Top Ad unit 728 × 90

Tabuada pode ser fácil

Últimas postagens

recent

Medidas de tendência central: média, moda e mediana

Quando alguém afirma que a temperatura média, ontem, de sua cidade, foi de 20°C, todo o conjunto de temperaturas de ontem foi representado por um único valor que, nesse caso, foi a média aritmética dessas temperaturas. A média aritmética é uma das medidas de tendência central que abordaremos nessa publicação.


As medidas de tendência central são utilizadas para caracterizar um conjunto de valores, representando-o adequadamente. A denominação “medida de tendência central”, que você viu no título dessa postagem, se deve ao fato de que, por ser uma medida que caracteriza um conjunto, tenderá a estar no meio dos valores. Além da média aritmética, iremos aprender, nessa publicação, também sobre a mediana e a moda.

Média Aritmética

Dada a sequência 1, 2, 3, 4, 5, como determinar a sua média aritmética? A média aritmética é obtida somando-se todos os números dessa sequência e dividindo pela quantidade de números que a sequência possui, que são 5 números, ou seja:



Se considerarmos um conjunto de valores x1, x2, x3, ..., xn. A média aritmética dos valores desse conjunto é dada por:


Moda

O termo “moda” foi utilizado pela primeira vez em 1895 por Karl Pearson (1857-1936), possivelmente em referência ao seu significado usual. Embora a palavra “moda” possa estar relacionada a desfiles e roupas em geral, em um sentido mais amplo, significa uma ação, uma atitude ou um pensamento que é mais praticado ou frequente.

Para ilustrar esse amplo conceito, iremos supor um exemplo, onde foi feita uma pesquisa sobre a preferência de um grupo de alunos em relação ao curso superior que desejariam cursar ao passar no vestibular, veja:



Existe algum curso superior mais citado?

A resposta é sim, existe um curso mais citado. Esse curso mais citado foi o de Engenharia (citado duas vezes), os demais foram citados apenas uma vez. Por isso, a opção “Engenharia” é a moda desse conjunto, o valor dominante ou valor típico nesse grupo. De acordo com o conceito podemos deduzir que a moda é sempre o valor mais frequente em um conjunto de dados.


Observe alguns exemplos:

A moda do conjunto P é igual a 3, pois este valor é o mais frequente neste conjunto.


O conjunto Q não tem moda, pois não existe nenhum valor mais frequente neste conjunto.

Observação 1:

A moda em um conjunto pode assumir quatro classificações. São elas:

Amodal, quando não existe moda. 





Unimodal, quando a moda é única. 





Bimodal, quando há duas modas. 





Multimodal, quando há mais de duas modas.




Observação 2:

A moda pode ser utilizada para representar tanto um conjunto de dados numéricos como um conjunto de dados nominais. Por exemplo, quando eu comecei a falar sobre a moda, nessa publicação, perguntei qual curso tinha se destacado entre os demais naquela pesquisa e foi até o curso de engenharia que mais se destacou certo? Pois bem, aquele conjunto formado pelos nomes dos cursos é um exemplo de conjunto nominal, ou seja, um conjunto formado apenas por nomes. 

Mediana

Mediana é uma medida de tendência central que tem a característica de dividir um conjunto ao meio. Isto é, a mediana de um conjunto o separa em duas partes de modo que 50% dos valores sejam menores que ela e 50% dos valores sejam maiores que ela, ou seja, em um conjunto onde seus elementos estão dispostos em ordem crescente ou decrescente a mediana é o termo central desse conjunto ou o elemento que está bem no meio.

Por exemplo: considere um conjunto A, tal que:


Em primeiro lugar colocamos esse conjunto em ordem crescente ou decrescente, tanto faz. Eu costumo colocar sempre na ordem crescente para melhor entendimento do assunto.


Note que essa sequencia é formada por um número par de termos, ou seja, por seis termos. Portanto existem dois termos centrais: os que ocupam a 3ª e 4ª posições. Logo qualquer valor que se encontre entre esses dois termos, no caso, o 4 e o 6, pode dividir o conjunto em duas partes com a mesma quantidade de elementos. Porém, por definição, nesses casos em que o conjunto apresenta dois termos centrais, consideramos a média aritmética entre esses dois termos para ser o termo central, ou seja, no nosso caso deveríamos somar 4 + 6 = 10 e dividir por 2, assim obteríamos o valor 5 como resposta para o nosso termo central do conjunto A.

