Top Ad unit 728 × 90

Equação Fácil - A sua primeira aula sobre equações deveria ser assim!

Aniversário de 6 anos do Vivendo entre Símbolos + Desafio

Hoje, dia 5 janeiro de 2018, completamos 6 anos de existência na web. É sempre muito bom poder comemorar essa data com as pessoas que fazem parte desse projeto, você leitor(a). Para alguns isso pode parecer algo desnecessário, mas para quem conhece a realidade de ser um blogueiro profissional entende como isso é importante para manter a autoestima e motivação para continuarmos com nossos projetos. Neste artigo irei compartilhar com você um pouco do que foi o ano de 2017 aqui no Vivendo entre Símbolos e nossas metas para o ano de 2018 que está só começando. Desejo a você uma ótima leitura!


Para quem acompanha meus artigos aqui no Vivendo entre Símbolos sabe que sempre que comemoramos um aniversário faço questão de lembrar como é difícil criar e manter um site, principalmente de matemática, ativo na web por tanto tempo. Muitas são as pessoas que criam blogs, mas desistem em menos de um ano de existência por não conseguir atingir os objetivos que havia planejado naquele momento. 

Uma dica de quem tem blog a 6 anos "rsrsrs": 
Não desista do seu projeto só porque ele não deu certo no primeiro ou nos primeiros anos. O sucesso, muitas vezes, só vem depois de muito trabalho duro e persistência, ainda mais quando o assunto é ter um blog de sucesso. 
Acredito que tenho obtido um grande sucesso com meu blog nos últimos anos uma vez que vários indicadores de desempenho me apresentam isso. Nos primeiros anos do blog a média de visitas não passava de 100 a 200 pessoas por dia, mas depois que investi em um template pago e graças a grande ajuda do meu amigo Edigley Alexandre consegui fazer com que a média passasse para 10.000 a 15.000 visitas diárias em média.

Atualmente o site conta com mais de 4.823.190 visualizações ao longo desses 6 anos e esse número vem aumentando exponencialmente a cada minuto. Possuímos mais de 6.300 assinantes em nosso Feed de notícias da Google. Em nossa página oficial no Facebook já somos mais de 4.300 seguidores. No Google Plus (em minha conta pessoal) na coleção Matemática/Educação, relacionada ao site, já somos mais de 3.700 seguidores. Ao todo somos mais de 14.300 pessoas engajadas com o site a fim de estar por dentro do trabalho divulgado aqui no Vivendo entre Símbolos. Isso, sem dúvidas, me deixa muito feliz e empolgado.

Um pouco sobre 2017

O ano de 2017 foi bem agitado na minha vida profissional. Nesse ano acabei mudando para uma Escola de educação profissional e tive que me readaptar a nova realidade que iria presenciar. Mais dedicação seria esperado de mim naquele novo ambiente de trabalho e isso fez com que a frequência de publicações aqui no site diminuísse drasticamente, embora isso não seja desculpa, uma vez que eu poderia muito bem ter me organizado mais para continuar com meus artigos.

De certa maneira, sinto-me culpado por não ter correspondido às expectativas de muitos leitores no ano de 2017. Como eu mesmo disse, no início deste artigo, é muito difícil manter um site atualizado por tanto tempo ainda mais quando se trata de um site de matemática.

O interessante disso tudo é que, mesmo não tendo publicado tantos artigos no ano de 2017, percebi que a média de acessos estava se mantendo crescente com algumas leves alterações decorrentes de datas comemorativas e feriados que já eram esperadas. E isso me fez perceber que esse site ainda é fonte de referência para os estudos de muitas pessoas e que eu não poderia desistir dele.

Eu quero fazer com que a matemática seja vista com bons olhos pelas pessoas do mundo inteiro, esse é o meu maior sonho para com esse projeto e é por esse motivo que eu não vou desistir de alcançar esse sonho com a sua ajuda e de todos os demais leitores e amigos que conquistei ao longo do tempo.

