Top Ad unit 728 × 90

Equação Fácil - A sua primeira aula sobre equações deveria ser assim!

Curso: Como aprender Cálculo Diferencial e Integral?

A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral que conhecemos no ensino superior é tida como uma das mais difíceis de se aprender e é responsável por fazer com que muitos alunos desistam no meio do caminho de seus cursos por que se veem incapazes de aprender tal conteúdo. É impressionante como uma única disciplina pode causar tanto medo nas pessoas a ponto de fazê-las desistir de sua graduação. É por esse motivo que hoje darei início a um projeto que tinha em mente a muito tempo, mas que nunca tive tempo de colocá-lo em prática. Estarei iniciando o Curso: Como aprender Cálculo Diferencial e Integral? a fim de ajudar as pessoas que irão se deparar com esta disciplina com o pouco que sei.

Quais os objetivos deste curso?

Este curso tem como objetivo principal ajudar o maior número de pessoas com as disciplinas de Cálculo I, II e III no decorrer de seus cursos superiores. A ideia é que, com ajuda de nossas aulas gratuitas, você seja capaz de cursar essas disciplinas com uma grande bagagem de conhecimento e, com isso, consiga tirar o máximo proveito dessas disciplinas e, consequentemente, passar facilmente por todas elas.  

Importante: Não estou dizendo que esse curso será a única opção para quem vai cursar essa disciplina, nem, tampouco, que sou o "senhor" do Cálculo, pelo contrário, sou um estudante de Licenciatura Plena em Matemática que, como qualquer outra pessoa, passou por essa disciplina e passou pelas mesmas dificuldades que qualquer outro passa. 

Nesse curso irei compartilhar tudo aquilo que aprendi, todos os materiais que utilizei para estudar, todos os exercícios que resolvi e todas as dicas que adquiri ao longo dessas três disciplinas (Cálculo I, II e III) e que foram suficientes para que eu conseguisse passar por cada uma delas com louvável êxito. 

Organização básica do curso

O curso será organizado, basicamente, da seguinte maneira:
  • Definição de Limite;
  • Propriedades dos Limites;
  • Exercícios envolvendo o cálculo com Limite;
  • Definição de Derivada;
  • Propriedades da Derivada;
  • Exercícios envolvendo o cálculo com Derivada;
  • Definição de Integral;
  • Propriedades da Integral;
  • Exercícios envolvendo o cálculo com Integral.
Reforço, mais uma vez, que essa é apenas uma estruturação básica de como vai se dar este curso ao longo dos próximos meses, ou seja, iremos conhecer as definições de cada conteúdo de cálculo, estudar suas propriedades e em seguida (o mais importante) trabalhar com uma quantidade enorme de exercícios resolvidos e propostos para fundamentar esses assuntos.

Ao contrário do que você pode estar querendo imaginar não vou abordar os conteúdos da mesma forma que seguem nos livros de cálculo que conhecemos, pelo contrário, o curso será feito com as dúvidas dos leitores, ou seja, a cada aula irei separar as dúvidas e sugestões dos leitores e, em seguida, irei montar as próximas aulas para que tenhamos um curso que atenda fielmente as necessidades de seus leitores.  

Farei isso para evitar que o curso não acabe se tornando apenas mais um local na internet com teoremas e mais teoremas de cálculo, pois, se fosse esse o meu objetivo, essa publicação talvez nunca chegaria a existir. 

Fique por dentro do nosso Curso

Ficou interessado em saber o que é preciso para ter acesso as aulas do nosso curso? A princípio quero deixar bem claro que, em nenhum momento, você será solicitado a pagar alguma coisa por essas aulas, ou seja, nosso curso é, e sempre será, gratuito para você que é leitor do blog Vivendo entre Símbolos.

A única coisa que sugerimos é que você se inscreva em nosso Feed de Notícias para que seja informado todas as vezes que publicarmos novas aulas aqui no blog. Ao se inscrever em nosso Feed você ficará por dentro de todas as novidades do blog e de todos os nossos conteúdos.

Para se inscrever em nosso Feed basta que você tenha um endereço de e-mail (válido) para cadastrar em nossa lista de leitores assíduos gratuitamente. Para isso basta inserir seu e-mail na caixa abaixo e clicar em cadastrar. 

