A origem do sinal de subtração
Preparado para viajar um pouco na história dos símbolos matemáticos e descobrir hoje como surgiu o símbolo da subtração? Se a sua resposta for sim, então aconselho que continue lendo esta publicação...
O sinal da subtração possui um caminho bem parecido com o sinal da adição que eu também expliquei aqui no blog e que você pode conferir no seguinte link abaixo:
A palavra subtração deriva do latim "minus" que quer dizer menos em português. Existem poucos relatos sobre a origem do sinal de subtração mas o que mais se comenta ou pelo menos o que é mais aceito atualmente é que antigamente quando não existia esse sinal era escrito a palavra "minus" nas equações para representar a subtração, por exemplo:
4 minus 3 = 1
Era assim que eram feitas as subtrações antigamente, mas com o passar dos tempos e afim de simplificar mais os trabalhos na hora de fazer os cálculos abreviaram a palavra "minus" para a palavra "mus" com um traço em cima dela. Veja como ficaram as subtrações depois disso:
Com o passar dos tempos a palavra "mus" acabou sendo retirada sobrando apenas o traço " - " que hoje conhecemos como sinal de subtração.
Essa é a explicação mais usual para o surgimento do sinal de subtração e de por que ele é apenas um traço. Se formos procurar na história pelos primeiros relatos da utilização desse símbolo em operações matemáticas, primeiro iremos nos deparar com a aplicação dele em "barris".
Antigamente, como forma de dizer se um "barril" estava cheio ou vazio, marcavam esses barris pelos sinais de adição e subtração. Quando estava cheio ele era marcado com o sinal de adição " + " e quando estava vazio era marcado com o sinal de subtração " - ".
Antigamente, como forma de dizer se um "barril" estava cheio ou vazio, marcavam esses barris pelos sinais de adição e subtração. Quando estava cheio ele era marcado com o sinal de adição " + " e quando estava vazio era marcado com o sinal de subtração " - ".
Esses sinais só começaram a ser usados em operações matemáticas pela primeira vez em uma obra de Henricus Grammateus em 1518 que é tida como a mais antiga já encontrada a usar o sinais de "+" e "-" para adição e subtração.
É bom ressaltar que foi Robert Recorde (criador do sinal de igualdade) que introduziu o uso dos sinais de adição e subtração na Grã-Bretanha em 1557 em seu livro The Whetstone de Witte que quer dizer: "Existem 2 outros sinais dos quais o primeiro é feito assim "+" e representa adição e que o outro é feito assim "-" e representa subtração".
Referências bibliográficas:
A origem do sinal de subtração
Reviewed by Romirys Cavalcante
on
29.4.13
Rating:

Participei da entrevista Fala Multiplicador ficaria muito feliz se desse uma passadinha no meu blog Educar - O primeiro passo e deixasse um comentário.
ResponderExcluirBju
Ok irei visitar e comentarei se necessário... Abraços...
ExcluirAtt. Romirys Cavalcante
Bom dia Multiplicador Romirys, desejamos muita paz pra você e a sua família!
ResponderExcluirVenho em nome dos EDUCADORES MULTIPLICADORES convidar você a:
@ Parabenizar os multiplicadores do mês;
@ Dar as boas vindas aos novos multiplicadores;
@ Retribuir comentários em sua postagem de publicação (na página índice).
Multiplicador, precisamos de sua visita para que o Projeto Educadores Multiplicadores tenha vida e continue crescendo. Contamos com a sua presença! Os Multiplicadores agradecem a gentileza e compreensão. Ah, no mês de junho tem novidade no E.M.
Excelente sábado, obrigado pela parceria, fiquemos na Paz de Deus e até breve.
IRIVAN
Ok Irivam... Irei visitar os blogs parceiros e caso me chamem a atenção as postagens desses novos blogs eu irei comentar... Um grande abraço e até a próxima...
ExcluirAtt. Romirys Cavalcante
foda
ResponderExcluirOlá!
ExcluirObrigado por comentar... Um grande abraço e até breve!
Att. Romirys Cavalcante