Metas para 2018

É sempre bom traçar metas no início do ano para que possamos nos motivar a continuar com nossos projetos e fazê-los crescer. É por esse motivo que decidi traçar algumas metas, bem ousadas por sinal, para esse ano de 2018. A seguir irei apresentar cada uma dessas metas para que você possa ficar por dentro de tudo.

# Curso de Cálculo Diferencial e Integral

A primeira meta é continuar com o nosso Curso de Cálculo para aqueles leitores que estão no nível superior e estão precisando "enfrentar" essa disciplina tão fascinante. Atualmente nosso curso conta com apenas 8 aulas publicadas, porém percebi que esse material pode ser melhorado. A ideia é refazer as aulas já publicadas com o intuito de melhorar seu conteúdo e proporcionar um melhor entendimento dos assuntos apresentados.

Além de proporcionar material escrito irei preparar vídeo-aulas para o curso e divulgá-las gratuitamente em nosso canal no YouTube. Também irei disponibilizar listas de atividade para download com direito a correção em vídeo. Sempre que possível irei disponibilizar simulados para testar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, pelos leitores, possibilitando uma maior interação deles com o conteúdo do curso e, consequentemente, proporcionando um maior aprendizado.

# Minicursos no YouTube

Ao longo do ano irei disponibilizar minicursos no YouTube sobre os principais conteúdos de matemática que são cobrados pelo ENEM e demais vestibulares. A ideia é poder disponibilizar material gratuito suficiente para que você possa ter a melhor preparação possível para enfrentar o ENEM e demais vestibulares com mais confiança na área da matemática.

# Curso de Raciocínio Lógico

Neste ano de 2018 irei lançar o curso de Raciocínio Lógico para Concursos Públicos. Esse curso vai contar com aulas elaboradas por escrito e divulgadas em versões PDF para download, com vídeo aulas no YouTube e simulados para colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo do curso. Vale lembrar que esse curso será inteiramente gratuito para qualquer leitor(a) do Vivendo entre Símbolos.

# Preparação para o ENA 2019 (ProfMat)

O Mestrado Profissional em Matemática é uma opção muito boa para professores da área da matemática que desejam realizar um mestrado sem ter a necessidade de apresentar um projeto logo no início para ser aprovado. Para ingressar nesse mestrado é necessário que o candidato seja aprovado na prova de seleção do mestrado chamada de Exame Nacional de Admissão (ENA). Neste ano irei disponibilizar materiais em PDF para download e em vídeo para aqueles que querem se preparar para o ENA 2019 de maneira inteiramente gratuita.

# Preparação para o SPAECE

Essa é uma meta bem mais específica, uma vez que o SPAECE é uma prova de larga escala aplicada somente no estado do Ceará. Esse projeto visa ajudar professores e alunos, do meu querido Estado, a se preparem, da melhor maneira possível, para essa prova que acontecerá por volta do mês de novembro nesse ano de 2018.

Vou oferecer um Curso para o SPAECE no YouTube, além de disponibilizar listas de exercícios e material para download sobre o exame. Também vou compartilhar gratuitamente meu primeiro E-book (ainda em fase de construção) sobre o SPAECE contendo todos os principais conteúdos e informações para se dar bem nesse exame.

# Manter as redes sociais mais atualizadas

Minha última meta será a de manter as redes sociais do site mais atualizadas para que você possa ser notificado de todas as nossas novidades sempre que publicarmos algo novo. São inúmeras redes sociais disponíveis pela internet, porém irei focar apenas nas principais, que são:

- Facebook
- Google Plus (página pessoal)
- Twitter (página pessoal)
- Instagram
- YouTube (Novidade!)

Lembre-se de seguir nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as nossas atualizações e novidades.