Importante: Lembre-se de clicar no link de confirmação de cadastro que será enviado para sua caixa de entrada de e-mail para validarmos o seu cadastro no Feed de Notícias do blog Vivendo entre Símbolos. O e-mail estará endereçado como FeedBurner Email Subscriptions

Além do link de confirmação será enviado um link com todas as aulas do nosso Curso de Cálculo que já foram publicadas, assim como, outros materiais extras sobre o assunto. 

Bons estudos e até a próxima.
Curso: Como aprender Cálculo Diferencial e Integral? Reviewed by Romirys Cavalcante on 28.9.14 Rating: 5

66 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Trio Alegria!

      Acabei de concertar esse pequeno probleminhas das inscrições! Pode tentar de novo a vontade que agora dará certo!

      Em breve a Aula 1 será lançada com o tema: O que é Limite?

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
    2. Também não aparece nada para mim no e-mail ...

      Excluir
    3. Olá!

      Isso acontece por que no momento o blog está um pouco desatualizado, por conta que estou bem sobrecarregado com minhas atividades enquanto professor, mas em breve lançarei as próximas aulas para vocês acompanharem.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  2. Romi!

    Preciso acompanhar suas postagens mais que antes... No próximo semestre estudarei os Cálculos I, II e III num só pacote.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Charles!

      Eita maninho, Cálculo I, II e III no mesmo semestre, vai ser puxado em!? Mas vai dar certo tenho certeza que vai se dar bem. Irei montar conteúdos bem didáticos e com muitos exercícios resolvidos para esclarecer melhor as teorias, espero atingir o meu objetivo que é o de ensinar cálculo de uma forma mais simples e didática

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
    2. Rapaz! Certamente, o conteúdo está muito bem organizado!

      Excluir
    3. Olá Charles!

      Estou quase concluindo a aula 1 do curso... Vai sair nessa sexta ou sábado no máximo!!! Fique no aguardo.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  3. ..no ensino médio nao aprendi nada. tenho muita dificuldade não sei se vou conseguir...mas quero muito aprender...obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Farei de tudo para que os conteúdos sejam os mais didáticos possíveis!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  4. Olá estou fazendo faculdade virtual e esta muito difícil calculo, pois faz 14 anos que estou sem estudar, não consigo entender calculo. espero que me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gerlane Coimbra!

      A faculdade no modo EAD, ou seja, a distância, ou ainda, virtual como você falou é bem complicada mesmo, digo isso por experiência própria, já que curso minha licenciatura de modo semi presencial, mas sei que com um pouquinho de esforço e dedicação somos capazes de superar todos os obstáculos.

      Já passei por todas as disciplinas de Cálculo (1, 2 e 3) e confesso que achei elas super bacanas e boas de se aprender. Espero poder repassar tudo o que aprendi nessas disciplinas nesse curso de cálculo que estou montando e assim ajudar você e mais pessoas a vencerem essa disciplina assim como eu consegui vencê-las...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
    2. Boa noite, gostaria de saber se vou receber no e-mail o curso de cálculo, na verdade é para minha filha que está querendo desistir da faculdade de engenharia química por causa da matéria de cálculo e eu gostaria de ajuda-la de alguma forma.
      Att
      Sandra Kuhn

      Excluir
    3. Olá Sandra para ter acesso a todas as aulas do curso basta acessar Curso de Cálculo Gratuito . Espero ter ajudado com sua dúvida.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  5. Bom Dia! vou estudar ano que vem e como sou muito ruim em matemática e ja ouvi muito falar do terror que é a engenharia.queria começar a estudar alguma coisa que me ajudasse desde ja. seria o caso? desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruce!

      Recomendo que você assista aos vídeos do Canal Matemática Rio do meu colega Rafael Procópio, ele aborda muitos assuntos da matemática de forma dinâmica e de um jeito que qualquer um consegue aprender, foi vai gostar bastante.

