Top Ad unit 728 × 90

Equação Fácil - A sua primeira aula sobre equações deveria ser assim!

O método de completar quadrados: processo geométrico

Você já se perguntou como as pessoas resolviam as equações do 2º grau antigamente quando não existia a famosa fórmula de Bhaskara? Que métodos eram utilizados para desvendar os problemas envolvendo as equações do 2º grau com uma variável? Ficou curioso para descobrir que métodos eram esses? Se a resposta for positiva lhe aconselho a continuar lendo esta publicação.


Há muito tempo atrás, quando ainda não existia a fórmula de Bhaskara, as pessoas utilizavam um método bem interessante para resolver as equações do 2º grau. Esse método era chamado de "completar quadrados". Antes de mais nada vale ressaltar que esse método foi criado pelo  grande matemático al-Khwarizmi

Existem muitas maneiras de se explicar esse método. Muitas delas bem complicadas que até eu me atrapalho as vezes. Nessa publicação irei mostrá-lo por meio de um processo geométrico bem interessante, que consiste em transformar a representação geométrica de uma equação do 2º grau em um quadrado. 

Toda equação do 2º grau pode ser expressa da seguinte maneira: ax² + bx + c = 0 com "a" diferente de zero. Essa é a representação básica de uma equação do 2º grau, porém, o que nem todos sabem é que, essa é apenas uma das vastas maneiras de se expressar uma equação de grau 2. Uma delas, em particular, é a representação geométrica de uma equação do 2º grau. Irei mostrar um exemplo e a partir dele construirei a explicação do método de completar quadrados usando algumas figuras geométricas, veja:

Exemplo:

Encontre as raízes da seguinte equação do 2º grau: x² + 4x - 12 = 0

Resolução pelo método de completar quadrados: processo geométrico

O primeiro passo que devemos seguir é colocar o número que não tem "x" para o segundo membro, então a equação ficará assim:

x² + 4x = 12

Agora vamos traduzir a equação acima em forma de figuras geométricas, ou seja, faremos a representação geométrica dessa equação do 2º grau, veja como: 

Vou dizer que "x²" representa a área de um quadrado  de lado "x" e que "4x" representa a área de um retângulo de lados "4 e x" e o "12" será a área total equivalente a junção dessas duas figuras geométricas. Veja o que eu quis dizer por meio das figuras abaixo:


Note que se eu juntar esse quadrado da esquerda com o retângulo da direita a figura que será formada não vai se parecer nenhum pouco com um quadrado, pois ela vai ser um retângulo, confira:


É ai que surge uma pergunta: Como transformar essa figura em um quadrado? Veja como é fácil fazer isso.


Vou pegar o retângulo de área "4x" e irei cortá-lo em quatro pedaços iguais horizontalmente, veja:




Vou colocar umas cores em cada pedaço para não confundirmos nada:



Agora vou pegar cada pedacinho desse e juntar com cada um dos lados do quadrado de lado "x" que ainda não mexemos. Veja como a figura vai ficar agora:



Agora que vem o que chamamos de "completar quadrados", veja que a figura que eu formei está faltando apenas os cantos para se transformar em um quadrado. Note que esses cantos são pequenos quadrados de lado "1", ou seja, no final das contas para completarmos esse quadrado devemos adicionar quatro quadradinhos de lado "1" e como cada quadrado possui a área também igual "1" então, no total, iremos adicionar o valor "4" a nossa equação, pois são 4 quadrados. Veja a nova figura:



Veja que o quadrado formado possui o lado medindo "1+x+1" ou simplificando "x+2". Agora se somarmos 4 em ambos os membros da nossa equação teremos:


x² + 4x + 4 = 12 + 4  

(x + 2)² = 16



x + 2 = 4   ou   x + 2 = -4
x = 4 - 2   ou   x = -4 - 2
x = 2      ou      x = -6

Achamos as raízes da nossa equação do 2º grau usando o método da "completação de quadrados" com o auxílio de figuras geométricas. Espero que tenha gostado dessa publicação. 

Recomendamos que leia também:

[1] O método de completar quadrados: processo prático
[2] A biografia de al-Khwarizmi
O método de completar quadrados: processo geométrico Reviewed by Romirys Cavalcante on 17.2.13 Rating: 5

11 comentários:

  1. Olá Cleides,

    Queria agradecer por visitar e comentar em meu blog, grande abraço e até breve...

    ResponderExcluir
  2. Explicação maravilhosa. Entendi perfeitamente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ter lhe ajudado Amanda... Irei modificar um pouco essa publicação para deixá-la mais esclarecedora possível...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  3. Boa tarde Romirys você poderia publicar as regras de produtos notáveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Com certeza... Estarei montando uma série de artigos sobre produtos notáveis a pedido seu... Espero que goste... Obrigado pela sugestão, um grande abraço e até a próxima...

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  4. Muito boa a explicação, enfim achei uma explicação geométrica simples e fácil de visualizar. Parabéns!! Blog tá "favoritado"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio!

      Fico feliz em saber que estou contribuindo de alguma forma com o seu aprendizado. Obrigado pelo elogio e por comentar no site, isso sem dúvidas me motiva a continuar com esse projeto. Um abraço e até a próxima!

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  5. Excelente trabalho. Ficou bem fácil de entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luan Lenon!

      Obrigado pelo elogio quanto a publicação. É um prazer por contribuir com seu aprendizado. Um grande abraço, bons estudos e até a próxima.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá!

      É um prazer poder contribuir com seu aprendizado.

      Att. Romirys Cavalcante

      Excluir

Todos os direitos reservados à Vivendo entre Símbolos © 2012 - 2019
Criado com Blogger e Personalizado por Edigley Alexandre

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.