Quando há um número ímpar de termos em um conjunto, existirá um único termo central. Nesses casos a mediana será o próprio termo central, sem dificuldades. Vamos a um exemplo para ilustrar nossa afirmação.

Exemplo:

Dado um conjunto  B acima, determinar sua mediana.

Primeiro devemos organizar o conjunto em ordem crescente ou decrescente, tanto faz. Em ordem crescente o conjunto ficaria assim:


Nesse caso o termo central é o que se encontra na 4ª posição, ou seja, o número 5. Dizemos então que o número 5 é a mediana desse conjunto pois é ele que se encontra bem no meio dele.

Lembre-se:

Para obter a mediana de um conjunto de dados, devemos sempre ordenar esse conjunto. A ordem pode ser crescente ou decrescente, como eu já disse, tanto faz. Se o conjunto tiver um número ímpar de termos, a mediana é o próprio termo central. Caso o conjunto tenha um número par de termos, a mediana será a média aritmética dos dois termos centrais.

Espero ter esclarecido um pouco o que vêm a ser medidas de tendencia central e quais são elas. Não pense que essas três são as únicas medidas de tendencia central que existem, pois existem algumas outras que em breve explicarei aqui no blog, então fique por dentro das próximas publicações para aprender um pouco mais. Até a próxima.
Medidas de tendência central: média, moda e mediana Reviewed by Romirys Cavalcante on 22.8.12 Rating: 5

116 comentários:

  1. José Nailton Martins de sousa1 de setembro de 2012 20:26

    Caríssimo Romirys, aconselho fazer uma analise do tópico "
    1. Um conjunto pode haver quatro tipos de modas. São elas:" Entendo que em um conjunto não posso haver quatro tipo de moda, mas a moda em relação ao um conjunto ela pode assumir a quatro condições por ti descritas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm... Tem toda razão José Nailton Martins de Sousa, realmente cometi um pequeno deslize com esse tópico, mas não se preocupe, já estou ajeitando esse erro... Pronto!!! A matéria agora está revista e corrigida !!! Espero que tenha gostado dessa publicação!!! Até a próxima e muito obrigado novamente pelo conselho José Nailton... Graças a você pude melhorar a minha publicação que por sinal, hoje, é a mais acessada neste blog...

      Excluir
    2. Boa noite Romirys, adorei essa matéria agora aprendi o que é moda e mediana, média eu já sabia. muitto obrigada ! Se or possivel gostaria que me desse um macete sobre probalilidade, pois eu não consigo e tenho medo que seja cobado no enem e eu o voando.
      acho que só uma dica e eu aprendo.
      ficarei grata






      Excluir
    3. Olá, poderia especificar mais sua pergunta quanto ao macete em probabilidade? Probabilidade é um assunto extenso com muitas coisas a se aprender, se você puder dizer em que devo focar para lhe dar um macete eu ajudaria com todo prazer. Caso seja sobre a probabilidade em geral, é só aguardar um pouquinho pois em breve estarei publicando algo a respeito desse conteúdo no blog.

      Obrigado por comentar, um grande abraço e até a próxima...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  2. Amei, com as apostilhas da professora e sua explicação consegui entender, obrigada! \õ/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que contribui para que fosse capaz de aprender essa matéria... Obrigado a você por ter visitado o meu blog... Espero que tenha gostado dele e que volte mais vezes por aqui... Abraços e até a próxima!!!

      Excluir
  3. Gostei muito,aprendi bastante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou dessa publicação Andreza, espero que volte mais vezes, um abraço e até a próxima ^^

      Excluir
  4. Respostas
    1. Agradeço, obrigado por visitar e comentar em meu blog... Volte mais vezes, sempre que precisar...
      Abraços e até a próxima !!!!!

      Excluir
  5. Maravilhoso, o assunto está claro e objetivo!!
    Me ajudou a relembrar o assunto q vi no começo do ano!
    Obrigada por nos ajudar, facilita bastante os nossos estudos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço sua visita e esse lindo comentário... Isso sem dúvidas é minha maior satisfação com este blog, saber que estou contribuindo com o aprendizado de algumas pessoas... Agradeço sua visita e espero que volte sempre que precisar...

