Top Ad unit 728 × 90

Equação Fácil - A sua primeira aula sobre equações deveria ser assim!

Videogames estimulam o raciocínio e formam profissionais melhores!

Embora muitos achem os videogames apenas um passatempo, eles também são capazes de treinar e estimular o raciocínio humano contribuindo com um melhor desempenho das pessoas que jogam videogames em situações do cotidiano que necessitem  do raciocínio. É isso que revela pesquisas feitas pela Universidade de Denver, nos EUA, que mostra que jogos eletrônicos são capazes de melhorar o desempenho de profissionais no ambiente de trabalho. 


Sobre a pesquisa feita pela Universidade de Denver

Segundo o site de notícias em tecnologia Olhar Digital "a pesquisa levou em consideração 65 estudos e informações referentes a 6,4 mil estagiários. Com estas informações, foi observado que o nível de conhecimento dos gamers em relação aos que não jogam é superior em 14%. O nível de conhecimento factual foi 11% maior, e de retenção chegou a 9%.". 

Pontos positivos de ser um "gamer"

A especialista em RH Eline Kullock, do Grupo Foco, defende que os games/jogos funcionam como uma ferramenta capaz de estimular a criatividade e a inovação, já que esses jogos aumentam a capacidade de tomar decisões de maneira rápida. 

Outros pontos que podemos levar em consideração quando uma pessoa está jogando é a necessidade dela ter de organizar uma série de ações para que possa alcançar um objetivo principal. Outro ponto bem interessante é que em alguns jogos o jogador precisa cumprir uma tarefa no menor tempo possível e portanto precisa saber como gerenciar esse tempo a fim de conseguir atingir esses objetivos. 

Todos esses pontos que os jogos trabalham no jogador, são basicamente os mesmos que são utilizados pelo profissional em seu local de trabalho, atitudes como: saber tomar decisões de maneira rápida, saber gerenciar e aproveitar o tempo de trabalho, organização de ações que devem ser desenvolvidas no ambiente de trabalho a fim de realizar suas atividades que são confiadas a esse profissional. 

Todos esses fatores são importantes e fundamentais para o rendimento profissional. 

Pontos negativos de ser um "gamer"

Como nem tudo são flores, existem fatores negativos que devemos considerar para aqueles que gostam de jogar videogames. Ainda segundo o artigo do Olhar Digital:
A especialista Eline Kullock ressalta apenas o fato de que o "restart" dos videogames pode gerar um pensamento perigoso de que tudo na vida, inclusive nas empresas, pode recomeçar sem consequências graves, o que não é verdade na maioria dos casos, quando há grandes prejuízos por causa de erros.
Para quem não sabe a opção "restart" permite que o jogador reinicie uma parte do jogo, caso tenha feito algo errado, para que possa tentar novamente. Essa opção pode ser feita quantas vezes o jogador achar necessário durante o jogo.  

Nossas considerações finais

Neste artigo você foi capaz de perceber como o raciocínio, quando bem treinado, ajuda no ambiente de trabalho. Trabalhar o raciocínio lógico ou simplesmente o raciocínio é uma tarefa fácil e que todos deveriam fazer devido as inúmeras contribuições que ele pode nos trazer, seja no ambiente de trabalho ou em qualquer outro lugar que estejamos.

Dicas para estimular o raciocínio humano

Abaixo deixo algumas dicas de como desenvolver o seu raciocínio com simples ações:
  • Ler um livro, pelo menos uma página ou capítulo, todos os dias.
  • Brincar com jogos de lógica: dama, xadrez, sudoku, etc. 
  • Faça coisas novas, pois aprender coisas novas sempre estimula seu cérebro.
  • Pratique esportes. 
  • Treine sua memória com alguns testes feitos por você mesmo, por exemplo:
    Tente memorizar 4 ou 5 números de sua lista de contatos, isso já é um começo. 
  • Seja curioso, ou seja, sempre se pergunte sobre as coisas a sua volta.
  • Pesquise sobre coisas que você gosta.
  • Procure aprender um pouco de tudo, ou pelo menos o básico de tudo.
Essas são apenas algumas dicas que irão contribuir com o desenvolvimento do seu raciocínio. Você tem alguma outra dica para acrescentarmos a esta lista? Você concorda com o que a pesquisa feita pela Universidade de Denver mostrou? Deixe a sua contribuição nos comentários abaixo, participe. 

Seu comentário é o que dá vida a este blog!

Referências bibliográficas

Videogames estimulam o raciocínio e formam profissionais melhores! Reviewed by Romirys Cavalcante on 1.3.14 Rating: 5

2 comentários:

  1. Os jogos são, com certeza uma ótima forma de desenvolver o raciocínio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josimar Souza!

      Tem toda razão. Os jogos além de serem uma forma de diversão contribuem para o desenvolvimento do nosso raciocínio. Existem empresas que utilizam em suas entrevistas de empregos jogos como uma de suas etapas para serem contratados! Obrigado pela visita e a propósito, visitei seu site e gostei bastante, parabéns!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir

Todos os direitos reservados à Vivendo entre Símbolos © 2012 - 2019
Criado com Blogger e Personalizado por Edigley Alexandre

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.