      Basta acessar este link: Matemática Rio

      Esse curso: Como aprender Cálculo Diferencial e Integral, que estou fazendo, também é de fundamental importância para você na disciplina de cálculo, tenho certeza que irá lhe ajudar bastante.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  6. Olá, eu gostaria que vc fizesse um vídeo sobre gráfico das funções e fizesse questões grandes, tipo : x²+1, se x<-1. -x+1,se -1<=x<1.2 se x=1. √x-1,se 1<x<=5. Tenho muita dificuldade quando a função é grande assim, aguardo resposta, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila Amaral!

      Em breve teremos artigos sobre este assunto aqui no blog Vivendo entre Símbolos, nessas férias iremos produzir vários artigos para serem publicados no início de 2015 e sua sugestão já está anotada aqui, muito obrigado. Um abraço e até breve!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  7. Olá, boa noite. Hoje achei esse seu site, e gostaria, se fosse possível, você me mandar os conteúdos por e-mail. Já me cadastrei;
    Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Luna!

      Os novos artigos irão chegar em breve em sua caixa de e-mails gratuitamente, obrigado por cadastrar-se para estudar com o blog Vivendo entre Símbolos. Caso queira conferir as aulas já publicadas do curso de cálculo recomendo que acesse o link abaixo:

      Material de Cálculo Diferencial e Integral

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  8. Ola Romyrys, me inscrevi hoje, estou no primeiro período de engenharia civil, e com muita dificuldade estou permanecendo, não gostaria de desistir da minha graduação, esta muito difícil confesso, por isso estou aqui e aderindo a sua proposta neste projeto que creio que poderá me dar um folego maior para prosseguir. Obrigado por sua iniciativa, e gostaria de saber quais as ferramentas você vai estar colocando para nos ajudar a evoluir. e mais uma vez obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Pretendo criar conteúdos mais simples sobre essa disciplina de forma que os leitores entendam o assunto em questão sem perder nenhum rigor matemático, também pretendo passar exercícios e resolvê-los, na medida do possível, para avaliarmos o processo de aprendizado dos conteúdos e por fim estou tentando aprender a criar e editar vídeo aulas para tornar esse curso mais fácil para ser estudado, evitando que ele tenha ser lido para ser compreendido.

      Obrigado pelos elogios, bons estudos e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  9. Boa Tarde!Poderia me passar seu whats ou um email que eu pudesse tirar minhas dúvidas
    Com você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda Martins!

      Meu e-mail para contato é este: contato@vivendoentresimbolos.com , só não prometo ter tempo sempre para responder, mas sempre que puder irei ajudar no que for possível...

      Digo o mesmo aos demais leitores do blog, se precisarem, podem enviar suas dúvidas, por aqui ou por e-mail...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  10. Gostei muito de seu site, gostaria que me mandasse no meu e-mail, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanderley Morelli !

      Para receber artigos por e-mail basta se inscrever gratuitamente no feed do nosso blog, para isso acesso o link abaixo onde ensino como fazer isso de forma fácil e rápida.

      Feed de Notícias do VS

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  11. Boa noite Romirys (que nome diferente!),

    Faço matemática também e pesquisando para trabalhos da minha graduação encontrei seu blog, me interessei muito pelo conteúdo de Cálculo, apesar de ainda não ter lido, esta matéria e Álgebra tem tirado meu sono. Minha graduação é a distância e o material cansativo de ler, então exercícios e vídeos é o que busco na internet, pena que as vezes não encontro abordagens parecidas com o "caminho" trilhado pela minha universidade.
    Abs
    Mônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica!

      Ter força de vontade e ser persistente são as melhores armas para vencer essas dificuldades. Minha faculdade também é a distância e mesmo assim consegui passar em todas as disciplinas de cálculo e em álgebra linear sem muitas dificuldades graças as dicas dos meus professores e o pouco que aprendi com os livros de cálculo que tenho. Sei que irá conseguir vencer essas dificuldades e se graduar. Obrigado por comentar, bons estudos e até breve.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  12. Olá amigo, eu fiz minha primeira prova de cálculo I, estudei muito, muito mesmo , fiz todas as listas que o professor disse para fazer, tirei as dúvidas, mas ainda assim minha nota passou longe da média e tirei míseros 4,2 na primeira prova, eu entendo perfeitamente a matéria, sempre tiro minhas dúvidas e não sei mais o que fazer para conseguir passar, a próxima prova vai ser daqui há 1 mês e uns dias, alguma dica para que eu possa ter sucesso na disciplina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joãozinho!