      Abraços e até a próxima..........

      Excluir
  6. Adorei..pois tenho teste amanhã e ñ tinha entendido o assunto, mais graças a vc agora conseguir entender, obrigada bjussss até a próxima :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que volte mais vezes... Fico feliz em saber que ajudei você para seu teste...

      Abraços e até a próxima.......

      Excluir
  7. Sou aluna do curso de QUÍMICA-UFRN ,Gostei muito da explicação tenho certeza que me ajudará muito na prova!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ajudar... Agradeço sua visita e comentário Mayara Braga, espero que volte mais vezes...

      Um abraço e até a próxima!!!

      Excluir
  8. Eu gostei bastante. Só faltou falar sobre media aritmética ponderada e geométrica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se desaponte amigo(a), estou providenciando esses outros dois assuntos como tema de duas novas postagens para uma abordagem mais específica em cada uma das definições. Agradeço pelo comentário e fico feliz que tenha gostado da matéria...

      Abraços e até a próxima !!!

      Excluir
  9. Me ajudou muito, estudo Fonoaudiologia e entrei na matéria de epidemiologia essa semana, e as informações que obtive nesse blog foram de suma importância.
    Beijos, Obrigado... ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por sua visita e gostaria de dizer que me sinto muito feliz em ter ajudado, espero poder ajudar sempre que possível, volte mais vezes sempre que precisar...

      Um abraço e até a próxima......

      Excluir
  10. Muito bem explicado , de maneira bem simples
    Com certeza me ajudou ,
    obrigado e sucesso :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha sempre que possível...

      Abraços e até a próxima....

      Excluir
  11. Mto bom, parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!!!

      Um abraço e até a próxima!!!

      Excluir
  12. De mais, aprendi mais do que na sala de aula , muito Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a você por visitar e comentar em meu blog... Espero que volte mais vezes, sempre que puder... Um grande abraço e até a próxima!!!

      Excluir
  13. Estou estudando para um concurso. Suas explicações me ajudaram bastante. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer ajudar... Espero que volte mais vezes...

      Um grande abraço e até a próxima Eunice...

      Excluir
  14. Muito boa a explicação, continue assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado... E eu espero que volte sempre ^^

      Até a próxima!!!

      Excluir
  15. Amei a explicação. Clara e objetiva, me ajudou bastante. Continuem a fazer mais, perfeito. (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Erika... Fazemos o possível para passar a informação com toda a clareza e objetividade possível...

      Espero que volte mais vezes!!! Um abraço e até a próxima!!!

      Excluir
  16. bittosam@gmail.com8 de março de 2013 10:39

    muito prático. curto e grosso. resolve a dúvida prontamente. parabéns"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio... Espero que volte mais vezes!!!

      Um abraço e até a próxima!!!

      Excluir
  17. Show!! Aprendi de forma clara. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado... Precisando estou por aqui para tirar suas dúvidas em matemática... Um grande abraço e até a próxima!!!

      Excluir
  18. A publicação é muito boa, esclarecedora. Minha sugestão é que você coloque algumas questões resolvidas, passo à passo, de nível crescente de dificuldade. Acho que o entendimento dessas resoluções facilitariam ainda mais o aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá seso...

      Ótima dica sobre as questões... Estarei modificando esta publicação tão breve quanto possível e complementando-a com questões resolvidas para melhor entendimento do assunto... Isso vai com certeza melhorar bastante a publicação e trazer mais visitas para ela... Já que esta é a primeira nos resultados do Google como alguns já devem ter percebido...

      Um grande abraço, obrigado por comentar em meu blog, obrigado também pela dica e até a próxima...

      Excluir
  19. AMEI... (Regina Celli)


    faço engenharia e amanhã tenho prova de estatística...
    minha sala tem um club no face e agora mesmo vou postar sua página la...
    muito boa.. super recomendo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina Celli muito obrigado pela indicação e elogios... Faço o possível para explicar da melhor maneira possível os assuntos matemáticos que conheço... Fico feliz em ter ajudado...

      Espero que volte mais vezes... Sempre que possível, é claro... Um grande abraço e até a próxima...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  20. otimo,vlw!!entendi td""

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada... Precisando é só perguntar aqui nos comentários ou no chat de pedidos e agradecimentos aqui do blog...