Agradecimentos

Como já é de costume, não poderia deixar de agradecer as pessoas que fazem com que eu continue com o projeto Vivendo entre Símbolos atualizado. O carinho e a gratidão que os leitores desse site demonstram em seus comentários é sem explicação e isso me motiva a continuar cada vez mais. Obrigado por fazer parte dessa história aqui no Vivendo entre Símbolos. Saiba que tudo o que eu faço aqui no site é pensando no seu aprendizado e é feito com a maior dedicação e carinho possível.

Gostaria de agradecer também aos amigos que fiz ao longo do tempo com esse projeto e que até hoje estão presentes em minha vida me apoiando e dando dicas que me motivam a continuar. Os amigos Charles Bastos, Edigley Alexandre e Kleber Kilhian, são mais do que especiais para mim. Obrigado por todo o apoio, vocês são demais. 

Topa um desafio?

Se você chegou até este ponto desta publicação é sinal que realmente está motivado a "devorar" todo o conteúdo que o site Vivendo entre Símbolos está disposto a compartilhar com você. Como forma de gratidão e com o objetivo de sempre fazer o melhor pelos nossos leitores, gostaria de propor um desafio a você.

Esse desafio é divido em dois passos:

1° passo: Eu te desafio a deixar nos cometários desta publicação 3 metas, que você idealizou, para 2018. Se você for um estudante faça metas relacionadas aos seus estudos ou a sua vida pessoal por exemplo, se você for um blogueiro deixo como dica fazer metas relacionadas ao seu site ou blog. As metas devem fazer com que você cresça pessoal/profissionalmente.

2° passo: Você deverá retornar neste artigo no final do ano para dizer quais metas conseguiu realizar durante o ano respondendo ao seu próprio comentário. Acredito que esse desafio fará com que você realize coisas fantásticas nesse ano que se inicia. E aí, topa o desafio?

Desejo um feliz 2018 a você e toda a sua família além de muito sucesso em seus estudos.
Aniversário de 6 anos do Vivendo entre Símbolos + Desafio Reviewed by Romirys Cavalcante on 5.1.18 Rating: 5

8 comentários:

  1. Olá, Romirys!

    Viiiiixe! Isso tudo? 6 anos? Rapaz...

    É muito bom ajudar as pessoas, me sinto agindo assim. E quando uma pessoa gosta de ser ajudada é melhor ainda. O que faço meu amigo, é apenas dar uma empurrão. O resto é sua competência e esforços.

    Sei que não é fácil ter um blog como o trabalho secundário, mas acredito fielmente que você faz isso porque gosta mesmo não podendo publicar com mais frequência.

    Sobre o desafio:

    Sou muito organizado com minhas tarefas docentes e do blog também, no entanto, não sou muito de fazer metas. (risos).Não sei porque.

    Mas dessa vez vou aceitar. Meta: chegar aos 1000 artigos no blog em 2018.

    Não é fácil, pois todos os dias eu deleto um artigo e lanço outro. (risos).

    Parabéns pelo blog!

    Feliz 2018.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edigley!

      Eita, 1.000 artigos??? Isso sim é que é meta ousada rsrsrs. Cara eu ainda tenho muito o que aprender com relação a manter um site atualizado com você. Obrigado mesmo por todo o apoio. Você me motiva a seguir em frente com esse trabalho.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  2. Muitos parabéns Romirys!
    Manter um blog ao longo de seis anos realmente não é fácil. Mais difícil ainda é quando é um blog de matemática. E muito mais difícil quando é um blog de matemática com a qualidade do seu blog!

    Por isso tudo vou mesmo parabenizá-lo outra vez e esperar que tenha mais tempo em 2018 para conseguir de facto cumprir com as suas metas pois o ganho será nosso, que somos seus leitores.