      Você já descobriu os erros que cometeu em sua prova? Esse, sem dúvidas, é o primeiro lugar para começar. Se você tiver dúvidas com o básico e inicial dessa disciplina, com certeza, terá dificuldades nas próximas provas. Logo, faz-se necessário que você revise e estude tudo o que foi passado nessa primeira prova. Em seguida faça uma "mapeamento" dos possíveis conceitos que você sentirá dúvidas na próxima prova e "bombardei-e" seu professor com perguntas, das mais diversas, pois quanto mais você souber sobre esses conceitos, melhor se sairá nas próximas provas.

      Busque cercar-se de bons livros, como já citei, e já mais fique preso a somente um livro, ele pode lhe dar a falsa impressão de que você está aprendendo tudo, quando na verdade, você está pulando muitas informações que foram omitidas por um autor, mas que podem ter sido apresentadas por outros autores em outros livros.

      Espero que essas dicas ajudem. Logo estarei criando outro artigo com mais dicas para lhe ajudar e aos demais com essa disciplina. Fique acompanhando as novidades do blog.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  13. Bom dia Romirys,

    Me cadastrei hoje (28/05/15) e gostaria de saber existe mais algum procedimento que deva ser feito ou a partir do momento que estou cadastrado irei receber os e-mails referentes ao curso de Cálculo Diferencial e Integral a partir da Aula 1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não precisa realizar nenhum passo adicional. Acesse nossa guia de Cálculo aqui mesmo no blog e confira todas as aulas já publicadas. Dentro de pouco tempo as novas aulas começaram a chegar por e-mail.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  14. Bom dia camarada, não estou conseguindo cadastrar meu e-mail, está dando erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu acabei de testar aqui e deu tudo certo com a inscrição. Caso esteja com dificuldades em cadastrar seu e-mail para receber nossos artigos deixo como dica que acesse a guia FEED aqui do blog, lá você vai encontrar um vídeo explicativo mostrando como fazer essa inscrição passo a passo da forma correta.

      Att, Romirys Cavalcante

      Excluir
  15. Encontrei afinal o Paraíso da Matemática. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valter Alves!

      Obrigado pelo elogio a meu humilde blog. Um grande abraço e até breve!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  16. Muito Obrigado por sua dedicação e atenção

    ResponderExcluir
  17. ola, estou entrando agora como um dos seus alunos, queria que vc mi mandasse todos os assuntos abordando calculo vetorial e geometria analitica, calculo integral, calculo com funçoes de varias variaveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlinhos!

      Até o momento não chegamos nessa parte do conteúdo. Ainda estamos abordando assuntos sobre limites. Caso queira conferir todos os artigos sobre cálculo que já publicamos aqui no blog acesse o link abaixo:

      - Material de Cálculo

      Espero ter ajudado, bons estudos e até breve!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  18. Olá Satels!

    Acessei este link e gostei bastante. É um ótimo site para resolver integrais de funções e o melhor de tudo é que ele gera a resolução passo a passo. Muito bom!

    Att. Romirys Cavalcante

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. Olá Messias Ferreira!

      Apenas acesse este link - Material completo de cálculo

      Espero ter lhe ajudado com sua dúvida. Um grande abraço, bons estudos e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  20. Gostaria de receber informações sobre calculo I e II, pois vou iniciar o meu curso de Sistema de informação e terei as duas disciplinas 2ª e 3ª período. Também gostaria de saber e se vc tem a informação sobre o que é a matemática discreta.

    Att: Júlio Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlio César!

      Inscreva em nosso Feed de notícias e fique por dentro de todas os artigos do blog Vivendo entre Símbolos, dentre eles assuntos de cálculo I e II. Quanto a matemática discreta, ainda não temos previsão para começar a publicar artigos sobre esse assunto mas irei adicionar a sugestão em milhas lista de próximos cursos a serem lançados aqui no site. Obrigado por participar e deixar seu comentário.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  21. Muito bom ,pra mim esta ótima a explicação bom demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joao Lima E Silva!