      Um grande abraço e até a próxima...

      Excluir
  21. muito boa a explicação, parabéns.

    ResponderExcluir
  22. Otimo ,só faltou falar sobre media ponderada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estarei montando em breve uma publicação exclusiva sobre média ponderada, já que você não foi o único que sentiu falta dessa medida de tendencia nessa postagem... Agradeço a dica e obrigado por comentar nessa publicação.

      Um grande abraço e até a próxima...

      Excluir
  23. Respostas
    1. Obrigado pelo elogio Miquéias.... Um grande abraço e até a próxima...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  24. A publicação foi muito útil para mim!
    ela pôde ajudar a facilitar o meu trabalho.
    No entanto sou pedreiro e eletricista e trabalho muito com um conjunto de números e resultados, para dar finalidade e perfeição ao serviço, uso as medidas centrais como forma de melhora e garantia, posso trabalhar mais tranquilo que tudo vai sair perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que você conhece o assunto das "medidas de tendencia central" você pode trabalhar com mais segurança em seus cálculos não é mesmo Rodrigo Felix?!

      É muito gratificante, para mim, saber que ajudei a você com seu trabalho, fico feliz que tenha compartilhado essa sua experiência aqui para nós do Vivendo entre Símbolos... Sinta-se a vontade para visitar sempre que possível nosso site e a dar as mais variadas opiniões... Obrigado por comentar, afinal, é seu comentário que da vida a este blog....

      Um grande abraço e até a próxima Rodrigo...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  25. Valeu pessoal! Agora aprendi de vez o que é moda e mediana :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado... Volte sempre...

      Att. Romirys Cavalcante...

      Excluir
  26. Muito prático e fácil de entender. Parabéns pela explicação. Gostei muito de ver que você gosta de ajudar as pessoas, continue assim! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Humberto... Gosto mesmo de ajudar com o pouco que sei da matemática... Espero ter lhe ajudado também... Obrigado pelo seu comentário... Um grande abraço e até a próxima...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  27. Gostei muito da explicação! Estou estudando para o Enem e ela com certeza irá me ajudar. Parabéns pelo trabalho de passar o que sabe àqueles que necessitam se interagir mais a matemática. Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe Felix, fico feliz em ajudar... Faço o que posso para transmitir o que sei de matemática da melhor forma possível para que as pessoas possam compreender e quem sabe, perder esse medo que muitos tem de estudar matemática...

      Precisando que eu explique alguma outra matéria para o ENEM é só perguntar aqui nos comentários ou na página de sugestões aqui no blog... Fique a vontade para voltar mais vezes ao blog e quem sabe comentar quando possível...

      Um grande abraço e até a próxima...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  28. tenho duvida,caso o conjunto tenha diversos elementos nele,fica dificil acharmos a mediana usando apenas media aritmetica,voce pode me dar uma dica?
    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem casos em que devemos saber tirar proveito de outros conhecimentos matemáticos para minimizarmos as dificuldades na hora de fazer um cálculo.

      No caso em que existam muitos elementos em um conjunto você pode primeiro procurar saber se esses números formam um sequência, se formarem, procure saber se é uma progressão aritmética ou progressão geométrica, se for, basta usar a formula para calcular a soma dos elementos dessa progressão dai você não precisará sair somando de um por um na hora de encontrar a media aritmética desses elementos.

      Espero que a dica tenha lhe sido útil, qualquer outras dúvidas estou a disposição para lhe esclarecer se eu souber....

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  29. Boa Explicação me ajudou muito, tinha entendido um pouco da matéria mas com a sua explicação ficou bem mais claro e facil de se compreender o exercicio. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um grande prazer poder lhe ajudar com seus estudos Lorena, quando precisar tirar alguma dúvida sobre algum assunto voltado a matemática sinta-se a vontade para visitar o blog e perguntar.

      Att. Romirys Cavalcante...

      Excluir
  30. Muito boa explicação!
    Bem esclarecida e bom raciocínio de expllicação!
    Ja sabia um pouco desta matéria, mas compreendi melhor ainda depois desta leitura.
    Att,
    Raul Monteiro Gomes de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom saber que estou contribuindo com o aprendizado de alguém... Nesse caso, no seu aprendizado Raul Monteiro... Obrigado por comentar aqui nesta publicação... Um grande abraço e até a próxima....

