Top Ad unit 728 × 90

Equação Fácil - A sua primeira aula sobre equações deveria ser assim!

Aprenda a inserir Latex em sites sem saber códigos

Segundo a Wikipédia a linguagem LaTeX é um conjunto de macros para o programa de diagramação de textos TeX, utilizado amplamente na produção de textos matemáticos e científicos, devido a sua alta qualidade tipográfica. Entretanto, também é utilizado para produção de cartas pessoais, artigos e livros sobre assuntos diversos. O sistema LaTeX fornece ao usuário um conjunto de comandos de alto nível, facilitando dessa forma sua utilização por iniciantes. Possui abstrações para lidar com bibliografias, citações, formatos de páginas, referência cruzada e tudo mais que não seja relacionado ao conteúdo do documento em si. Sabe-se que o LaTeX foi desenvolvido na década de 80, por Leslie Lamport, estando atualmente na versão denominada LaTeX 2e.

Um pouco sobre o Latex

A linguagem Latex funciona por meio de códigos que são interpretados e renderizados por aplicações diversas escolhidas pelos seus editores. Essas aplicações podem ser utilizadas tanto na internet em seus navegadores como em editores de texto como o Word (programa pago da Microsoft) e o Writer (programa gratuito da Linux, também disponível para windows).

Para que você possa criar e editar equações em sites e blogs em Latex você precisa da utilização de scripts que serão os responsáveis por interpretar esse códigos. Aqui no Vivendo entre Símbolos utilizo o script da MathJax que é um dos mais utilizados no mundo e que possui um estilo muito sofisticado para as equações matemáticas.

Por que utilizar Latex?

Saber utilizar Latex é muito importante para quem está mais presente no mundo das exatas ou que gosta de estudar matemática. Essas equações podem ser utilizadas em textos acadêmicos (TCC's, monografias, dissertações de mestrado, etc.) tornando-os mais profissionais e bem visto pelas bancas avaliadoras. Outra ótima utilização dessas equações é na hora de estudar matemática, uma vez que você tem a possibilidade de criar perguntas para as suas dúvidas de maneira mais elaborada e postar em sites que aceitam esse tipo de equação. Aqui mesmo no Vivendo entre Símbolos é possível que você insira equações no sistema de comentários (do Blogger somente) apenas digitando a equação Latex dentro das tags de cifrão ($ \$ $).

Por exemplo:
Se você digitar a expressão a^2 + b^2 = c^2 dentro das tags de cifrão, assim $ \$ $  a^2 + b^2 = c^2 $ \$ $  vai obter o seguinte resultado: $ a^2 + b^2 = c^2 $. Caso queira deixar a equação centralizada basta inserir a equação desejada dentro de duas tags de cifrão, no começo e no fim, desse jeito $ \$\$ $ a^2 + b^2 = c^2 $ \$\$ $, assim você terá a sua equação interpretada da seguinte maneira: $$ a^2 + b^2 = c^2 $$ Mas agora você deve estar se perguntando: Romirys, como eu vou saber os códigos certos para construir a equação que eu preciso postar em algum site, se não conheço nada de equações em Latex? Fique tranquilo(a)! A seguir vou mostrar-lhe como você pode fazer isso de uma maneira bem simples e rápida.

Latex sem saber códigos?

O que nem todos sabem é que não é preciso saber códigos Latex, ou estudar Latex, para conseguir inserir esse tipo de equações nos comentários de blogs e sites que permitem esse tipo de equação. A seguir você pode conferir um vídeo ensinando como isso é possível e vai perceber como é fácil criar e inserir essas equações Latex em blogs. 

Link para acessar o editor de equações: Daum Equation Editor

 Conclusão

Gostaria de dizer que esse foi um dos meus primeiros vídeos no YouTube e, por isso, peço desculpas pela qualidade do áudio e imagem. Espero fazer uma versão atualizada desse vídeo e postar neste artigo, em breve, para você. Caso tenha gostado do vídeo peço de coração que clique em gostei, compartilhe o vídeo em suas redes sociais para seus amigos e não esqueça de se inscrever no canal para ficar por dentro de nossas novas vídeo-aulas.  

Críticas e sugestões com relação ao vídeo são bem vindas para que possamos melhorar em nossas próximas vídeo-aulas, então caso tenha alguma coisa para falar sobre este vídeo fique a vontade para utilizar o campo de comentários abaixo desta publicação. Um grande abraço, bons estudos e até a próxima publicação.

Sugestões de leitura:

[1] Latex no Blogger - O Baricentro da Mente
[2] Como instalar o interpretador Latex MathJax no Blogger?
Aprenda a inserir Latex em sites sem saber códigos Reviewed by Romirys Cavalcante on 13.6.14 Rating: 5

17 comentários:

  1. Cara... Você deve estar cada vez mais feliz não é!!! Pelo pouco que sei de você, seus planos vão se concretizando de vagar, mas firmes e vindouros. Parabéns, que este seja o começo de algo a mais em seus projetos e que eles possam ganhar cada vez mais adeptos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Charles!

      Fico muito feliz por este comentário. Realmente sou do tipo que demora um pouco para realizar meus projetos mas quando faço geralmente consigo bons resultados. Espero que este seja o início de um novo tempo para o VS, com mais conteúdo em vídeo, com dicas para vestibulandos, regras e macetes matemáticos, exercícios resolvidos e muitos mais.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  2. $$ \frac{\frac{2}7+\xi {}}{x-\frac{1}{\sigma }} $$

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina!

      Para testes de equações recomendo que use o daum equation! Pelo visto você deve ter visto como é fácil inserir equações em blogs que aceitam Latex não é mesmo?

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
    2. $ M\quad =\quad \begin{bmatrix} 1 & 3 \\ 2 & 9 \end{bmatrix} $

      Excluir
    3. Viu como é fácil inserir equações no blog ???

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Glauber Carlos de Sá Costa!

      Viu como é fácil inserir equações nos comentários de um site que aceita Latex? Espero que tenha compreendido toda a explicação em vídeo. Um grande abraço e até breve!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  4. Como aceitar latex nos comentários de meu blog? No blogger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilvan!

      É muito fácil inserir essa ferramenta em nossos blogs pelo blogger. Para isso recomendo a leitura do tutorial Como instalar o interpretador Latex MathJax no Blogger? do professor Edigley Alexandre onde você vai aprender de forma fácil e rápida todos os passos para ter esse script em seu blog ou site de matemática. Espero ter ajudado com sua dúvida.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  5. $$x = \frac{-b \pm \sqrt{b^2-4ac}}{2a}$$

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe!

      Equação de Báskara muito utilizada no ensino médio. Há um ótimo artigo sobre a aplicação desse conteúdo em nosso dia a dia no site do professor Edigley Alexandre, recomendo a leitura do artigo Fórmula de Bhaskara aplicada em dois problemas da vida real .

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá Márcio Charles!

      Viu como é fácil inserir equações nos comentários de um site que aceita Latex? Espero que tenha compreendido toda a explicação em vídeo. Um grande abraço e até breve!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  7. $ { 2 }^{ 4 }={ 2\times 2\times 2\times 2 }=16 $

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Viu como é fácil inserir equações nos comentários de um site que aceita Latex? Espero que tenha compreendido toda a explicação em vídeo. Um grande abraço e até breve!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  8. Teste de funcionamento do Latex dentro do campo de comentários no blogger!!!
    $$ a^2 = b^2 + c^2 $$

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados à Vivendo entre Símbolos © 2012 - 2019
Criado com Blogger e Personalizado por Edigley Alexandre

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.