ela é exata, é aquilo e pronto."

Essa frase realmente é verdadeira, a matemática é exata, é aquilo e pronto, por exemplo, $2+2$ serão $4$ aqui e em qualquer lugar do mundo, mas tente entender o que eu estou querendo falar em termos de transformação. 

Eu não disse que antes a matemática era diferente, que as regras foram mudando com o tempo, eu me referia à quantidade de informação nova que estava sendo advinda da matemática de $6.000$ anos atrás até o presente momento.

Antigamente quando estava iniciando-se essa nova ciência chamada matemática, a quantidade de descobertas que vinha dessa área da ciência era realmente muito grande, porém com o passar do tempo esse número de descobertas matemáticas, de definições e teoremas foi diminuindo pouco a pouco até tornar-se praticamente imperceptível nesse início de século XXI, mas lembre-se, ela continua crescendo e se evoluindo, de maneira pouco chamativa, porém continua.

Mas o que você acha a respeito dessa evolução? Você acredita que ela ainda aconteça nos dias atuais ou você acha que a matemática já está completa e que não existe mais nada de novo para se descobrir nessa vasta e magnífica ciência? Então o que pensar sobre o brasileiro Artur Avila, pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Rio de Janeiro, que se tornou o primeiro brasileiro vencedor da Medalha Fields, considerada o "Nobel de Matemática". Ele não descobriu algo novo na matemática?

Recomendação de leitura:

[1] Pela primeira vez, brasileiro recebe o 'Nobel da Matemática' - Revista Veja
[2] Enigma matemático que durava mais de 60 anos é finalmente solucionado - Revista Abril
[3] Matemático peruano resolve problema de 3 séculos sobre números primos - Notícias UOL
Afinal, o que é a matemática ? Reviewed by Romirys Cavalcante on 5.5.12 Rating: 5

8 comentários:

  1. Muito bom o seu blog. Adorei, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio e pela visita Ana Paula. Espero que volte mais vezes... Sempre que puder...

      Excluir
  2. Matemática é uma matéria entre o 8 ou 80, amada ou odiada entre os alunos kkk ótimo texto!

    bjs
    http://www.just-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado equipe da Just Livros por visitar e comentar em meu blog, realmente é um prazer ter você comentando aqui em meu blog...

      Volte sempre... Um grande abraço e até a próxima !!!

      Excluir
  3. Realmente muito bom a escritura...
    Sabe explicar muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio... Espero ter ajudado você com o que procurava... Um grande abraço e até a próxima...

      Excluir
  4. Olha... Que curioso! Estou lendo alguns de seus posts e mais cedo encontrei em uma revista de matemática (RPM - Revista do Professor de Matemática) um artigo de Sérgio L. Neto na RPM 77 de 2012 intitulado "O que significa "Matemática"?"; vou pensar em um post a respeito do tema e reproduzirei parte deste artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Charles!

      Faz um bom tempo que publiquei este artigo, talvez eu tenha me inspirado nesta matéria da RPM que você citou, mas sinceramente eu não me lembro (risos). Obrigado pelas visitas constantes ao VS e pelos ótimos comentários também.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir

Todos os direitos reservados à Vivendo entre Símbolos © 2012 - 2019
Criado com Blogger e Personalizado por Edigley Alexandre

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.