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  31. boa tarde Ramirys.

    Obrigado pelo estudo.
    Mais estou com duvida é com desvio padrão, você pode me ajudar.

    Att. Ari Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o fim de semana estarei publicando sobre desvio padrão...

      Obrigado pela dica de postagem...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  32. Olha só...

    Pesquisando aqui exemplos relacionados à receitas, que tenha haver com medidas de tendências e encontro seu link.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a minha publicação mais bem ranqueada nos resultados de pesquisas do google, ela é PageRank: 1 de uma escala de 0 a 10 e que pra mim já é muita coisa... Devo isso aos leitores que visitam meu blog constantemente e quase sempre nessa publicação... Abraços maninho...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  33. Boa tarde,
    Desejo manifestar meu profundo agradecimento pela ajuda que recebi deste maravilhoso trabalho!
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico sempre muito feliz em ajudar as pessoas com o pouco que sei... Obrigado por visitar e comentar no blog isso só aumenta minha vontade de ajudar mais e mais pessoas...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
    2. Ahh, muito boa a explicação. Farei amanhã uma prova sobre, e o professor não explicou nada desse assunto (ahahaha, acha que é faculdade, onde os alunos têm de estudar sozinhos), enfim, adorei o conteúdo e até gostei dele! Espero ser salva por esse blog mais vezes, haahah! Parabéns!

      Excluir
    3. Olá Larissa Ramos, fico feliz em saber que gostou e compreendeu o assunto que abordei nessa publicação. Espero ver mais vezes você por aqui aprendendo sempre um pouco mais sobre a matemática, fique a vontade para tirar suas dúvidas quando precisar aqui no blog e caso veja que não encontrou o que procurava é só acessar a guia de contato e pedir a publicação que eu irei construí-la dentro de 3 a 5 dias. Muito bom te ver comentando aqui...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
    4. Bom dia Romirys

      recebi uma questão abaixo, estou em duvida de o que responder aguardo ajuda.

      Procurando um emprego, Mario encontra o seguinte anuncio:

      Microempresa do setro de serviços gerais, com salario médio de R$ 1.500,00, contrata imediatamente auxiliar de escritório, com formação secundaria, não exigindo experiencia anterior.Jornada de trabalho de 44 horas semanais, auxilio transporte e vale alimentação. Interessados enviar CV à CP. 45.443, CEP 70.000-000 nesta Capital. O prazo de recebimento é até 29 de fevereiro de 2013.

      Mario Envia o CV e é contratado pela empresa, no entanto, seu primeiro mês salario ele recebeu em seu contracheque um salário bruto de R$ 300,00.

      Veja na tabela abaixo as informações sobre a folha de pagamento desta empresa:

      Pedreiro R$ 500,00
      Ajudante de pedreiro R$ 300,00
      Auxiliar de escritório R$ 300,00
      Eletricista R$ 600,00
      Encanador R$ 400,00
      Diretor R$ 8.100,00

      Calcule e escreva aqui os valores da média, da moda e da mediana. Depois, explique qual delas é mais apropriada como medida de tendencia central nessa situação.

      Ja Calculei media= R$ 1.700,00
      da moda= R$ 300,00
      Mediada= R$ R$ 450,00.

      até aqui foi facil, não sei responder a pergunta???
      estou cheio de duvidas e não encontro conteúdo nos livros disponibilizados pela faculdade

      Aguardo retorno

      Atenciosamente

      Paulo Ricardo



      Excluir
    5. Olá Paulo Ricardo essa é uma questão bem interessante e que me fez pensar bastante antes de respondê-la para você. Depois de pensar muito sobre o assunto cheguei a seguinte conclusão:

      A melhor medida de tendencia central nesse caso seria a moda dos valores oferecidos na folha de pagamento dessa empresa.

      --------------------------------------------------------------------------------

      Justificativa: O enunciado fala em exclusivo sobre o emprego de "auxiliar de escritório" e como o salário desse profissional bate com o valor encontrado na moda dos valores então esta seria, neste caso em específico, a melhor medida de tendencia central.