    Relativamente às metas para o blog https://lusoacademia.org/:
    1 - Conseguir publicar conteúdo completo de 15 disciplinas ao longo de 2018
    2 - Conseguir fechar parcerias/convénios com instituições de Ensino em Angola de forma a divulgarmos mais o nosso blog e desse modo ajudarmos ainda mais estudantes
    3 - Dar os primeiros passos para tornar o projecto Luso Academia autosustentável (gerar receitas através de publicidade, mentoria/explicações, venda de material de suporte)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teixeira!

      Acompanho seu trabalho desde 2015 e sei o quanto você se empenha para fazer do seu projeto uma ideia autossustentável. Sou a favor da ideia de que Angola tem um grande potencial para contribuir com a Matemática e você está no caminho certo. Parabéns pelo ótimo trabalho e pelas metas propostas. Agora é só questão de colocar elas em prática e, no final do ano, comentar como foi bom realizar todas elas. Um abraço!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  3. Olá Romirys.

    Parabéns! Tenho o maior respeito e admiração por você e seu blog, que construiu de maneira sublime. Tenho certeza que tudo o que vimos até aqui é apenas a ponto do iceberg.

    Bem, eu tenho muitos projetos em mente, mas não sei o que realmente irei conseguir concretizar, mas vou lhe contar: Pretendo criar uma loja virtual do Baricentro. Tenho ideias, falta analisar melhor. Estou escrevendo 2 livros. Um sobre técnicas de integração, que quero fazer um e-book para vender na "loja", ou no ML, o outro é um romance de um professor de matemática que descobre uma equação que permite viagens no tempo. Já tenho 80 páginas escrita. Estou pesquisando um template mais interessante para o blog. Acho que encontrei um, e estou fazendo testes. Tem outras coisas, mas vamos por partes...

    Um abraço, meu amigo.

    --
    Kleber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber!

      Cara eu já devo ter dito isso para você, mas não me canso de repetir, no ensino médio conheci seu blog e me fascinei com todo o conhecimento que você compartilhava. Foi o seu blog que me motivou a querer construir um blog de matemática. Nunca imaginei que ele me faria conhecer você e proporcionar essa amizade tão bacana.

      Suas metas são bem ousadas, mas tenho certeza que irá conseguir alcançá-las nesse ano. Com relação ao livro, estou ansioso para ler rsrsrrs. Já com relação ao template, sabe que pode contar com meu apoio para lhe ajudar com as alterações e atualizações para seu site. Vi o template que você comentou e achei muito bacana, a cara do seu site, ou seja, simples e sofisticado.

      Sucesso a nós meu amigo, nesse ano de 2018!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  4. Olá Romiii!

    Que bom que nos conhecemos, você me ensinou bastante sobre blogs e com a organização do espaço que mantenho na web. Tomará que seu trabalho e nossas conversas perdurem. Quem sabe, numa destas férias, eu apareça aí pelo nordeste!

    Precisamos pensar uma parceria para os nossos sites, eles carecem de ânimos,... diminuímos nossa rotina de postagens!

    Sobre o desafio, me lembra no final do ano de fazer o retorno... rsrsrs.

    METAS (sobre site):
    1 - Não parar com as postagens e atualizar todas aquelas que for necessário;
    2 - Criar uma postagem com um combo de questões que envolvem os processos de avaliação do ensino público;
    3 - Mínimo de 15 postagens durante este ano;


    Até "maninho" (como você diz)! Um ótimo 2018 para todos nós!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala maninho!

      Cara é muito bom te ver comentando por aqui, como sempre!

      Você é uma das grandes parcerias que realizei ao longo desse tempo graças ao meu site de matemática e isso me deixa muito feliz. A contribuição que você me proporciona é sem igual.

      Suas metas são bem interessantes, irei acompanhar de perto viu (rsrsrs). Desejo sucesso a nós e aos nossos projetos e que tenhamos um 2018 inspirado.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir

Todos os direitos reservados por Vivendo entre Símbolos © 2012 - 2017
Criado com o Blogger e Personalizado por Edigley Alexandre

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.