      Obrigado pelo elogio relacionado ao artigo. Fico feliz de poder contribuir com seu aprendizado. Bons estudos e até breve!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  22. Gostaria de saber como faço pra receber as aulas ou os arquivos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo!

      Apenas acesse este link - Material completo de cálculo

      Espero ter lhe ajudado com sua dúvida. Um grande abraço, bons estudos e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  23. Realizei minha inscrição no dia 27/12/2015. Quando irei receber o primeiro artigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      No link abaixo você terá acesso a todas as aulas que já foram publicadas no site até o momento. Obrigado pela preferência em estudar com o blog Vivendo entre Símbolos!

      Pacote com aulas de Cálculo: Acessar !

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  24. Bem, meu sonho era passar na federal e cursar engenharia ambiental. Passei o ano de 2015 inteiro estudando e passei. Agora tem duas semanas que começaram minhas aulas na faculdade e estou com muito medo do calculo 1. Todos os meus veteranos disseram que todo mundo bomba nessa disciplina e não quero que isso aconteça comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mirna Mininha!

      Basta manter a calma e foco nos estudos e lembrar de que ter uma base bem fundamentada em matemática é crucial para quem pretende passar pela disciplina de cálculo I e lograr êxito com ela. Esse curso vai lhe ajudar bastante também com as dúvidas que surgirem ao longo do caminho.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  25. Obrigado senhor do cálculo!
    Você é o melhor. Eu entrei em engenharia esse ano, e apesar das minhas aulas terem começado dia 15/2 eu só tive aula de cálculo essa semana, meio que fiquei um pouco desesperado. Mas você faz parecer possível.
    Obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo Rodrigues!

      "Senhor do cálculo" kkkk, gostei da expressão, obrigado pelo elogio e fico feliz em saber que estou contribuindo com o seu aprendizado na disciplina de cálculo. Um grande abraço, sucesso, bons estudos e até a próxima.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  26. Oi tudo bem, tenho dificuldades nesses conteúdos, espero agora compreender e resolver exercícios.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Espero que você consiga compreender com minhas explicações. Um grande abraço, bons estudos e até a próxima.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  27. boa tarde,Romirys calculo I,meu prof era mto bom porém ele facilitou mto as coisas pra nossa turma!isso deixou eu um pouco acomodado agora estou com dificuldades em calculo II.Vou tentar rever toda a materia de calculoI.O q vc acha?

    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helio!

      Acredito que você vai ter uma base melhor se fizer isso, ou seja, vai lhe ajudar muito com a cadeira de cálculo II.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  28. Em fim um oases em meio a esse deserto...
    Adorei o seu blog e começo a ver isso com bons olhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Savio Lopes!

      Obrigado pelo elogio, espero ter contribuído com seu aprendizado. Um grande abraço, bons estudos e até breve.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  29. Olá Romildo!

    Obrigado por contribuir divulgando seu material de cálculo para os leitores do meu blog. Um abraço e até breve.

    Att. Romirys Cavalcante

    ResponderExcluir
  30. Olá, bom dia!! Preciso da sua ajuda!! Estava justamente pensando em desistir quando li o algo que vc escreveu e acabei encontrando seu blog...

    ResponderExcluir
  31. Olá Estudante!

    Em que posso ajudar? Fique a vontade para expor suas dúvidas aqui nos comentários deste artigo. Ficarei no aguardo...

    Att. Romirys Cavalcante

    ResponderExcluir
  32. Olá bom dia dia Romirys!!

    Primeiramente muito obrigado pelo belíssimo trabalho!

    Assinei o feed, recebi o email para confirmação, porém não recebi o link do curso de cálculo diferencial, ao qual estou precisando bastante!

    Pode me enviar? rodrigo_bless@yahoo.com.br

    Obs. Me desculpe se existe fácil aqui no site e eu não encontrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo!

      Para ter acesso a todo o nosso material de cálculo basta acessar o link abaixo:
      # Material de Cálculo

      Espero poder contribuir com seu aprendizado.
      Um grande abraço e até a próxima.
      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir

Todos os direitos reservados à Vivendo entre Símbolos © 2012 - 2019
Criado com Blogger e Personalizado por Edigley Alexandre

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.