      --------------------------------------------------------------------------------

      Primeira observação importante: Se no enunciado dessa questão não tivesse sido especificado qual emprego estava com vagas para contratação então, somente neste outro caso, a melhor medida de tendencia central seria a "mediana", pois é a que mais se aproxima de todos os valores fornecidos no enunciado, diferente da "média" que mostra uma valor bem elevado se comparado com os salários dos 5 primeiros empregos ofertados por esta empresa.

      --------------------------------------------------------------------------------

      Segunda observação importante: A data 29 de fevereiro de 2013 não existe, então se você quisesse poderia anular essa pergunta por dados incorretos no enunciado da questão, mas não acho que isso vem ao caso, isso é apenas uma observação que aconselho que você faça ao seu professor de matemática ou a pessoa que lhe enviou esta pergunta.

      --------------------------------------------------------------------------------
      Espero ter esclarecido sua dúvida. Qualquer outra dúvida ou questionamento entre em contato com nossa equipe nos comentários dessa publicação ou em algum dos links abaixo:

      Meu perfil pessoal no facebook: Romirys Cavalcante
      Contato com nossa equipe: Entre em contato aqui!
      Página do blog no Facebook: Vivendo entre Símbolos
      Meu e-mail: romirys_cavalcante@hotmail.com

      --------------------------------------------------------------------------------

      Att. Romirys Cavalcante...

      Excluir
  34. Respostas
    1. É sempre bom receber elogios como esse. Fico feliz em ter lhe ajudado a compreender este assunto. Um grande abraço e até a próxima...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  35. Gostei muito da explicação, consegui concluir meu trabalho . Obrigada
    Att. Michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer ajudar com seus estudos Michele. Obrigado por comentar nesta publicação....

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  36. Adorei a publicação, parabéns me ajudou bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ajudar...

      É sempre bom ver comentários de agradecimentos no blog, me sinto motivado a me empenhar ainda mais nele.

      Obrigado por comentar nesta publicação Ketylin.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  37. Respostas
    1. Obrigado pelo elogio Wesley... Valeu mesmo cara ^^

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  38. muito legal, entendi perfeitamente, agora posso fazer uma boa prova de matemática :D


    Nome:Yan de Oliveira Pereira
    Escola: Thomaz Coelho- Ensino a distancia do colégio militar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yan

      Primeiramente queria lhe agradecer por comentar aqui no blog, isso sem dúvidas me deixa muito feliz. Em segundo lugar queria dizer que é muito bom saber que consegui fazer com que você aprendesse esse conteúdo sobre as medidas de tendencia central. Espero que você faça uma boa prova. Até a próxima...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  39. Muito Bom !!! Parabéns continue assim!

    ResponderExcluir
  40. Esse site é muito bom ! Aprendi muito rapido essa materia ! Precisava aprender rapida porque tenho um trabalho e eu tenho que explicar a materia! Obrigada pela explicação ! Continue assim ! by Ana Letícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Letícia,

      É muito gratificante receber tantos elogios do Vivendo entre Símbolos. São comentários como esses que motivam toda a nossa equipe a continuar trabalhando nesse projeto. Fico feliz que tenha aprendido o conteúdo para fazer seu trabalho e explicá-lo. Esperamos você mais vezes por aqui. Um grande abraço e até a próxima visita Ana Letícia!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  41. Boa tarde , poderia me ajudar a resolver a questão abaixo,pois tenho duvidas.

    Procurando emprego, Mário encontra o seguinte anúncio:

    Microempresa do setor de serviços gerais, com salário médio de R$ 1.500,00, contrata imediatamente auxiliar de escritório, com formação secundária, não exigindo experiência anterior. Jornada de trabalho de 44 horas semanais, auxílio transporte e vale alimentação. Interessados enviar Curriculum Vitae à CP. 45.443, CEP 70.000-000 nesta Capital.

    Mário envia currículo e é contratado pela empresa, no entanto, seu primeiro mês de salário ele recebeu em seu contracheque um salário bruto de R$ 300,00.

