Top Ad unit 728 × 90

Equação Fácil - A sua primeira aula sobre equações deveria ser assim!

O multiplano aplicado a Matemática para deficientes visuais

O MULTIPLANO é um objeto educacional que está sendo utilizado nas diversas modalidades de ensino de várias instituições do país. Este recurso possibilita ao estudante a compreensão da lógica existente nos conteúdos matemáticos e configura-se como elemento decisivo para o entendimento e proposições de alternativas na superação de problemas vivenciados nesta área, principalmente para alunos com deficiência visual.


A história de como surgiu o MULTIPLANO

A visão é um dos cinco sentidos que contribui para a assimilação e integração das informações captadas pelos demais sentidos. Temos a capacidade de ouvir e sentir as coisas, mas é somente com a visão que podemos entender aquilo que ouvimos e que tocamos. 

Quando não dispomos da visão é preciso que encontremos um meio de compensar essa falta para que isso não seja tomado como uma barreira, principalmente quando se fala em educação formal, para o acesso a participação do indivíduo nos processos de ensino e aprendizagem e posteriormente o sucesso acadêmico. 

A linguagem desempenha um papel importante tanto no desenvolvimento como na educação de alunos cegos. A linguagem oral deve, por um lado, ser descritiva e por outro lado cuidada, procurando atender o rigor da escrita matemática. A linguagem escrita  concretamente a escrita braille para a matemática é um elemento fundamental da aprendizagem e desenvolvimento da autonomia nos alunos cegos. Neste sentido é de estrema importância que o professor de matemática tenha conhecimento neste domínio, para poder acompanhar o trabalho desenvolvido pelo aluno cego, semelhante ao atendimento ao aluno que tem visão.

Para os deficientes visuais o desenvolvimento do tato é fundamental para sua autonomia. Com esse contato o aluno cego possibilita explorar a realidade que o rodeia. Um dos aspectos que potencia o desenvolvimento desse sentido nas aulas de matemática é o uso de materiais manipulados. 

Diante dessas  dificuldades o  professor Rubens Ferranato, professor universitário , ao lecionar a disciplina Cálculo Diferencial Integral deparou-se com um aluno cego, com isso ele prometeu a esse aluno que iria encontra uma forma que ele aprendesse matemática. Em uma busca incessante, um dia ao ir a uma loja de materiais de construções viu a concretização da promessa feita. Com uma placa perfurada, alguns rebites e elásticos ele foi ao encontro do aluno, o qual após realizar alguns exercícios afirmou - “Professor o senhor não inventou um material para mim, mas, para todos os cegos do mundo. Era isso que faltava para eu aprender matemática.”.  Entusiasmado  com os resultados o método foi se aperfeiçoando de acordo com as necessidades e tornou-se Multiplano – instrumento que possibilita por meio do tato, a compreensão de conceitos matemáticos.

Conteúdos que podem ser abordados com o MULTIPLANO

Abaixo você pode conferir uma pequena lista dos conteúdos que podem ser ensinados ao aluno portador de deficiência visual utilizando o MULTIPLANO. 
  • Operações básicas
  • Tabuada
  • Equações
  • Proporção
  • Regra de Três
  • Funções
  • Matriz
  • Determinante
  • Sistemas Lineares
  • Gráficos de Funções
  • Funções Exponenciais e Logarítmicas
  • Trigonometria
  • Geometria Plana
  • Geometria Espacial
  • Estatística
  • Entre Outros...

Benefícios do MULTIPLANO

A utilização do MULTIPLANO em aulas de matemática tem contribuído com o crescimento do interesse de alunos por essa disciplina. Quando utilizado de maneira correta esse material possibilita ao aluno compreender conceitos, em matemática, de maneira mais concreta e dinâmica, além de tornar a aula mais atrativa e menos "temida" pelos alunos.

O contato com este material pedagógico possibilita o entendimento da construção de fórmulas matemáticas, porque o estudante passa para a construção lógica do problema a partir da experimentação concreta. Assim, o aluno compreende o processo lógico que levou ao resultado e como se processa na prática.

Apoio para a utilização correta do MULTIPLANO

É fato que nem sempre o professor ou a professora possui uma formação adequada para aplicar esse objeto de aprendizagem com seus alunos e muitas vezes acaba frustando-se por não obter os resultados que esperava. 

Estava pesquisando na internet por soluções e metodologias de como utilizar de maneira eficaz o MULTIPLANO em sala de aula e encontrei no site MULTIPLANO - Produtos Educacionais uma variedade enorme de conteúdos e metodologias que podem ser seguidas pelo professor de matemática afim de obter êxito na aplicação desse objeto de aprendizagem em sua sala de aula. 

O conteúdo desse site encontra-se de maneira organizada e de fácil compreensão para o professor, contém uma lista de conteúdos que podem ser explicadas utilizando o MULTIPLANO (todos com exemplos) e dicas de problemáticas que podem ser criadas em torno desse objeto de aprendizagem. 