    Veja na tabela abaixo as informações sobre a folha de pagamento desta microempresa:

    Pedreiro R$ 500,00 Ajudante de Pedreiro R$ 300,00 Auxiliar de Escritório R$ 300,00 Eletricista R$ 600,00 Encanador R$ 400,00 Diretor R$ 8.100,00

    Agora, faça o seguinte:

    1 – Responde se esses dados são agrupados ou não e calcule os valores da média aritmética, da moda e da mediana dos salários constantes na folha de pagamento da microempresa, não incluindo o salário do Mário;

    2 - – Por fim, explique qual delas é mais apropriada como medida de tendência central nessa situação, isto é, qual das três medidas representam mais adequadamente esses dados não-agrupados.

    Agradeço a ajuda e a explicação, no aguardo.

    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson!

      Essa sua mesma pergunta foi feita nos comentários mais acima nesta mesma publicação. Lá eu respondi as mesma dúvidas que você me pediu em seu comentário. Dá uma conferida nela e vê o que achou da resolução. Qualquer coisa pode perguntar que, caso eu saiba, terei o maior prazer em responder.

      Um abraço e até breve!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  42. Oi sou Mônica gostei do conteúdo me ajudou de uma compreensão clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica!

      Fico feliz em saber que contribui com seu aprendizado e mais feliz ainda por você ter compartilhado isso aqui no blog Vivendo entre Símbolos. Espero que volte mais vezes, sempre que necessário. Um grande abraço e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  43. e quando a média da maior que a mediana e a moda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não entendi o que você quis perguntar no comentário acima... Poderia explicar melhor? Fico no aguardo...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  44. Olá,

    Faço Pedagogia e, pra minha surpresa, temos estudo de Estatística na grade curricular.
    Nesta semana estou estudando este assunto e seu blog me ajudou bastante. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fico muito feliz em saber que meu site está contribuindo para a sua formação acadêmica. Obrigado pelo ótimo comentário que fez neste artigo e pelo elogio a ele, sem dúvidas, são esses tipos de comentários que me motivam a continuar ajudando ainda mais as pessoas com o pouco que eu sei de matemática. Um grande abraço e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  45. adorei mto bom msm.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigado pelo elogio, um abraço e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  46. ola tudo isso q vc falou é magnifico vc é um maximo adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É gratificante saber que estou contribuindo com o aprendizado das pessoas com o pouco que sei de matemática. Obrigado pelo ótimo comentário e pelo elogio em relação a este artigo, isso, sem dúvidas, é muito importante pra mim. Um grande abraço e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  47. Ótimo conteúdo,aprendi rapidamente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fique sempre a vontade em visitar o blog para aprender um pouco mais de matemática.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  48. gostei demais,aprendi o que eu queria muito obrigado romirys cavalcante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !

      Fico feliz em saber que estou contribuindo com seu aprendizado. Obrigado por comentar e estudar com o blog Vivendo entre Símbolos. Um abraço e até breve!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  49. Meus parabens, me ajudou muuito. Sua maneira de explicar é facil e pratico de compriender. adorei continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fico feliz em saber que estou contribuindo com o seu aprendizado. Obrigado pelos elogios quanto a minha metodologia de ensino e obrigado por comentar no blog isso, sem dúvidas, é muito gratificante para mim. Um grande abraço, bons estudos e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante!

      Excluir
  50. Oi gostaria de saber uma questão envolvendo media.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Logo estarei postando uma série de exercícios sobre média, moda e mediana. Fique no aguardo.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  51. Gostei muito, me ajudou bastante, só que agora existe a Trimodal. Então a Multimodal e quando a mais de 3 modas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alinne!

      Não sabia dessa nova classificação, obrigado por compartilhá-la conosco nos comentários desta publicação.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  52. Poderia colocar algum macete de porcentagem e equação do 1° e 2° grau?
    Ficaria muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estarei criando artigos com essas dicas em breve. Obrigado pela sugestão.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  53. Excelente como referência primária para a realização dos cálculos e para aplicação prática. contudo consultarei outros para compreender melhor os conceitos de moda, média e mediana nos casos concretos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávio Cardoso!

      Obrigado pelo elogio quanto ao artigo. Ele é apenas uma espécie de consulta rápida para relembrar esses três conteúdo que são bem comuns em concursos e vestibulares. Com o tempo irei publicar artigos mais detalhados sobre cada um deles.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir

Todos os direitos reservados por Vivendo entre Símbolos © 2012 - 2016
Criado com o Blogger e Personalizado por Edigley Alexandre

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.