Consideração finais

Já utilizou o MULTIPLANO em suas aulas de matemática? Quais dicas você teria para contribuir com a utilização desse objeto de aprendizagem de maneira mais eficaz? Comente, deixe sua colaboração, participe desse site. 

Para mais informações acesse o site do MULTIPLANO em: www.multiplano.com.br

Referências Bibliográficas

O multiplano aplicado a Matemática para deficientes visuais Reviewed by Romirys Cavalcante on 2.2.14 Rating: 5

8 comentários:

  1. Olá Romirys!
    Já me aventurei conhecer alguns objetos diferenciados utilizados na educação, mas o MULTIPLANO me é novidade. Vou procurar mais sobre ele...
    Estejamos certos de que um professor não tem que saber sobre tudo, principalmente quanto à inclusão; para ela [inclusão] é preciso disponibilidade em ensinar; isso porque sempre encontraremos com um novo aluno, uma pessoa diferente a lidar; e o ensino precisa se adaptar aos sujeitos de modo a minimizar ou a zerar a diferença de oportunidades; o que significa que precisamos ensinar de n modos... Difícil, complicado, trabalhoso, mas é aí que está ser professor, lidar com as diferenças.

    Muito bom o post, um pouco sobre inclusão na matemática. Parabéns Romiiii...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Charles!

      O professor não precisa saber de tudo, basta que pelo menos ele tenha o combustível principal que é a força de vontade de querer ensinar. É daí que parte o incentivo para procurar melhorar aos poucos afim de tornar essa força de vontade uma realidade. Como você bem falou devemos estar armados com "n" maneiras diferentes para ensinar um mesmo conteúdo por que ninguém aprende da mesma forma, às vezes, uns sentem mais dificuldades de uma maneira que o professor ensinou, mas de outra maneira já acham mais fácil. Isso vai depender muito da situação e de aluno para aluno.

      O MULTIPLANO é uma ótima ferramenta, não só para alunos com deficiência visual, mas também para alunos que estão iniciando os estudos nessa ciência chamada matemática. Ele é um ótimo instrumento para ajudar na melhoria das aulas de matemática tornando-a mais atrativa e interessante.

      E pensar que esse post começou com uma simples pergunta que me fizeram no Facebook:

      É possível um aluno que possui deficiência visual aprender Matemática?

      Fiquei muito curioso com essa pergunta, procurei me informar pela internet e olha só no que deu, um belo artigo para o VS. Obrigado por comentar Charles.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  2. ola, é possível utilizar o MULTIPLANO para potencializar o estudo da matemática para alunos normais? Pois, estou cursando engenharia elétrica e vejo a grande dificuldade dos alunos em geral em calculo. Se tiver algum artigo descrevendo como utilizar o multiplano de maneira pratica, posta ai para a gente!
    valeu, otima materia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roberto!

      Sim é possível utilizar o multiplano para potencializar o estudo da matemática por alunos ditos "normais" pela sociedade. O link que compartilhei nesta publicação possui ótimas informações sobre como utilizar o multiplano e como ele deve ser aplicado para os alunos. Depois que você compreender como funciona esse instrumento você é capaz de ver como ele pode ser utilizado para alunos "normais". então na minha opinião a maneira prática para utilizar o Multiplano parte de você conhecer todas as funções que ele pode executar. Espero ter ajudado, qualquer coisa pode entrar em contato com a nossa equipe que teremos o maior prazer em dar mais dicas ou ajudar no que for preciso.

      Att, Romirys Cavalcante

      Excluir
  3. Franksilane Gonçalves Camelo3 de março de 2016 às 18:44

    Olá!
    Goste muito do artigo e tenho duas perguntas.
    Para utilizar esse kit dentro da sala de aula, como você indica? Um kit para a turma toda, um por grupo, como seria?
    Qual é o valor de um kit?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      1ª pergunta:
      Eu recomendo que você utilize ele de forma individual, pois como a matemática é ensinada através do "tato" é interessante que cada aluno tenha a experiência de "por a mão na massa" para aprender os conceitos que você pretende ensinar. No site da Multiplano existe um menu com vários planos de aula mostrando como utilizar o Multiplano para ensinar diversos conteúdos, para ter acesso a eles basta acessar Planos de Aula com Multiplano.

      2ª pergunta:
      Não sei ao certo se esse Kit é disponibilizado em lojas para vender, já procurei em diversos lugares e, sinceramente nunca encontrei, mas você tem a opção de solicitar um orçamento da própria empresa do Multiplano e comprar os Kits diretamente deles. Para solicitar o orçamento basta acessar Kit Multiplano!

      Espero ter ajudado com suas dúvidas!
      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  4. ola! preciso comprar um multiplano onde encontro e qual o valor? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      No próprio site da Multiplano é possível comprar o kit. Caso não encontre o link para comprar o kit basta acessar Kit Multiplano!

      Espero ter ajudado com sua dúvida!
      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir

Todos os direitos reservados à Vivendo entre Símbolos © 2012 - 2019
Criado com Blogger e Personalizado por Edigley Alexandre

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.